65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
UTILIZAÇÃO DE TIRINHAS NO ENSINO DE FÍSICA
Leudiane Rodrigues Luz - Graduando(a) em Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência
Naiara de Souza Barros - Graduando(a) em Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência
INTRODUÇÃO:
A Física é vista para os professores como um dos maiores desafios de ensinar ao Ensino Médio, já que na visão dos alunos, ela é um excessivo número de exercícios repetitivos com fórmulas e geralmente sem aplicabilidade no cotidiano do aluno, no qual resulta no famoso “decoreba”. Por tal dificuldade, se faz necessário contextualizar a física, em que a literatura seria uma grande aliada na busca de soluções por meio da utilização de tirinhas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho se objetivou a procurar meios de demonstrar conceitos teóricos da Física utilizando tirinhas para melhor compreensão dos alunos no estudo dessa ciência e motivá-los a integrar metodologicamente os conteúdos das disciplinas através da produção artística, contribuir no aprimoramento dos professores, criar e desenvolver metodologias que facilitem a transferência de conhecimentos.
MÉTODOS:
Logo, como estratégia de ensino-aprendizagem, sugere-se que após ser transmitido o conceito teórico, a tirinha referente seja apresentada de modo a ajudar na visualização daquele conceito, ou então, ela pode ser apresentada antes da teoria para instigar os alunos a relacionarem a tirinha com a teoria posteriormente abordada. Outra utilização seria de os próprios alunos criarem quadrinhos e depois que eles relatem o conceito exposto nos mesmos, os professores podem criar exercícios e problemas a partir de histórias em quadrinhos, dar aos alunos tirinhas com distorções conceituais e pedir para que o aluno encontre e corrija as distorções, utilizá-las sem balões de fala que tratem de um determinado conceito científico, e pedir para que os alunos criem balões de fala que retratem as imagens e expliquem o conceito físico utilizado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A utilização de quadrinhos na sala de aula tem como resultado o bom humor, o diálogo, a estimulação na aula, a participação dos alunos, além de aumentar o interesse na leitura, na Matemática e consequentemente na Física.
CONCLUSÕES:
As tirinhas, por seu caráter lúdico, podem ser utilizadas pelo professor como instrumento de apoio em suas aulas capaz de “prender a atenção” dos alunos, uma vez que, a deficiência em matemática acaba interferindo no estudo de ciências, e recorrer aos quadrinhos é uma opção para estimular o estudante.
Palavras-chave: física, tirinhas, ensino-aprendizagem.