65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O PERFIL SOCIOECONOMICO DOS PARTICIPANTES DA 29ª TURMA E A 28ª TURMA DO PROJETO “ATUALIZAÇÃO CULTURAL NA TERCEIRA IDADE”.
Aline Beckman dos Santos - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Fac. de Serviço Social – UFPA
Maria Leonice da Silva de Alencar - Profª. Msc/ Co-autora- Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – UFPA
INTRODUÇÃO:
A pirâmide etária brasileira esta se invertendo. A demógrafa Elza Berquó (2006), afirma a “transição demográfica”, que o Brasil esta passando, não é mais considerado um país de jovem visto até a década de 70. É fato a presença intensa de pessoas com 60 anos e mais em nosso cotidiano. A expectativa de vida do brasileiro vem aumentando, embalada pela queda da natalidade, desenvolvimentos tecnológicos, avanços da medicina o que contribui para o envelhecimento populacional. Entretanto, é imprescindível a implementação de Políticas Públicas, programas e projetos que atendam esse segmento etário na perspectiva de melhoria de qualidade de vida e garantia de direitos. Portanto, ao se deparar com as condições de vida desta população idosa que sofrem exclusão social, seja por motivos econômicos, político, social e cultural, a Universidade Federal do Pará, implanta o Programa de Extensão, Ensino e Pesquisa Universidade da Terceira Idade, na década de 90, vinculado a Faculdade de Serviço Social e se constitui em cinco Projetos voltados ao idoso, objetivando a promoção da valorização do homem e da mulher velha, a ressignificação da velhice nesta sociedade. Dentre esses projetos destacamos o Projeto “Atualização Cultural na Terceira Idade”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta investigação tem como objetivo realizar a comparação entre o perfil socioeconômico dos idosos da 29ª turma(2012) em relação aos idosos da 28ª turma(2011) do Projeto Atualização Cultural na Terceira Idade, do Programa Universidade da Terceira Idade, para identificar as mudanças que ocorreram no perfil das referidas turmas.
MÉTODOS:
Esta pesquisa teve como lócus o Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Universidade da Terceira Idade da Universidade Federal do Pará, especificamente o projeto Atualização Cultural na Terceira Idade, vinculado a Faculdade de Serviço Social, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Trata-se de um estudo comparativo, com abordagem quanti/qualitativa, bibliográfica e documental, e utilizou-se referenciais teóricos que debatem a temática sobre o Envelhecimento Humano. Para o levantamento de dados utilizou-se as fichas de inscrição dos participantes da 29ª turma(2012), e as fichas de inscrição da 28ª turma(2011), totalizando 87 fichas as quais foram organizadas, sistematizadas, analisadas e comparadas. Para a construção do perfil socioeconômico utilizou-se as varáveis sexo, grau de escolaridade, faixa etária e estado civil das turmas supracitadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Identificou-se que a 28ª turma (2011) atendeu 46 idosos entre 56 a 80 anos, onde 87% são do sexo feminino e apenas 13% do sexo masculino. A 29ª turma (2012) atendeu 41 idosos entre 55 a 75 anos, 78% são mulheres e 21% são homens. Observou-se maior participação de homens na 29ª turma, bem como idade mais avançada dos idosos na 28ª turma. Na escolaridade da 28ª turma verificou-se que 7% dos idosos têm o ensino fundamental completo, 20% o ensino fundamental incompleto, 43% o ensino médio completo, 15% o ensino médio incompleto, somente 11% o ensino superior completo, 2% o ensino superior incompleto e 2% analfabetos. Já na 29ª turma constatou-se que 12% dos participantes possuem o ensino fundamental completo, 24% o ensino fundamental incompleto, 41% ensino médio completo, 12% o ensino médio incompleto e 9% o ensino superior completo, ou seja, a maioria dos idosos em ambas as turmas do projeto possuem o ensino médio completo. Quanto ao estado civil, na 28ª turma 17% são solteiros, 35% são casados, 2% possuem união estável, 33% viúvos, 9% divorciados e 4% outros. Na 29ª turma verificou-se que 25% são solteiros, 28% casados, 3% possuem uma união estável, 25% são viúvos, 14% divorciados e 13% são desquitados, percebe-se que diminui o número de viúvos e aumentou o número de divorciados.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados da pesquisa, verificou-se que aumentou a participação de pessoas idosas do sexo masculino no projeto apesar de prevalecer o sexo feminino, essa ocorrência pode ser explicado pelo fenômeno da feminização da população idosa. A pesquisa também revelou que há um número considerável de homens e mulheres velhos, em ambas as turmas que completaram o ensino médio, o que nos chamou atenção pois, nesta geração os homens eram educados para o mercado de trabalho, “ser o provedor”, “o chefe da família” e as mulheres “responsáveis pelas atividades domésticas”, pela “educação dos filhos e a cuidar do marido”. Essa revelação pode ser relacionada com a facilidade de acesso a rede de ensino, por meio de diversas modalidades e de metodologias de ensino diferenciadas, como o MOVA, EJA, EAD, o quem vem contribuindo para a inclusão social da pessoa idosa. Também constatou-se, que nas duas turmas a maioria dos idosos que procuram o projeto “atualização cultural” são casados ou viúvos. Os Censos Demográficos vêm enumerando mais mulheres do que homens e estudos comparativos já realizados entre esse gênero tem comprovado que os homens são mais vulneráveis às doenças e que morrem mais precocemente que as mulheres.
Palavras-chave: Velhice Masculina, Extensão, Envelhecimento Humano.