65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
USO DA TEMÁTICA MATA CILIAR EM ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL LÚDICO.
Sara Cristina Silva de Oliveira - Depto. de Ciências Animais - UFERSA
Adna Hellen da Silva - Depto. de Ciências Animais - UFERSA
Francisca Elane Rocha Vieira - Depto. de Ciências Animais - UFERSA
Marcicleide Lima do Espírito Santo - Profa. Dra/ Orientadora- Depto. de Ciências Vegetais - UFERSA
INTRODUÇÃO:
A educação ambiental é um processo educativo que visa formar cidadãos éticos nas suas relações com a sociedade e com a natureza. Durante a formação, cada indivíduo é levado a uma reflexão de seus comportamentos e valores através da aquisição de conhecimentos, compromissos e responsabilidade com a natureza e com as gerações futuras. O conhecimento é uma construção humana de significados, de forma que o indivíduo constrói ativamente de acordo com suas experiências e vivências em diferentes situações. Uso de atividades de educação ambiental em programas de licenciamento e recuperação ambiental vem cada vez mais sendo aplicada. A temática mata ciliar em atividade de educação ambiental nas comunidades permite desenvolver conhecimentos e habilidades para que possam intervir, como sujeitos-sociais, no processo de gestão ambiental, bem como a compreensão da importância da preservação e principalmente na recuperação através de projetos de reflorestamento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Adaptar a temática mata ciliar à métodos lúdicos utilizados em atividades de educação para aplicação em escolas públicas do município de Assú – RN, tornando os alunos agentes multiplicadores do conhecimento na comunidade ribeirinha onde vivem.
MÉTODOS:
A escolha dos métodos lúdicos se deu por meio de pesquisa na literatura especializada. Os métodos lúdicos selecionados são adequados a proporcionar uma maior participação e aprendizado dos alunos, são eles: Fantoches, quebra-cabeça, árvore das soluções ( jogo de perguntas e respostas), peça teatral, jogo da memoria e labirintos que foram empregados de acordo com a faixa etária dos alunos. A dinâmica desenvolvida nas salas de aula iniciou por questionamentos sobre a temática mata ciliar, com finalidade de diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos. Seguindo pela apresentação de fantoches ou pela peça teatral. Posteriormente, foi realizada a separação da turma em dois grupos, dando inicio as atividades participativas: o primeiro foi o jogo de perguntas e respostas, com a finalidade de verificar a assimilação do tema abordado pelos fantoches ou peça teatral; aplicamos o quebra-cabeça e o jogo do labirinto como atividade recreativa. Após três semanas foi aplicado um questionário, contendo questões sobre a mata ciliar, visando avaliar a eficiência dos métodos utilizados. As atividades de educação foram aplicadas na escola Profº Antônio Guerra, em quatro turmas com média de 21 alunos cada, atingindo um público estimado de 85 crianças.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Cada pessoa é capaz de aprender, desde que tenha acesso a materiais suficientemente compreensíveis e atrativos. Os questionamentos sobre a mata ciliar revelaram que as crianças não possuíam conhecimentos sobre a temática. No início das atividades as crianças começaram a ter uma noção sobre o que de fato é a mata ciliar. As apresentações de fantoches e/ou peça teatral, como atividade informativa, tiveram alto grau de eficiência em sua aplicação. Os questionamentos realizados após as apresentações revelaram que, a maioria das crianças respondeu corretamente. A dinâmica em grupo, no jogo de pergunta e resposta, foi a atividade que mais proporcionou a fixação do conteúdo abordado, visto que ela estimula a criatividade na elaboração das respostas e assimilação do conteúdo. Após três semanas, voltamos na escola, e aplicamos um questionário avaliativo, visando testar a eficácia do material elaborado. Como resultado obtivemos que, das 85 crianças que participaram da avaliação, aproximado 93% dos alunos acertaram todas as questões, e 7% erraram uma ou duas questões.
CONCLUSÕES:
Com a apresentação dos resultados pudemos constatar que, os materiais propostos para o aprendizado acerca da mata ciliar e as atividades desenvolvidas foram bastante eficazes no processo de aprendizado sobre a educação ambiental.
Palavras-chave: Assú, Vegetação Ripária, Método Didático.