65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 6. Serviço Social do Trabalho
O SERVIÇO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO JUDICIÁRIO NO ESTADO DO PARÁ
Thayanne Tavares Freitas - Discente de Serviço Social - Universidade Federal do Pará
Fernanda Iracema Moura Arnaud - Mestranda em Serviço Social - Universidade Federal do Pará
Francilene Soares de Medeiros Costa - Profa. Ma. / Orientadora - Depto. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
INTRODUÇÃO:
O Serviço Social é uma profissão que desenvolve práticas interventivas em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, com o objetivo de intervir na realidade social por meio da formulação e implementação de propostas para o enfrentamento das diversas expressões da questão social. No espaço sócio-ocupacional do judiciário, o Serviço Social está inserido na área da saúde do trabalhador, a qual direciona suas ações aos aspectos biopsicossociais do ser humano e sobre a identificação das expressões da questão social presentes na relação das demandas profissionais e demandas institucionais. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a atuação do Serviço Social na área do trabalho na referida instituição localizada na cidade de Belém, identificando-a como mais um espaço sócio-ocupacional possível de atuação, apresentando um mapeamento sobre as ações do Serviço Social, demandas e desafios para o(a) assistente social nesta instituição, baseados em dados colhidos a partir de uma entrevista com a profissional da área do Serviço Social e de observação participante.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Mapear a atuação do Serviço Social inserido no setor psicossocial de uma instituição pública do judiciário localizada no Estado do Pará.
MÉTODOS:
Para a elaboração desta pesquisa foi realizada uma entrevista semi-estruturada com a assistente social na Sede da instituição pública localizada na capital, a qual foi orientada por um roteiro com questões pré-estabelecidas, que continham variáveis como: a identificação funcional, o espaço sócio-ocupacional e as condições de trabalho. Atrelado a este procedimento metodológico, inclui-se também a observação in loco das pesquisadoras.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O Serviço Social foi inserido nesta Instituição há cinco anos, e sua atuação se dá por meio da realização de programas, projetos e atendimentos individualizados ou grupais. Destacam-se como principais ações: o Programa APOSENTAR, o Programa Acessibilidade, o Mapa do Absenteísmo, além do Acolhimento Social e do Acompanhamento de Licença para Tratamento da Própria Saúde. No organograma da instituição, o Serviço Social se encontra no setor psicossocial submetido à Seção de Assistência Médica Odontológica e Psicossocial da Coordenadoria de Assistência ao Servidor, vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas. O Serviço Social atua em um setor multiprofissional composto por um(a) assistente social, um(a) psicólogo(a), um(a) técnico(a) judiciário(a) e uma estagiária de Serviço Social. A demanda é caracterizada por servidores ativos e inativos, dependentes e funcionários terceirizados, distribuídos entre Sede (capital) e unidades localizadas no interior do Estado, o que totalizava, em 2012, 877 potenciais usuários, sem considerar o quantitativo relacionado aos familiares de servidores e funcionários terceirizados.
CONCLUSÕES:
A caracterização do Serviço Social nesta instituição trouxe algumas indagações/reflexões sobre os desafios que se apresentam ao assistente social neste espaço sócio-ocupacional. Dentre estes, podemos destacar a incompreensão das particularidades do Serviço Social e suas potencialidades, em especial na área da saúde mental; a invisibilização do processo saúde-doença no trabalho, o qual é visto, muitas vezes, como um fenômeno individualizado, descontextualizado e naturalizado; o trabalho interdisciplinar; e a estigmatização do servidor que procura o atendimento psicossocial. Então como avançar na compreensão e enfrentamento dessas questões? Acredita-se que somente a análise ancorada nos referenciais teórico-metodológicos e ético-políticos da profissão poderá oferecer os subsídios necessários à compreensão dos condicionantes que impõem muitos limites à prática profissional, mas que, nesse mesmo processo, fornecem subsídios à criação das estratégias de superação. Esse é o maior e o principal desafio.
Palavras-chave: Atuação Profissional, Serviço Social do Trabalho, Espaço sócio-ocupacional do judiciário.