65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 8. Antropologia
A PRODUÇÃO DE IMAGENS EM REDES SOCIAIS DIGITAIS: O ATO FOTOGRÁFICO ENTEDIADO online music
Hermes de Sousa Veras - Mestrando do Programa de Pós Graduação em Antropologia - UFPA
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa teve como objetivo analisar e interpretar um ato social contemporâneo, denominado pelo pesquisador como tédio fotográfico, que seria uma prática atual, onde o indivíduo produz e compartilha fotografias de si ou paisagens diversas, através de redes sociais digitais, alimentado por um sentimento que ele denomina “tédio”. Pela amplitude das redes digitais, optou-se como campo de pesquisa o Twitter e Instagram. O fenômeno social aqui estudado, por possuir natureza híbrida, foi analisado por diversas perspectivas, principalmente pelas seguintes: a) Antropologia das Emoções; b) Antropologia da Imagem; c) Comunicação Social, além de ter sido buscado subsídios na literatura e filosofia.
online music
OBJETIVO DO TRABALHO:
Tentar compreender um fenômeno que envolve sociabilidades, tecnologias, narrativas fotográficas e aspectos culturais de nossa era, a partir de uma abordagem humanista que envolva um conhecimento antropológico no sentido etimológico do termo. online music
MÉTODOS:
Para elaboração dessa pesquisa, optou-se pela observação sistemática e assistemática de usuários do Twitter e Instagram, juntamente com suas fotografias produzidas e compartilhadas. As observações foram sistemáticas dos dias 17 a 28 de agosto. Não se acompanhou por um período maior por conta da extensa quantidade de fotografias produzidas pelos usuários. A observação assistemática ocorreu quase todos os dias, a partir do segundo semestre de 2011 até o final da elaboração desta pesquisa, em novembro de 2012. Entendemos nossa diretriz metodológica como híbrido de etnografia digital e análise documental. Os documentos são as fotografias dos usuários, e a etnografia foi acompanhar determinadas fotografias transitando entre os espaços digitais do Twitter e Instagram.
online music
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Partindo do pressuposto de que a fotografia é um retrato da sociedade, podemos visualizar uma paisagem representativa da realidade que nos ajuda a apreender diversas dimensões sociais e culturais da sociedade global contemporânea. Essa sociedade, e isto deve ser fixado, é uma abstração que reduz diversas especificidades de sociedades e culturas locais, absorvidas e reelaboradas a partir de novos códigos de expressão do social por conta das redes sociais digitais e as diversas tecnologias da informação. Frisado este ponto, podemos chegar a uma realidade parcial, onde encontramos uma sociedade que se esvazia de experiência, no sentido benjaminiano, para preencher de outras sensações, outras experiências. Uma destas é o ato fotográfico que constrói e é construído pela narração visual da vida cotidiana. Narrativas estas, compartilhadas em ambiente móvel e digital, que propicia uma estética baseada no sentimento tédio, tendo em vista que esta emoção é pautada em uma sensação onde o presente nunca acaba, criando no indivíduo uma noção que desvaloriza o passado e o futuro, compactuando assim, com as redes sociais digitais que possuem fluxo contínuo de informação, onde percebe-se que momentos passados são dificilmente revisitados, importando no geral o que ocorre no presente.
online music
CONCLUSÕES:
Com a cada vez mais intensa relação entre homem e tecnologias, e nesse entrementes, a exacerbação da sociabilidade digital, móvel e online na vida cotidiana - que intensifica a circulação de imagens - amplia-se a necessidade de conhecimentos que articulem essas diversas e importantes esferas da sociabilidade humana. Repensando o extenuante esforço que foi preciso para imbricar diversas áreas de conhecimento, concluímos que ainda não temos abordagens adequadas para interpretação de fenômenos cada vez mais complexos da sociedade. Um destes, o ato fotográfico entediado, o tédio fotográfico. Coube aqui levantar essa bandeira e incitar novas reflexões, a partir de velhas teorias ou das mais novas percepções, para só assim, alcançarmos cientificamente (em sentido amplo) realidades onde nenhuma ciência jamais esteve.
online music
Palavras-chave: Tédio, Fotografia, Redes Sociais Digitais.