65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ESTUDO SOBRE O BAIXO DESEMPENHO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA DE ZONA RURAL TEODORO CONRADO DA SILVEIRA, REDENÇÃO, CEARÁ.
Rita de Cássia Gomes Lopes - Dpeto. de Ciências da Natureza e Matemética - UNILAB
Rita Marie Pinheiro Lima - Dpeto. de Ciências da Natureza e Matemética - UNILAB
Fernando Alves de Oliveira Silva Junior - Dpeto. de Ciências da Natureza e Matemética - UNILAB
Viviane Pinho de Oliveira - Profa. Dra./Orientadora - Dpto. de Ciências Biológicas - UNILAB
INTRODUÇÃO:
A educação é um agente transformador da sociedade, e embora seja fácil reconhecer que enfrentamos vários obstáculos, é custoso conseguir esforços para que esse agente atue plenamente nas escolas de ensino básico em nosso país. Os obstáculos variam com diversos fatores: o ambiente escolar que é oferecido, onde a escola se localiza, a formação do corpo discente e quem são os profissionais que atuam na escola.
A E.M.E.I.E.F. Teodoro Conrado da Silveira está localizada na Comunidade do Canadá, distrito de Barra Nova, a vinte e dois quilômetros do centro de Redenção, Ceará. De acordo com o censo escolar (INEP), em 2011, a escola possuía apenas cento e uma matrículas no Ensino Fundamental e nove funcionários, sem matrículas no Ensino Médio. A escola e seu entorno apresentam condições precárias de infraestrutura, saneamento e acessibilidade.
Estudantes do Curso em Licenciatura em Ciências da natureza e matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, bolsistas CAPES integrantes do programa de bolsas de iniciação à docência (PIBID), instigados por suas observações na escola, realizaram uma pesquisa sobre o processo de ensino-aprendizagem na área de ciências, considerando relevante o desenvolvimento de uma assistência aos educandos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo identificar possíveis motivos que levam a escola Teodoro Conrado da Silveira a apresentar um baixo desempenho na área de ciências e, posteriormente, desenvolver um plano de ação para que os bolsistas PIBID e os professores da escola contribuam para a reversão deste quadro.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado a partir de observações iniciais na escola e no entorno da comunidade em que ela está inserida. As primeiras atividades consistiram em observações sem intervenções. Com isso, traçou-se um panorama dos alunos e suas famílias, do corpo docente e do núcleo gestor. Por meio de entrevistas com as famílias e professores dos alunos foi possível fazer um diagnóstico sobre as dificuldades apresentadas na disciplina de ciências e que provocam o baixo rendimento escolar. Foram usados questionários socioeconômicos, gravações em áudio e vídeo e fotografias. Também foram analisados documentos como o projeto político-pedagógico (PPP) da instituição, o histórico da escola e histórico escolar dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através das observações, notou-se que alguns problemas dificultam o aprendizado do aluno na escola observada: uma baixa renda familiar, o que leva os estudantes a trabalharem, sendo que as jornadas de trabalho muitas vezes entram em choque com o horário das aulas ou deixam as crianças sobrecarregadas; a estrutura do ambiente escolar, que tem um espaço insuficiente e desconfortável para as atividades escolares; a ausência de salas de leituras e laboratório de ciências; a metodologia de alguns professores, que não condizem com a realidade dos alunos; a falta de preparo dos profissionais para trabalhar com os recursos tecnológico e o difícil acesso à escola. Sugere-se que estes motivos apresentados contribuem significativamente para o baixo desenvolvimento escolar. Além dos problemas de infraestrutura, os alunos se encontram desmotivados, necessitando de atividades lúdicas na escola e intervenções pedagógicas voltadas a atender suas necessidades particulares. A partir do conteúdo programático do PPP da escola pretende-se desenvolver, no âmbito do PIBID, atividades relacionadas com a realidade social dos estudantes e da escola, como: jogos pedagógicos, recursos didáticos com materiais de fácil acesso, dinâmicas, palestras, e outras intervenções, em uma cooperação PIBID x Escola.
CONCLUSÕES:
A partir das observações, análises e resultados apresentados nesse resumo, conclui-se que os alunos da escola Teodoro Conrado da Silveira apresentam motivos significativos que dificultam sua aprendizagem na área de ciências.
Espera-se que o plano de ação dos bolsistas do PIBID, em cooperação com a Escola Teodoro Conrado da Silveira, possa contribuir com melhorias no ensino de ciências da escola, além de alcançar um melhor índice de rendimento escolar. Dessa forma, espera-se contribuir com o futuro da educação científica no município de Redenção, a fim de que ela transforme a realidade da comunidade, gerando nas crianças uma maior motivação para investir nos estudos e estímulo para acreditarem em um futuro melhor.
Pensa-se em uma nova postura pedagógica e profissional, que mude o quadro escolar, mas pensa-se também em uma nova política pública, que invista em um corpo docente qualificado e em uma infraestrutura adequada e acessível.
Palavras-chave: Observações do PIBID, Ensino de Ciências, Processo ensino-aprendizagem.