65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
VIDA DE SAPO: INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE CRIANÇAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Diana Gonçalves dos Santos - Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI/UFPA - bolsista PIBID
Jesus Cardoso Brabo - Instituto de Educação Matemática e Científica – UFPA - Orientador
INTRODUÇÃO:
Este trabalho descreve atividades didáticas desenvolvidas por bolsistas do subprojeto PIBID 2011-2012 do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, onde estão engajados na realização de observações sobre a dinâmica de funcionamento escolar, aulas de reforço para estudantes de escolas públicas e planejamento e realização de atividades de iniciação científica infanto-juvenil (BRABO e RIBEIRO, 2008) na Escola Estadual Monsenhor Azevedo e em turmas de sócios-mirins do Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA). Trata especificamente do projeto de iniciação científica infanto-juvenil intitulada “Conhecendo os anuros: sapo, rã e perereca”, desenvolvido com estudantes do segundo e terceiro anos do ensino fundamental, sócios-mirins do CCIUFPA.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a eficácia educativa do envolvimento de crianças pequenas no estudo do processo de metamorfose dos anuros, estimulando-os a propor perguntas e pesquisar, juntos com professores-estagiários, informações sobre o assunto, procurando avaliar hipóteses - formuladas pelas próprias crianças através de observações sistemáticas de diferentes espécies de anuros.
MÉTODOS:
As atividades aconteceram aos longos dos meses de agosto a novembro de 2012, durante as manhãs de sábado, nas dependências da Universidade Federal do Pará (Campus Universitário do Guamá) onde uma turma de doze sócios-mirins, reunia-se sob a supervisão de uma equipe de três professores-estagiários do CCIUFPA, bolsistas PIBID/LIECML. O tema foi escolhido pelas próprias crianças, que demostraram interesse em estudar sobre os anfíbios. Após terem ocorrido algumas aulas com informações sobre o tema, trazidas pelas crianças e professores-estagiários e discutida na sala, decidiu-se montar um terrário para criação de girinos, onde as crianças poderiam testar as hipóteses propostas (o sapo solta veneno? O girino nasce da barriga do sapo? A calda do girino solta na água quando ele vira sapo? O girino só respira fora d’água depois de ter se tornado sapo? Etc.) e esclarecer perguntas que surgiram nas discussões E a perereca quem é? Todo sapo é venenoso? Quanto tempo vive um sapo? Etc.) Após trinta e oito encontros os estudantes engajaram na produção de cartazes e uma breve peça teatral que foram apresentadas durante a Exposição de trabalhos do CCIUFPA 2012 e no Ciência na Ilha 2012. Tanto estudantes quanto professores-estagiários foram orientados a produzir diários de bordo que serviram para avaliar qualitativamente a aprendizagem das crianças e licenciandos que participaram das atividades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No inicio os alunos demonstraram algumas dificuldades em definir o tema que seria estudado, no entanto, quando conseguiram chegar a um acordo sobre isso, começaram a demonstrar interesse e buscar informações que pudessem esclarecer as dúvidas que surgiam em sala de aula. A cada sábado, as crianças traziam livros, desenhos e informações que obtinham com seus pais ou professores das escolas que estudavam e, à medida que essas informações eram apresentadas e discutidas nas aulas, davam origem a novas perguntas. A montagem do aquário, coleta e seleção de espécies, por exemplo, exigiu que eles observa-se, interpretassem instruções referente a temperatura umidade, ventilação e tipo de vegetação que são necessárias para o desenvolvimento dessas espécies e quais as consequências da falta ou excesso de cada um desses fatores para o desenvolvimento das larvas de anuros. As crianças tiveram oportunidade de praticar a leitura, escrita e o desenho a respeito do que estavam estudando. A produção dos banners e da peça teatral serviu para consolidar o que foi aprendido e ajudou-os a ganhar desenvoltura e vivenciar um processo de produção cultural coletiva, muito importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças e, ao mesmo tempo, uma oportunidade ímpar de aperfeiçoamento profissional dos licenciandos que coordenaram as atividades, os professores-estagiários do CCIUFPA, bolsistas PIBID.
CONCLUSÕES:
A análise das produções escritas, desenhos, perguntas, conclusões e insights produzidos tanto pelos sócios-mirins quanto pelos professores-estagiários que conduziram as atividades demonstram o valor educativo desse tipo de estratégia de ensino e o como é possível usá-la em turmas de crianças. O envolvimento delas na formulação e busca de solução para dúvidas relacionadas a aspectos biológicos da vida animal parece ter estimulado a curiosidade das crianças a ponto de fazê-las buscar informações, expressar suas dúvidas e formular possíveis ideias de como esclarece-las, ou seja, atitudes importantes para o exercício pleno da cidadania em uma sociedade tecnologicamente peculiar, como a nossa.
Palavras-chave: Iniciação científica infanto-juvenil, Anuros, Clube de Ciências da UFPA.