65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 2. Geofísica
SONDAGEM ELÉTRICA VERTICAL EM ESCALA REDUZIDA SIMULADA POR MEIO DE CIRCUITO ELETRÔNICO
Cindy Lauper de Lara - Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília
Raquel Gomes de Lemos - Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília
Carlos Tadeu Carvalho do Nascimento - Prof.Dr./Orientador- Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO:
O método da eletrorresistividade baseia-se em medições da variação da resistividade, propriedade física relacionada com o grau de dificuldade da passagem de corrente através dos solos e rochas. Dentro desse método a técnica para determinação da variação vertical da resistividade é a sondagem elétrica vertical (SEV). Nessa técnica empregam-se dois eletrodos (A-B) por meio dos quais se aplica uma tensão no solo, que gera uma corrente a qual modifica o potencial elétrico natural. Outros dois eletrodos (M-N), permitem medir a tensão que se estabelece no solo durante a circulação da corrente. Conhecendo-se a tensão, o valor da corrente e a geometria da disposição dos eletrodos pode-se calcular a resistividade elétrica aparente. O pressuposto básico da SEV é que aumentando-se a distância entre os eletrodos são alcançadas maiores profundidades. Nesse trabalho foi simulada uma SEV em escala reduzida através de um circuito eletrônico construído em uma placa de madeira, onde os eletrodos A-B e M-N correspondem a bornes fixados na placa. O espaçamento entre eles levou em conta o arranjo de Schlumberger, onde a distância entre os eletrodos A-B é mantida entre 5 e 20 vezes a distância entre os eletrodos M-N.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Demonstrar com finalidade didática e em ambiente de laboratório a execução de uma sondagem elétrica vertical.
MÉTODOS:
Para a simulação da SEV foi construído um circuito eletrônico com uma placa de madeira de 2 metros quadrados, na qual foram representados 17 arranjos de eletrodos. Em cada arranjo foram colocados bornes correspondentes aos eletrodos, conectados por fios de cobre flexíveis. Resistores variando entre 10 e 2000 Ohms foram inseridos entre os bornes centrais de cada arranjo. Para a execução de cada medida foi aplicada uma tensão nos eletrodos externos de modo que a corrente presente no circuito tivesse o valor de 1 mA. A resistividade aparente em cada arranjo foi calculada pelo produto entre resistência e fator de geometria do arranjo. No caso do arranjo de Schlumberger o fator de geometria leva em conta exclusivamente as distâncias entre A-B e M-N. Feitas as medições como em uma SEV real, esses dados foram processados com um software de inversão para obter o modelo geoelétrico correspondente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O processamento da SEV resultou em um modelo do tipo resistivo-condutivo-resistivo. Os valores de resistividade para as camadas superficial, intermediária e de base foram de 18000, 2500 e 8000 Ohm.m, respectivamente. As espessuras para as camadas superficial e intermediaria foram de 3.5 e 6.5 m. No processamento da SEV considera-se que a última camada (mais inferior) tem espessura infinita.
CONCLUSÕES:
Nesse trabalho foi realizada a simulação de uma sondagem elétrica vertical em ambiente de laboratório. Esse procedimento encontra aplicação no ensino desse método geofísico. A SEV é uma técnica largamente empregada em trabalhos voltados para a prospecção e determinação da profundidade da água subterrânea. A geofísica nesses trabalhos pode ser usada para determinar a viabilidade da construção de um poço para água por meio da indicação dos materiais a serem atravessados e da profundidade do aquífero. O circuito eletrônico construído nesse trabalho demonstrou grande aplicabilidade como ferramenta para ensino e demonstração da técnica da sondagem elétrica vertical.
Palavras-chave: Resistividade, SEV, Geofísico.