65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
ORDENAÇÃO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA MÉDICO-HOSPITALAR UTILIZANDO O MÉTODO ELECTRE III
Ciro José Jardim de Figueiredo - Depto. de Engenharia de Produção, UFPE, Recife/PE
Ana Laura Chaves de Figueiredo - Área de Ciências Exatas e Tecnologia, CESUPA, Belém/PA
Luciana de Fátima Fagundes Domingues - Instituto de Letras e Artes, UFPA, Belém/PA
INTRODUÇÃO:
O estudo do gerenciamento de projetos vem crescendo nos últimos anos, visto que os responsáveis por gerenciá-los prezam pela qualidade e capacidade de execução, além disso, o conjunto complexo das atividades envolvidas deve ser gerenciado de forma apropriada para não colocar em risco o sucesso desses empreendimentos. O gerenciamento de projetos é enfatizado como o processo de tomar decisões e a operacionalização das estratégias corretas, de modo a trazer o sucesso do projeto. Os projetos estão presentes em diversos setores, tais como: petroquímico, construção civil, tecnologia da informação, energia e indústria, dentre outros. Portanto, é crucial o método usado para gerenciar os projetos em uma organização. Todavia, a coordenação de diferentes empreendimentos e a decisão de qual executar primeiro é uma situação que envolve conflitos em função dos diferentes critérios que afetam na escolha dos projetos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Assim sendo, com o intuito de melhorar a organização da ordem de execução de projetos, o objetivo deste trabalho é a aplicação do método de apoio multicritério à decisão ELECTRE III para ordenar os projetos em uma empresa médico-hospitalar na região metropolitana de Belém-PA.
MÉTODOS:
Primeiramente, foram levantados os projetos que compõe a carteira de portfólios e que foram obtidos com a autorização da empresa. Em seguida, foi elaborado o formulário de julgamento contendo as informações sobre os Projetos e os Critérios, tais formulários foram preenchidos pelo Decisor responsável pela área de projetos da empresa, que analisou e pontuou os projetos em função dos critérios e atribuiu pesos aos critérios indicando o grau de importância de cada, com base em uma série de informações não divulgadas pela empresa. Os critérios foram Benefício, Complexidade e Custo. Para a avaliação inter-critério foi usada uma escala cardinal, no intervalo entre 0 e 10, na qual os valores representaram o grau de importância de tais critérios. Para execução do problema e obtenção dos projetos priorizados foi usado o software demonstrativo fornecido pela Universidade de Paris – Dauphine.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os projetos foram divididos em dois grupos – Grupo I e II, totalizando 10 empreendimentos. No Grupo I estavam contidos os projetos com pontuação superior em relação aos do Grupo II. O primeiro projeto a ser executado, apontado pelo software, foi o P5. Em seguida, foram executadas as alternativas P3 e P1, e a alternativa P4 pode ser executada em conjunto com P3 e P1, pois não apresentaram argumentos suficientes que as tornem uma mais preferível à outra. E por último, a opção P2. No outro Grupo II, os projetos P7 e P9, P8 e P10 também deviam ser executados conjuntamente, pois o julgamento do Decisor fornece informações que não os torna mais preferíveis entre si. O P6 foi o último na ordenação, do Grupo II, ou seja, após a execução dos quatro primeiros desse grupo, o P6 deveria executado. A ordenação de ambos os Grupos permitiu afirmar que pode haver uma melhor organização de recursos (tempo, mão de obra, investimentos) nos projetos em função das ordenações dos mesmos, de modo que o gestor pode executar os projetos P3, P1 e P4 do Grupo I e, P7 e P9, P8 e P10 do Grupo II, simultaneamente, obtendo uma redução do tempo de duração das alternativas.
CONCLUSÕES:
Portanto, a ferramenta ELECTRE III se mostrou adequada na ordenação de projetos no portfólio de alternativas da empresa médico-hospitalar na qual o estudo foi realizado, além de mostrar ao Decisor a ordem dos projetos com base nas suas preferências expressas no formulário de avaliação e executadas no software. O método é ideal para situações onde há conflitos de valores em função de diferentes critérios, como demonstrado neste estudo. É verificado também, que os resultados puderam ordenar da melhor forma possível às alternativas, possibilitando uma melhor alocação dos recursos com base nas decisões do Decisor.
Palavras-chave: Projetos, Decisão Multicritério, ELECTRE.