65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DAS DNCs - DOENÇAS DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA
Ellifran Bezerra de Siqueira Dantas - Aluno do Curso de Ciências Biológicas – UFPI/CSHNB
Valéria Ferreira de Holanda - Aluna do Curso de Ciências Biológicas – UFPI/CSHNB
Ana Paula Peron - Profa. Dra - Depto. de Ciências Biológicas – UFPI/CSHNB
Leomá Albuquerque Matos - Prof. Ms - Depto. de Ciências Biológicas – UFPI/CPCE
João Marcelo de Castro e Sousa - Prof. Ms/Orientador – Depto de Ciências Biológicas – UFPI/CSHNB
INTRODUÇÃO:
As Doenças de Notificação Compulsória (DNCs) são doenças que precisam ser notificadas para se fazer o controle das mesmas, essa notificação é a comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, que é feita as autoridades sanitárias por profissionais de saúde ou qualquer cidadão para fim de adoção de medidas de intervenção. A lista nacional de DNCs é composta por 41 doenças e agravos de saúde, mas é facultado a Estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região. A cidade de Picos – PI (Brasil), cidade onde foi feita a pesquisa, inseriu na sua lista de DNCs dois outros agravos de grande incidência: acidente por animais peçonhentos e violência doméstica e/ou sexual. É papel da escola, juntamente com os Serviços de Saúde, elaborar e desenvolver certo tipo de observação formal da saúde dos alunos e das condições sanitárias do ambiente social a qual estes estão inseridos. Nesse caso é relevante o estabelecimento de estratégias que possibilitem ao ambiente escolar a identificação e prevenção dos agravos de notificação e como proceder diante da ocorrência ou suspeita de algum caso. Neste sentido, faz-se necessário uma reflexão sobre a importância da escola, tendo a mesma um papel essencial como transmissora da temática em questão.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o conhecimento que discentes do ensino médio de escolas públicas do Município de Picos-PI (Brasil) tem sobre as Doenças de Notificação Compulsória (DNCs) e o papel da escola sobre a transmissão de conhecimentos sobre o tema.
MÉTODOS:
Realizou-se um estudo quantitativo, do tipo descritivo e transversal com seleção da amostra. Foram entrevistados 114 alunos entre 14 e 51 anos de seis escolas públicas do município de Picos – PI (Brasil) que responderam um questionário estruturado contendo três seções que tinha como objetivo obter: dados referentes às características pessoais (05 questões), dados referentes ao conhecimento dos alunos em relação às DNCs (10 questões) e relacionados à como é feito o trabalho dessa temática na escola (07 questões). Os questionários foram analisados a fim de computar a quantidade de erros e acertos dos estudantes a cerca do conhecimento que os mesmos têm a respeito das DNCs e como esse tema é abordado nas escolas onde foram feitos os questionários. A obtenção do tamanho amostral da população foi feita a partir do cálculo para população finita com nível de significância alfa: α = 5%, com erro amostral de 7% (E=7%). A escolha (seleção) dos elementos amostrais foi através da amostragem estratificada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Todas as escolas não ultrapassaram 50% de acertos no questionário realizado, tendo a média de acertos abaixo de 05 questões o que reflete o pouco conhecimento dos alunos em relação ao assunto abordado. Esse pouco conhecimento ficou mais evidente quando questionado sobre o conceito e exemplos de DNCs, onde apenas 35% deles responderam de forma correta sobre os dois itens mencionados. Quando questionado sobre características específicas de algumas DNCs como forma de transmissão e agente transmissor, o número de acertos continuou baixo, não ultrapassando os 45% o que reflete que além de não conhecerem a lista nacional de DNCs não conhecem também as particularidades de cada doença. Os resultados encontrados no presente estudo são semelhantes aos de Gerhardt et al., 2008 e De Léo, 2007 em que mostram também o pouco conhecimento por parte dos alunos em relação as DNCs. Foi realizada também uma análise de como as escolas vem trabalhando tal assunto. Nesse caso, 74% dos discentes relataram que a escola não trabalha essa temática, justificando de certa forma o não conhecimento dos mesmos. A porcentagem de 26% dos entrevistados que mencionaram a participação da escola na transmissão sobre o assunto relataram que é feita na maioria das vezes pelo professor de Biologia de forma superficial.
CONCLUSÕES:
Após a análise dos resultados, concluiu-se que a grande parte dos alunos não conhece nem o conceito de DNCs como também desconhecem a lista nacional de Doenças de Notificação Compulsória (DNC), disposta na Portaria GM/MS Nº 2325 de 08 de dezembro de 2003. Nesse caso, se os mesmos, desconhecem esses itens, provavelmente, não são informados através da escola sobre Vigilância Epidemiológica como também não conhecem os órgãos responsáveis pelo assunto. Dessa forma, faz – se necessário debates sobre temas que envolvem a DNCs nas escolas, atualização de livros didáticos que exponham melhor o assunto em questão e uma melhor preparação dos professores para repassar informações sobre o tema abordado.
Palavras-chave: Doenças transmissíveis, Fichas epidemiológicas, Educação.