65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
PLANTAS AQUÁTICAS: CONHECIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE SUA PROLIFERAÇÃO NO RIO GUARIBAS/PICOS-PI
Antonio Adriano Sousa Silva - Aluno do Curso de Ciências Biológicas - Universidade Federal do Piauí - UFPI
Rosangela Leal Veloso - Aluna do Curso de Ciências Biológicas - Universidade Federal do Piauí - UFPI
Maria do Socorro Meireles de Deus - Profa. Msc. Universidade Federal do Piauí - UFPI/NUPBSAM
Ana Paula Peron - Profa. Dr. Universidade Federal do Piauí - UFPI/NUPBSAM
João Marcelo de Castro e Sousa - Prof. Msc. Universidade Federal do Piauí - UFPI/NUPBSAM
Nilda Masciel Neiva Gonçalves - Profa. Esp. Universidade Federal do Piauí - UFPI/NUPBSAM
INTRODUÇÃO:
A natureza é um sistema que funciona em ciclos com entrada e saída de energia. Quando por um ou outro motivo a quantidade de energia que entra ou sai é alterada, gera-se um desequilíbrio no sistema. A tendência natural é um ajuste que garanta novamente o equilíbrio. No entanto, o ser humano, integrante deste ambiente natural, nos últimos tempos tem sido o protagonista de diferentes atividades ao utilizar os recursos naturais e acaba rompendo com esse equilíbrio, prejudicando a si próprio, pois esse desequilíbrio acaba refletindo na qualidade ambiental, de vida e sua própria sobrevivência fica comprometida por consequência de suas ações. A interferência humana nos corpos d’água faz com que ocorra o desequilíbrio do ambiente aquático, provocando a depreciação da quantidade e qualidade da água dos mananciais e o comprometimento da fauna e flora a eles associadas. Sobre o leito do rio Guaribas, uma cobertura vegetal, constituída por diferentes espécies de plantas aquáticas, vem aumentando de forma significativa, principalmente na região em que o rio percorre o centro da cidade, além do que a água do rio nessa área não pode mais ser utilizada pela população para nenhum fim.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar, através da aplicação de questionários, o conhecimento dos alunos do ensino médio de escolas da rede pública da cidade de Picos, sobre as causas e consequências da proliferação de macrófitas aquáticas no rio Guaribas em Picos – PI.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada em quatro escolas públicas da rede regular de ensino estadual. Os dados foram coletados a partir de questionários aplicados a 352 alunos nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. O questionário contendo dez questões foi aplicado para alunos de ambos os sexos, que estavam regularmente matriculados nas referidas escolas. As questões incluíam temas como: poluição hídrica, plantas aquáticas, tratamento de água e participação das escolas em atividade ambientais. Todos os estudantes convidados a participar foram esclarecidos quanto ao objetivo da pesquisa e o questionário foi aplicado após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, pelos mesmos, garantindo o sigilo das informações e o seu anonimato. Não houve identificação nominal, nem risco moral para os participantes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao serem questionados se o rio Guaribas é um rio poluído, 94% dos alunos responderam que sim. Sobre as plantas existentes no leito do rio Guaribas e se estas estão relacionadas com a poluição deste, obteve-se o percentual de 76% dos alunos respondendo não. Sobre a contribuição dos animais que vivem às margens do rio e se alimentam das plantas lá existentes, na poluição do rio, 65% respondeu que estes animais não contribuem com esse fato. Com relação ao excesso de plantas, prejudicar a sobrevivência dos demais seres existentes no rio, 78% e 71% dos alunos do 2º e 3º ano, respectivamente, responderam que sim, e 42% dos alunos do 1º ano afirmaram que não. Sobre os resíduos lançados no rio poderem contribuir para o aparecimento dessas plantas no leito do rio, 54% dos alunos, disseram que não. 93% dos alunos concorda que se na cidade tivesse um sistema de tratamento de esgoto a situação de poluição do rio seria diferente. Para 87% dos alunos, atividades de educação ambiental, promovidas nas escolas e na comunidade contribuiriam para a preservação do rio. A maioria dos alunos, 77% informou que atividades de educação ambiental enfocando esses problemas, não são trabalhadas nas escolas.
CONCLUSÕES:
Ao analisar os resultados, observa-se que os alunos entrevistados não possuem os conhecimentos necessários sobre os fatores que contribuem ou são causadores de impactos negativos ao meio ambiente. Portanto, não têm conhecimento sobre os motivos do surgimento de plantas aquáticas, em grandes quantidades nos cursos d’água. Também se verificou pouco domínio dos alunos sobre a importância ecologia dessas plantas, e o benefício, que, quando em condições normais, podem proporcionar ao meio ambiente.
Palavras-chave: Macrófitas, Poluição hídrica, Escola pública.