65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
O ENSINO DE BOTÂNICA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PICOS
Loenides Alencar Rocha - Núcleo de Pesquisas em Biotecnologia Aplicada à Saúde e Meio-ambiente – NUPBSAM,
Willy Morais Marques - Núcleo de Pesquisas em Biotecnologia Aplicada à Saúde e Meio-ambiente – NUPBSAM,
Maria do Socorro Meireles de Deus - Núcleo de Pesquisas em Biotecnologia Aplicada à Saúde e Meio-ambiente – NUPBSAM,
Ana Paula Peron - Núcleo de Pesquisas em Biotecnologia Aplicada à Saúde e Meio-ambiente – NUPBSAM,
João Marcelo de Castro e Sousa - Núcleo de Pesquisas em Biotecnologia Aplicada à Saúde e Meio-ambiente – NUPBSAM,
Nilda Maciel Neiva Gonçalves - Núcleo de Pesquisas em Biotecnologia Aplicada à Saúde e Meio-ambiente – NUPBSAM,
INTRODUÇÃO:
O Ensino de Botânica vem sendo tema de discussão há muito tempo no Brasil por estar vinculado a um modelo tradicionalista de ensino, onde a prática docente e os conteúdos encontram-se totalmente desvinculada da realidade escolar e local, resumindo-se em aulas expositivas, onde é utilizado apenas o livro didático. O livro didático deve ser um elemento norteador do processo ensino-aprendizagem. No entanto, apesar de uma variedade de ferramentas disponíveis para serem usadas em sala de aula, ou fora dela, percebe-se que muitos professores ainda se encontram dependentes do livro didático, do ensino de repetição do que ali está exposto (SANTOS & CECCANTINI 2004; DIAS, SCHWARZ & VIEIRA, 2009).
No que se refere às questões ambientais, o ensino de Botânica tem papel fundamental para que o aluno consiga formar opinião própria a respeito de problemas como: desmatamento: causas e efeitos; aquecimento global; espécies ameaçadas de extinção; introdução de espécies exóticas e suas consequências, entre outros. A importância e relevância do ensino das Ciências Biológicas podem ser muito bem justificadas, pela formação do cidadão crítico e comprometido com as questões ambientais e sociais nas quais está inserido.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa teve como objetivos: averiguar que metodologias de ensino estão sendo empregadas pelos professores de biologia para o ensino de botânica no ensino médio; conhecer as dificuldades dos alunos, em relação ao processo de ensino aprendizagem dos conteúdos de botânica.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido no município de Picos, localizado na região centro-sul do Estado do Piauí. Para a coleta de dados foram selecionadas as escolas: Unidade Escolar Marcos Parente, Unidade Escolar Landri Sales, Escola Normal Oficial de Picos e Unidade Escolar Desembargador Vidal de Freitas, quatro das treze escolas da rede pública estadual do município, onde funciona o Ensino Médio. Segundo informações obtidas na 9ª Gerência Regional da Educação estão matriculados um total 435 alunos nas escolas pesquisadas. Desse total, 114 alunos responderam a um questionário aplicado de forma aleatório em visitas feitas às escolas. No momento da aplicação do questionário foi entregue aos alunos o Terno de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) e explicado o seu objetivo, só então os mesmos responderam o questionário. O questionário foi composto de perguntas de múltipla escolha aplicado aos alunos, a fim de obter informações relacionadas às metodologias que foram utilizadas pelos docentes nas aulas de biologia ao tratarem dos conteúdos de botânica. Os alunos responderam ao questionário levando em consideração as aulas referentes ao tema (botânica) que são ministrados no 2ª ano do Ensino Médio, etapa já concluída pelos discentes sujeitos da pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos entrevistados, 53% julgam fáceis os conteúdos de Botânica, 40% acham difícil, 5% muito difícil e 2% muito fácil. Que conteúdos são mais difíceis? 45% informaram morfologia externa dos vegetais, 38% disseram anatomia e histologia vegetal e 17% considera a fisiologia vegetal. Exposição dos conteúdos na aula: 43% disse exposição oral, 23% exposições orais, com exibição de vídeos, 18% palestras e 16% exposição oral e aulas práticas. Há relação com o dia-a-dia? 56% disseram às vezes, 27% disseram que não e 17% disseram sim. O que dificulta a compreensão? 60% afirmaram os nomes e conceitos complicados, 28% a falta de atividades práticas e 12% a não relação com o cotidiano. Atividade prática desenvolvida, 46% afirmaram nenhuma atividade, 19% identificaram pesquisa extraclasse, 18% demonstração em sala de aula, 15% aulas de laboratório e 2% aulas de campo. Como fica o aprendizado com essas atividades? 59% afirmaram fica mais envolvente, 49% disse mais chata. Atividades interessantes, 28% não gostam de nenhuma, 21% gostam de seminário, 14% gostam de demonstrações, 10% filmes sobre o conteúdo, 9% de pesquisa extraclasse, 5% de ir ao laboratório e 1% das aulas de campo.
CONCLUSÕES:
A diversidade de materiais didáticos hoje existentes e as inúmeras metodologias de ensino vinculadas ás realidades educacionais podem propiciar uma efetiva aprendizagem onde os alunos são seres ativos construtores do conhecimento e os docentes orientadores da aprendizagem. Entretanto, constata-se que os docentes das referidas escolas em estudo não estão fazendo uso das diversas práticas que são auxiliadoras do processo de ensino aprendizagem e que as práticas ligadas ao tradicionalismo vigente estão impossibilitando uma maior aprendizagem dos conteúdos de biologia relacionados á área de botânica por parte dos alunos. O número reduzido de aulas práticas, onde alunos têm a possibilidade de construir conceitos e compreender melhor os diversos processos biológicos ou a falta do planejamento adequado das mesmas, vem gerando a incompreensão de alguns conteúdos e até a desmotivação pela aprendizagem dos conteúdos vinculados a disciplina. Diante dos dados apresentados na pesquisa compreende-se que se faz urgente a capacitação de docentes para o uso de novas metodologias de ensino vinculadas a área de botânica, tal como, estudos maiores sobre os conteúdos da área para que os professores sintam-se mais seguros quanto ao trabalho a ser realizado, seja ele, dentro ou fora da sala de aula.
Palavras-chave: Ensino de botânica, Ensino médio, Escola pública.