65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 8. Mineralogia e Petrologia
EFEITO DO AQUECIMENTO NAS PROPRIEDADES FÍSICAS DA MAGNETITA
Vanessa Xavier de Sousa Silva - Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília
Carlos Tadeu Carvalho do Nascimento - Prof. Dr./ Orientador - Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO:
A magnetita é um óxido de ferro, com densidade relativa 5,2, dureza 6, cor preta e brilho metálico. O ferro é um metal com múltiplos usos, principalmente na atividade industrial. O principal uso desse mineral é na fabricação do aço. A magnetita apresenta propriedades magnéticas, as quais são afetadas pelo aquecimento do mineral. Nesse trabalho efetuaram-se experimentos visando observar o efeito da elevação da temperatura sobre cristais de magnetita, em condições de laboratório.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estudar o efeito do aquecimento nas propriedades magnéticas de cristais de magnetita.
MÉTODOS:
Nesse trabalho foram utilizados dezesseis cristais de magnetita. Esses cristais apresentavam formato octaédrico, com comprimento médio de cinco milímetros. Foram efetuados quatro experimentos de aquecimento. Em cada experimento foi utilizado um conjunto diferente de cristais. O primeiro foi realizado com 675 graus Celsius e duração de 4 horas. No segundo, aumentou-se a temperatura para 800 graus, sendo que a duração continuou a mesma. O terceiro foi realizado com a temperatura do segundo, alterando apenas o tempo para 6 horas. O quarto experimento foi executado com uma temperatura de 900 graus e com duração de 4 horas. O aparelho utilizado para o aquecimento dos minerais foi a mufla, uma espécie de forno elétrico que alcança altas temperaturas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao término dos três primeiros experimentos, não foi observada qualquer alteração nas propriedades magnéticas dos cristais. Ao final do quarto experimento, observou-se uma redução na intensidade dessas propriedades. A susceptibilidade magnética é a propriedade relacionada com a capacidade de um dado corpo se magnetizar quando colocado em presença de um campo magnético. Nesse trabalho, o que se observou foi que com o aquecimento à 900 graus por quatro horas ocorrem modificações na estrutura da magnetita, as quais se manifestam por uma redução da sua susceptibilidade.
CONCLUSÕES:
Foi comprovado experimentalmente que o aquecimento modifica as características da magnetita e nesse caso essa modificação corresponde a uma redução das suas propriedades magnéticas. Esse efeito somente foi observado aquecendo-se os cristais desse mineral a 900 graus por quatro horas.
Palavras-chave: Magnetismo, Aquecimento, Mineralogia.