65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A Geração de Energia Elétrica a partir do Biogás
Marcela da Silva Felício - Graduanda em Licenciatura Plena em Física - UECE
Rodrigo de Paula Oliveira - Graduando em Licenciatura Plena em Física - UECE
Francisco Borges Tavares - Graduando em Licenciatura Plena em Física - UECE
José Aldi de Lima Filho - Graduando em Licenciatura Plena em Física - UECE
Francisco Felipe da Silva Ferreira - Graduando em Licenciatura Plena em Física - UECE
INTRODUÇÃO:
Cada vez mais há a preocupação em como destinar resíduos, ou seja, o nosso lixo no planeta, com isso a biomassa se torna extremamente importante, pois é uma fonte de energia limpa e utilizada em larga escala. Antes da descoberta do petróleo foi à forma de energia mais utilizada pelo homem, o mais interessante é que este tipo de energia renovável esta sendo usado no interior do Ceará na Fazenda Caraíbas, Distrito de Uruquê no município de Quixeramobim-Ce. O biogás é produzido usando o esterco bovino que devido à decomposição pela ação de bactérias anaeróbicas (que não dependem de oxigênio) em um biodigestor produzem o biogás e também biofertilizantes e com a produção destes compostos torna-se possível a diminuição no uso de fertilizantes químicos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estudar o processo de geração de energia elétrica através do biogás e divulgar a importância da biomassa para o nosso planeta, pois a geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global.
MÉTODOS:
O presente trabalho foi desenvolvido em sala de aula, onde foi abordado o tema biomassa, enfatizado a geração de energia elétrica a partir do biogás e aplicado um questionário de ensino-aprendizagem com a finalidade de avaliar o interesse dos alunos em relação ao tema abordado. Realizado na EEM Cel. Virgílio Távora participante do projeto PIBID-Física da FECLESC-UECE em Quixadá-CE. A aula foi ministrada na turma do 1° ano e 2º ano do Ensino médio do turno da tarde, totalizando 40 alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O trabalho desenvolvido no âmbito escolar despertou nos estudantes uma sede por novos conhecimentos. Pôde-se ver que os objetivos do trabalho foram alcançados, pois os alunos compreenderam as inúmeras vantagens de se usar um recurso sustentável no dia-a-dia.
CONCLUSÕES:
Concluo que o trabalho foi de muita importância para os estudantes, pois foram despertados para novos assuntos, adquiriram informações que para muitos ainda não eram conhecidas, instigados a pesquisar e se informar cada vez mais e ajudar na redução da poluição para que possamos ter um futuro melhor através de uma educação sustentável.
Palavras-chave: Ensino de Física, Biomassa, Sustentabilidade.