65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 1. Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia
ENXAME DE Apis mellífera NIDIFICADO EM PNEU DE CARRO ABANDONADO NUMA ÁREA DE RISCO PARA POPULAÇÃO NO MUNICÍPIO DE IBIMIRIM - PE
Henrique Silva Sérvio - Depto. de Zootecnia – UFRPE
Deyvson Ferreira de Oliveira - Depto. de Zootecnia – UFRPE
Cristiane Maia da Silva - Depto. de Medicina Veterinária - UFRPE
Carlos Frederico Silva da Costa - Depto. de Zootecnia – UFRPE
Renata Valéria Regis de Sousa Gomes - Profa. MS./Co - Orientadora - Depto. de Zootecnia – UFRPE
Maria de Lourdes Queiroz - Profa. MS./Orientadora Depto. de Zootecnia – UFRPE
INTRODUÇÃO:
A Apis mellifera, em geral, quando enxameiam, podem construir ninhos aéreos em ocos de árvores, em ninhos de aves, subterrâneos, ou mesmo dentro de ninhos de outros insetos sociais (BARRETO e CASTRO, 2007). A enxameação ocorre quando, o número de abelhas numa colmeia atinge valores que ultrapassam a disponibilidade de espaço e de organização funcional dentro da mesma (SOEIRO, 2007). A nidificação dos enxames nas proximidades de residências, estradas, escolas, hospitais e muitos outros lugares onde há um grande fluxo de pessoas pode, ocasionar sérios riscos à população, uma vez que esses insetos são facilmente perturbados, e nesta condição, tornam-se agressivos atacando animais e pessoas que estiverem localizados nas proximidades. É comum ver enxames se instalando em áreas urbanas, oferecendo riscos à população. Esse problema vem se agravando nos últimos anos, possivelmente relacionado à elevada capacidade reprodutiva das abelhas Apis mellifera, associada ao avanço do desmatamento. O trabalho de remoção desses enxames deve ser realizado por pessoas especializadas a fim de se evitar o risco de acidentes, visto que a presença desses insetos nestes ambientes tem se tornado cada vez mais comum.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Remover com mão de obra especializada um enxame de Apis mellifera localizado em área de risco, nidificado em um pneu de carro abandonado, para evitar acidentes com esses insetos.
MÉTODOS:
O enxame estava instalado em um pneu de carro abandonado a mais de quinze anos no estacionamento da delegacia de polícia no Centro do Município de Ibimirim - PE. A captura das abelhas ocorreu no mês de outubro de 2011, após solicitação dos policiais ao grupo de especialistas em apicultura da UFRPE. Antes de iniciar o trabalho, o grupo de especialistas em apicultura vestiu – se adequadamente com a indumentária, que é composta pelo macacão, máscara, luvas e botas. Foi utilizado também o fumegador, formão de apicultor, espanador, uma caixa núcleo com quadros e algumas lâminas de cera, para um melhor aceite do novo abrigo por parte das abelhas, e materiais para suspensão do carro, como macaco hidráulico e serras para abrir o espaço em que as abelhas estavam alojadas. Na captura do enxame, os favos de cria foram acondicionados no quadro do núcleo, presos com cordão e imediatamente depositados dentro da caixa, que foi lacrada para evitar que as abelhas escapassem e transportada para o apiário da UFRPE em Ibimirim.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a captura observou - se no enxame a presença dos três tipos de membros: rainha, zangões e operárias. A infra - estrutura do ninho e os favos eram perfeitamente uniforme e funcionais. Segundo Soares (2004) quando o fluxo de alimento diminui, para não morrerem de fome e não terem extinta a sua colônia, as abelhas abandonam a colméia e vão em busca de um outro local que apresente condições favoráveis a sua sobrevivência. Apesar do pneu de um carro não ser o habitat natural das abelhas, os arredores da delegacia oferecia disponibilidade de água e alimentos (floradas) para as abelhas, além de protegê-las de insolação intensa e umidade excessiva. O topo do favo apresentava mel operculado e no meio alvéolos com ovos, larvas e cria operculada. Foram coletados o maior número possível dos favos de cria, além da captura da rainha. De acordo com Imperatriz – Fonseca e Nunes – Silva (2010), as abelhas são consideradas os principais polinizadores em ambientes naturais e agrícolas, o que é essencial para a manutenção das populações de plantas e para a produção de alimento nos ambientes agrícolas e está ameaçado em várias regiões do mundo. Daí a necessidade de um manejo adequado das abelhas a fim de conservá-las e evitar acidentes com pessoas e outras espécies de animais.
CONCLUSÕES:
A remoção de enxames de Apis mellifera em área de risco, com mão de obra especializada, diminui consideravelmente o risco de acidentes e ainda preserva a colônia.
Palavras-chave: Abelhas, Enxame, Área de risco.