65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química
UM BREVE ESTUDO DE PRESSÃO BASEADA NA LEI DE BOYLE COM MATERIAL RECICLÁVEL
Jacinto Pedro Nicolau - Bolsista do PIBID, Curso de C.N.M Área de Formação - UNILAB
Júlio Maza Conda - Bolsista do PIBID, Curso de C.N.M Área de Formação - UNILAB
Ferreira Manuel Timóteo - Bolsista do PIBID, Curso de C.N.M Área de Formação - UNILAB
Pereira Domingos Panzo - Bolsista do PIBID, Curso de C.N.M Área de Formação - UNILAB
Aluisio Marques da Fonseca - Prof. Dr./Orientador, Área de Formação Docente - UNILAB
INTRODUÇÃO:
Segundo Boyle, a pressão absoluta e o volume de certa quantidade de gás confinado são inversamente proporcionais se a temperatura permanecer constante em um sistema fechado. Em palavras simples, pode se afirmar que o produto da pressão e do volume é uma constante para uma devida massa de gás confinado enquanto a temperatura for constante, esta hipótese mais tarde foi enunciada como a “Lei de Boyle-Marriott”. Existe uma temperatura em que o gás real aparentemente obedece à lei de Boyle-Mariotte. Esta temperatura é chamada de temperatura de Mariotte. A relação entre pressão e volume foi primeiramente observada por dois cientistas amadores, Richard Towneley e Henry power. Boyle confirmou a descoberta de ambos e publicou os resultados. Para os alunos do ensino médio que possuem esta dificuldade foi necessária a intervenção do grupo PIBID para desenvolver um modelo que exemplificasse visualmente o sistema.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo apresentar por intermédio de um êmbolo a relação da temperatura constante para uma quantidade fixa de massa, a pressão absoluta e o volume, que são inversamente proporcionais.
MÉTODOS:
Primeiramente pegou-se em um ventilador pequeno colocou-se dentro de uma tigela de plástico com a mesma medida, em seguida cortaram-se duas garrafas pet, onde foram adicionadas esferas de ISOPOR®. As bolinhas serviram para exemplificar as moléculas. Fez-se um orifício na tigela para permitir o encaixe da garrafa de pet, afim de melhor ventilação, na sequencia foi colocada uma rede na superfície da tigela para que as esferas de ISOPOR® não entrassem
no ventilador, logo em seguida foi colocado fita em volta da tigela para manter o ventilador bem protegido. Depois se pegou o isopor cortou-se na medida do orifício da garrafa que serviu como êmbolo, em seguida se cortou o isopor em pedaços pequenos exemplificou-se como moléculas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após o acabamento dos métodos que acima referenciados, foi testada, ligando o ventilador em uma tomada para o funcionamento, e viu-se à medida que este era ligado, foi possível observar a movimentação do ISOPOR® (moléculas), enquanto colidiam se entre a parede da garrafa pet, que neste caso serviu como o cilindro (recipiente), na medida em que o êmbolo era fixo no principio do orifício, foi interpretada como sendo P1V1, onde as moléculas tiveram uma movimentação normal, enquanto que quando o êmbolo pressionava-se um pouco para baixo, era interpretada sendo P2V2, onde as moléculas se apresentavam com uma velocidade maior em relação a P1V1, e à medida que se tentava retirar a tampa (êmbolo) do orifício com o ventilador a funcionar as moléculas tinham a tendência de saírem. E assim pode se com relacionar a medida que o êmbolo mantêm no V1, a pressão diminui, e quando se pressiona para o V2, o volume diminui e a pressão aumenta, isso porque a energia cinética faz com que o movimento das moléculas aumente quando a pressão se torna maior.
CONCLUSÕES:
De acordo com o modelo físico, foi possível representar a lei de Boyle de modo que o estudante elaborasse suas próprias definições, de acordo com a literatura.
Palavras-chave: lei de Boyle, l pressão, volume.