65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Estimativa da Viabilidade Polínica de Ipomoea asarifolia (Ders.) Roem. & Schult. (Convolvulaceae)
Weliton Carlos de Andrade - Mestrando em Ciencias Agrárias - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Cátia Ionara dos Santos Lucas - Mestranda em Ciencias Agrárias - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Geni da Silva Sodré - Profa. Dra./Orientadora - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Carlos Alfredo Lopes de Carvalho - Prof. Dr./Orientador - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Adailton Freitas Ferreira - Doutorando em Ciências Agrárias - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
Nos últimos anos é notório um acréscimo de estudos voltados à conservação de espécies em diversos campos da ciência. Em relação a espécies de vegetais, o papel ecológico de espécies espontâneas tem sido amplamente revistas, já que a degradação e a fragmentação de habitats ameaçam diretamente a biodiversidade dos ecossistemas.
Entre as espécies espontâneas com ampla distribuição pode-se destacar a Ipomoea asarifolia (Desr.) Roem. & Schult. erva, pertencente a família Convolvulaceae e que ocorre naturalmente em diversos ambientes, especialmente em ambientes antropizados, podendo ser uma espécie alternativa para a manutenção dos agentes polinizadores, fazendo-se necessário o conhecimento quanto aos seus aspectos fenológicos de floração.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Determinar a taxa de viabilidade polínica Ipomoea asarifolia em diferentes horários da antese em área restrita no Recôncavo da Bahia.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado no Laboratório do Núcleo de Estudo de Insetos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no município de Cruz das Almas, Bahia, no ano de 2012.
A viabilidade dos grãos de pólen de I. asarifolia foram analisadas por colorimetria utilizando-se Carmim Acético a 1%. Coletou-se 20 flores em estádio de antese para cada horário (5:30h; 7:30h; 10:30h e 12:30h). Foram montadas dez lâminas de microscopia óptica para cada horário, sendo feita a contagem ao acaso de cem grãos de pólen por lâmina, totalizando 4000 grãos de polens avaliados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos 4000 grãos de polens avaliados, 3431 (aproximadamente 85,78%) foram corados pelo Carmim Acético, indicando a viabilidade destes. De acordo com o Teste F da Analise de Variância não houve diferença significativa entre os quatro horários (5:30h; 7:30h; 10:30h e 12:30h) estudados para a taxa de viabilidade dos grãos de pólen, apresentando respectivamente as taxas de 87,50%, 91,50%, 80,50%, 83,60%.
CONCLUSÕES:
Os grãos de pólen de I. asarifolia apresentaram viabilidade superior a 80% durante todo o período de antese, para as condições edafoclimáticas da área estudada.
Palavras-chave: grãos de polen, fenologia de floração, Cruz das Almas.