65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
Estudo comparativo da ação bactericida dos óleos da casca e folha do limão (Citrus limonum L.) frente a bactérias Gram-positivas e Gram-negativas.
Helene do Carmo Castro Lacerda - Graduanda do curso de Química Industrial – UFMA
Aleff Cruz de Castro - Graduando do curso de Química Industrial – UFMA
Adenilde Ribeiro Nascimento - Profª. Drª. Orientadora: Departamento de Tecnologia Quimica – UFMA
Amanda Mara Teles - Mestranda em Química - UFMA
Leidiane Rodrigues Barros - Graduada em Química Industrial – UFMA
Sara Raina Fonseca Costa - Graduanda do curso de Química Industrial – UFMA
INTRODUÇÃO:
O limão é o fruto do limoeiro, uma planta originária da região sudeste da Ásia, pertencente à família Rutaceae. Apresentando uma diversidade de variedades cultivadas, os limoeiros são árvores pequenas, adaptadas ao solo arenoso e bem adubado, preferencialmente em regiões de clima quente ou temperado (DI STASI & LIMA, 1998).
Além das diversas aplicações culinárias e terapêuticas, as cascas e folhas podem ser utilizadas para a obtenção de essências aromáticas utilizadas na perfumaria e no preparo de licores e sabões. Em Fitoterapia, é utilizado no combate de diversas patologias. O limão também apresenta atividade antimicrobiana significativa frete a algumas bactérias, atividade esta geralmente associada a uma substância própria denominada limoneno, capaz de combater os radicais livres (FERNANDES & LOUSA, 2002).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Considerando a intensificação da resistência bacteriana frente aos compostos sintéticos até então utilizados, esta pesquisa tem como objetivo verificar e comparar a atividade dos óleos extraídos da casca e folha do limão frente a bactérias gram-positivas e gram-negativas.
MÉTODOS:
Os óleos utilizados nesta pesquisa foram obtidos por hidrodestilação das folhas e cascas do limão utilizando-se um extrator de Clevenger. Após a obtenção, o óleo foi submetido à secagem através da adição de sulfato de sódio anidro (Na2SO4) sendo, em seguida, filtrado e armazenado sob refrigeração. Em seguida, realizou-se o teste de susceptibilidade dos óleos essenciais extraídos através da técnica de difusão em discos proposta por Kirby (1996) frente às seguintes cepas: Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Sthaphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Salmonella sp.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com a realização do método de difusão de discos, observou-se que o óleos utilizados apresentaram atividade significativa frente às cepas testadas, apresentando halos de inibição com diâmetros bastante significativos.
O teste de susceptibilidade dos óleos frente a bactéria S. aureus forneceu halos de inibição com diâmetro de 22 mm para o óleo das cascas e 18 mm para o óleo das folhas. Frente a Salmonella, pôde-se obsevar halos de inibição próximos de 16 e 18 mm para os óleos das folhas e cascas, respectivamente. O óleo das cascas apresentou halo de inibição de 17 mm frente a E. coli, bastante próximo do resultado observado utilizando-se o óleo das folhas (18 mm). Também verificou-se que, frente à Pseudomonas aeruginosa, o óleo das cascas apresentou halo de 15 mm e o óleo folhas da não apresentou região de inibição.
Com base nos resultados obtidos e a classificação adotada por Moreira et al. (2005), podemos caraterizar os dois óleos utilizados neste estudo como efetivos no combate às bactérias testadas, com excessão da Pseudomonas aeruginosa, sobre a qual nao foi verificada atividade do óleo das folhas de Citrus limonum.
A composição química de produtos de origem vegetal tais como óleos essenciais, depende de vários fatores como a parte da planta utilizada (BAYDAR et al., 2004). Isto pode ser verificado observando-se que os óleos utilizados nesta pesquisa apresentaram halos de inibição diferentes frente às mesmas bactérias.
CONCLUSÕES:
Os óleos essenciais da casca e folha do limão apresentaram uma ação antibacteriana significativa frente a todas as bactérias testadas, com excessão da Pseudomonas aeruginosa, sobre a qual não foi verificada atividade do óleo obtido a partir das folhas da planta. Esta pesquisa abre novas perspectivas para a aplicação de tais óleos na indústria de conservantes e fármacos, no que diz respeito ao combate das bactérias utilizadas neste estudo.
Palavras-chave: Antimicrobianos naturais, Citrus limonum L., Bactérias patogênicas.