65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO DENTRO DO PROCESSO DE MENTORIA
ADRIANA MARIA DA SILVA - Universidade Federal de Pernambuco
NIEDJA FERNANDA NOBRE DOS SANTOS - Universidade Federal de Pernambuco
MÔNICA MARIA BARBOSA GUEIROS - Universidade Federal de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
No mundo onde a informação esta tomando uma dimensão muito importante, a comunicação tem sido uma das principais ferramentas estratégicas nas relações sociais e profissionais. Ela possui um papel muito importante nas organizações tendo em vista as exigências do mundo dos negócios é fundamental que ocorra de forma eficaz. Através do processo de comunicação os gestores estão conseguindo desenvolver uma nova gestão onde existe uma comunicação atuante dentro de todos os departamentos da organização.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este artigo objetiva evidenciar, através de pesquisa bibliográfica, o desenvolvimento da mentoria com jovens de uma comunidade localizada na região urbana de Camaragibe-Pe, tendo em vista o poder da comunicação nesse processo de aprendizagem, no que diz respeito ao desenvolvimento acadêmico e profissional desses jovens.
MÉTODOS:
Foram selecionados grupos de alunos de quatro escolas da rede publica localizada na cidade de Camaragibe devido ao bom desempenho no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Esses alunos responderam um questionário que visou descobrir o perfil social de cada um e suas dificuldades em ingressar no mercado de trabalho e no Ensino Superior, após esse processo de análise passou-se a parte de construção da relação entre os mentores e os mentorados, buscando construir uma relação de confiança entre ambos. Foram realizadas dinâmicas de grupos onde cada um pode de maneira descontraída falar um pouco das suas expectativas de futuro, e depois disso partiu-se para as capacitações que foram oferecidas com o intuito de preparar esses jovens para o mercado de trabalho, e para a carreira acadêmica e social.
Foram oferecidas algumas capacitações pelo programa PET, a saber: “Oficina de oratória” (arte de falar em público) para ajudar na hora de fazer uma entrevista de emprego; uma “feira de profissões” que visou duvidas sobre os cursos oferecidos pelas instituições de ensino e programas de incentivo ao ingresso nos cursos de graduação; “Oficina Conhecendo a nova Ortografia” para facilitar o ingresso no Mercado de Trabalho e “Oficina de elaboração de currículo”.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através da avaliação dos resultados em cada escola foi possível constatar que a falta comunicação dentro das relações de mentoria atrapalha no desenvolvimento dos objetivos, que foram o crescimento profissional e pessoal dos envolvidos. Percebeu-se ainda que quando há uma comunicação direta e esclarecedora por parte dos mentores para com os mentorados acontece uma participação maior nos trabalhos desenvolvidos, pois através dessa comunicação se passa segurança e preocupação com o desenvolvimento dos jovens e eles se sentem mais confiantes.
CONCLUSÕES:
Ainda existe um numero reduzido de pesquisas na área de mentoria e desenvolvimento profissional de jovens.
Com este trabalho espera-se estimular novos estudos e proporcionar o desenvolvimento de programas de pesquisas ajudando ainda mais no crescimento desse tipo de relação principalmente dentro das Universidades. Este artigo sugere alguns direcionamentos para prática de futuras pesquisas: Eles devem buscar novas maneiras de melhorar a comunicação dentro das relações de mentoria; Comparar os resultados obtidos neste estudo com os novos estudos; Produzir estudos mais aprofundados dentro das organizações.
Palavras-chave: Mentoria, Comunicação, Mercado de trabalho.