65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
A MENTORIA APLICADA A INICIAÇÃO PROFISSIONAL: UMA PROPOSTA DE POLÍTICA PUBLICA PARA ALUNOS DE ESCOLAS PUBLICAS NA CIDADE DE CAMARAGIBE/PE
Wana Cristina Lopes e Silva - Depto de Serviço Social - UFPE
Ilsa Cristina Cavalcante Barbosa - Depto de Pedagogia - UFPE
Monica Maria Barbosa Gueiros - Profa. Dra./Orientadora - Depto de Ciências Administrativas - UFPE
INTRODUÇÃO:
No mundo do trabalho, ao se fazer um recorte etário, no segmento de indivíduos jovens com até 24 anos, segundo Pochmann (2000), pode-se constatar que desde a década de 80 no Brasil estes são os mais afetados com a redução de postos de trabalho decorrente da diminuição da industrialização nacional. Por sua vez, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2009), declara que esta parcela da população requer especial atenção por parte dos responsáveis diretos pelo planejamento nacional. Assim se faz necessária à intervenção de programas que visem atuar com essa gama da população, portanto, este estudo baseado no Programa PET – Conexões de Saberes, Projeto: “Mentor-Aprendiz”, desenvolve suas atividades fundamentadas na teoria de aprendizagem Mentoria, aplicando suas funções de Carreira e Psicossocial que objetivam assegurar o crescimento pessoal e progresso na carreira dos mentorados (Kram, 1985). Esse estudo foi realizado com 36 jovens na faixa etária de 16 a 24 anos que se encontravam no Ensino Médio de quatro Escolas Públicas da Cidade de Camaragibe/PE. Demonstrando nesse trabalho aspectos quanto à dificuldade de inserção profissional desses alunos no mercado de trabalho.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Mapear e demonstrar as dificuldades encontradas dos jovens participantes do projeto na busca pelo primeiro emprego. Diante das necessidades apresentadas no mapeamento, buscar potencializar a empregabilidade e inclusão social de jovens por meio de orientações na troca de experiências, inserção e promoção de cursos e capacitações e a aproximação dos mentorados com a Universidade.
MÉTODOS:
Devido à proximidade com a arena da copa em São Lourenço da Mata e por estar situada na Região Metropolitana da Cidade do Recife a cidade escolhida para a aplicação do projeto foi Camaragibe, realizando-se nessa uma pesquisa com caráter exploratório acerca do mercado do trabalho local. Posteriormente, selecionaram-se as escolas publicas que ofertavam o Ensino Médio, possuíam boa avaliação no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e estavam situadas no perímetro urbano da cidade, escolhendo, portanto, quatro escolas para participar da pesquisa, sendo essas: Carneiro Leão, Deputado Oscar Carneiro, Jarbas Passarinho e Samuel MacDowell. Realizando a coleta de dados por meio de dois Roteiros de Entrevista Semi-estruturado (Diretores e Alunos), com o intuito de conhecer a dinâmica escolar e selecionar os alunos que atendessem aos seguintes critérios: estar cursando os dois últimos anos do Ensino Médio, possuir bom rendimento escolar e demonstrar interesse em participar das atividades. No questionário aplicado com os alunos questionaram-se aspetos quanto à experiência profissional, se já tinham feito algum curso profissionalizante, ocupação e contribuição de alguma forma na renda familiar e as dificuldades encontradas para ingressar no mercado de trabalho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A tabulação dos dados possibilitou observar que 69% dos alunos já haviam cursado algum tipo de curso profissionalizante, porém 94% desses não trabalhavam e entre os 6% que estavam trabalhando e contribuíam de alguma forma na renda familiar, apenas um individuo afirmou que estava em uma ocupação de natureza formal, ou seja, regulamentada. Diante da dificuldade de inserção no mercado de trabalho questionaram-se os aspectos que dificultavam a inserção profissional, em que os maiores motivos estão na ausência de qualificação profissional 36%, falta de experiência 29%, insuficiência de vagas 13%, idade inferior à exigida 11% e grau inferior de escolaridade 6%. Outros indicadores como tempo indisponível e não ver dificuldade para ingressar no mercado de trabalho somou cada um 2%. Analisando esse quadro pode-se observar uma contradição em que a maioria possui algum curso profissionalizante, porém esse é também o principal motivo para a dificuldade de inserção no mundo do trabalho, demonstrando assim a crescente exigência do mercado de trabalho em mão de obra qualificada. Desta forma, segundo ALVES & ANTUNES (2004, p. 339) o jovem vive uma realidade de exclusão do mercado de trabalho e de ocupações precarizadas, sendo esse quadro reflexo do desemprego estrutural da sociedade.
CONCLUSÕES:
A pesquisa desenvolvida no Programa de Educação Tutorial possibilitou observar as dificuldades de iniciação profissional dos jovens participantes do projeto, traçando-se assim um perfil desses alunos, tal estudo serviu de base para o plano de intervenção que promoveu capacitações, feiras e oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Segundo Pochmann (2001) os requisitos indispensáveis à inserção ao mercado de trabalho seriam: a formação e o constante treinamento profissional, em que para os jovens se inserirem num ambiente com concorrência acirrada é necessário desenvolver um nível educacional maior. Sendo assim, o autor elenca que o mercado exige trabalhadores polivalentes, aptos a multitarefas e constantes mudanças, selecionando-se jovens escolarizados e com maiores qualificações. Pochmann ainda informa que o Brasil não constitui uma política publica para enfrentar essas dificuldades, sendo os jovens de escolas públicas os mais negligenciados para a inclusão em programas de qualificações. Desta forma, observa-se a importância da Mentoria no que concerne a orientação e acompanhamento desses alunos em sua inserção no mercado de trabalho, sendo assim a teoria pode-se ser utilizada como política pública como já ocorre em países como o Canadá e os Estados Unidos.
Palavras-chave: Mentoria, Iniciação Profissional, Jovens.