65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
Produção de Energia Através do Biogás de Aterro Sanitário no Brasil
Cintia Albernaz das Neves - Licenciatura em Química - UFRB - Amargosa/BA
Tânia Esperança Silva - Licenciatura em Química - UFRB - Amargosa/BA
Creuza Souza Silva - Professora Assistente do CFP/ Orientadora - UFRB - Amargosa - BA
Katya Silene Porto Rodrigues - Professora Assistente do CFP/ Orientadora – UFRB – Amargosa - BA
INTRODUÇÃO:
O aterro sanitário é um sistema de confinamento de resíduos sólidos, que cria o ambiente ideal para geração do biogás sendo um derivado da decomposição anaeróbia de resíduos sólidos biodegradáveis, em geral, composto por gás carbônico e metano, que corresponde a cerca de 50% da sua composição (KHALAF. et. al. 2011). A deposição de resíduos sólidos em aterros sanitários tem registro de metano, que é um dos principais causadores do efeito estufa, ainda nos primeiros três meses após a sua deposição (MMA. 2012), A geração de energia através do biogás proveniente de aterros sanitários é uma alternativa para o seu beneficiamento, incentivando o saneamento básico, com as vantagens, de complementar a matriz energética atual do país e contribuir de forma significativa para aquisição de créditos de carbono, o que compensaria os investimentos altos necessários para sua implantação. Apesar de termos poucos aterros sanitários com relação a quantidade de lixo coletado, os que já estão em funcionamento tem potencial energético para complementar o fornecimento de energia do país e contribuir para um desenvolvimento sustentável. Este estudo visa avaliar a disponibilidade brasileira de geração de energia a partir de biogás de aterros sanitários, sob a ótica de benefícios ambientais e sociais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Demonstrar a possibilidade de geração de energia pura e renovável, através do biogás de aterro sanitário no Brasil, correlacionando com as vantagens obtidas pelo processo de captação de biogás para geração de energia. Visando o desenvolvimento da sua implantação e a redução dos potenciais impactos ambientais associados da emissão dos gases de aterros sanitários.
MÉTODOS:
No intuito de obter uma pesquisa bibliográfica a partir da análise das informações de artigos, monografias, dissertações, e textos, que levassem a um conhecimento aprofundado sobre o tema, pesquisou-se em sites como, Ministério do Meio Ambiente, ABRELP, ANEEL, IBGE, Plataforma Científica Scielo e Química Nova. Usando do método quantitativo e qualitativo para o tratamento das informações. Os dados quantitativos tiveram como base as informações da Pesquisa Nacional de Resíduos Sólidos de 2008 do IBGE, dos recursos necessários pra a implantação de uma usina de biogás de aterro, e a seu potencial de fornecimento de energia. O método qualitativo foi feito através de uma analise dos quesitos necessários para implantação de uma usina de geração de energia através do biogás de aterros, bem como os benefícios socioambientais com base em dados do Ministério do Meio Ambiente, Manual de Aproveitamento do Biogás, Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Publica, entre outros. Através dos dados obtidos foi realizada uma análise das informações que induziram a uma estimativa da produção de energia através do biogás de aterros sanitários no Brasil atual, e o potencial a ser explorado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados mostraram o lixo coletado diariamente nas regiões do país que vai para aterros. Na região Norte 13%, Nordeste 0,36%, Sul 40,48%, Sudeste 37,10%, Centro Oeste 38,48%. O Nordeste tem menor índice de coleta com destinação para aterros, mas não apresenta menor número de aterros sanitários com 9,8%. A região Norte tem o menor número de aterros com apenas 2,61%, mas seu índice de coleta de resíduos urbano que vai para aterros é maior que o do Nordeste, com isso pode relacionar o descarte do lixo fora dos aterros à falta de organização para coleta. A região Sudeste tem um dos maiores índices de lixo destinado a aterros sanitários com 37,46% e a maior produção de resíduos sólidos. Também possui quatro das cinco usinas termelétricas brasileiras que utilizam o biogás de aterros pra gerar energia. A região Sul possui 46,72% do total de aterros demonstrando um alto potencial para geração de energia através do biogás, porém não conta com nenhuma usina desse tipo. A região Centro-Oeste tem 4,2% de aterros do país, e também não conta com nenhuma usina de biogás. Considerando que o biogás pode gerar energia, a queima desses gases é um desperdício de energia, além do impacto ao meio ambiente ser minimizado através do seu beneficiamento.
CONCLUSÕES:
A quantidade de resíduos sólidos tem aumentado a cada ano evidenciando os problemas de gerenciamento dos resíduos, o Brasil ainda precisa de uma grande quantidade de aterros para substituir os lixões, mas os que estão em atividade atualmente seriam capazes de gerar energia para complementar a matriz energética do país. Com base na quantidade de resíduos e de aterros sanitários que o Brasil dispõe atualmente a utilização de biogás para gerar energia só depende de investimentos já que temos potencial disponível para esse fim. Levando em consideração todos os aspectos durante esta pesquisa, avaliamos que para o Brasil a geração de energia através do biogás de aterros sanitários é uma das alternativas capazes de trazer benefícios ao meio econômico, tanto pela comercialização de energia como pela comercialização de créditos de carbono, e ao meio ambiente como fonte de energia limpa, que utiliza do biogás que tem um alto potencial de aquecimento global para fins benéficos.
Palavras-chave: Metano, Energia elétrica, Resíduos sólidos.