65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Desperdício de água em um Colégio Militar: como solucionar este problema?
Mírian Alexandre Amaral da Cruzz - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros
Letícia Maria de Oliveira Gomes - Colégio Miltar do Corpo de Bombeiros
Brena Duarte Brígido - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros
José Hugo Victor Dias Alves - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros
Letícia Vidal de Lima Alencar - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros
Enoe Cristina Barreto da Silva - SEDUC/CMCB
INTRODUÇÃO:
O desperdício de água nas grandes cidades ocorre devido a inúmeros fatores como: lavagens de calçadas com água tratada, vazamentos, banhos demorados, irrigação de plantas com água potável.
No Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB) este fato ocorre de maneira generalizada, tanto por parte dos alunos, como por parte dos funcionários que deixam torneiras e bebedouros abertos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se através desta pesquisa chamar a atenção da comunidade escolar para o desperdício de água no Colégio, a fim de mostrar as consequências deste problema não só do ponto de vista econômico, mas também para o ambiente natural.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada foi do tipo explicativa - descritiva com abordagem empírico- analítica, constando inicialmente de levantamento bibliográfico. Posteriormente, foram aplicados questionários com os funcionários e alunos do CMCB. Logo após, foram realizadas campanhas e oficinas visando reduzir o desperdício, sensibilizando a comunidade escolar a fim de minimizar esse problema.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a aplicação dos questionários e a realização das campanhas notou-se uma redução do desperdício de água na escola e uma maior preocupação quanto a essa problemática, tanto por parte de funcionários, quanto por parte de alunos.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que a escola é o ponto de partida para a sensibilização dos alunos, e de suas famílias sobre o consumo consciente dos recursos hídricos, contribuindo para a redução do desperdício no colégio e em suas residências. A reutilização da água torna-se uma necessidade para a sociedade moderna devendo ser abordada principalmente nas escolas através da Educação Ambiental.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Desperdício, Reutilização..