65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
Licenciatura em Física: Origem dos ingressantes da UFRRJ.
Natalia Alves Machado - Depto. Física – PET-Física - UFRRJ
Ana Carolina Lucena Dias - Depto. Física – PET-Física - UFRRJ
Frederico Alan de Oliveira Cruz - Prof. Dr./Tutor - Depto. Física – PET-Física – UFRRJ
INTRODUÇÃO:
O município de Seropédica, que possui uma área de aproximadamente 283,76 km2, está localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, situado na Baixada Fluminense, fazendo limite com os municípios de Itaguaí, Paracambi, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu e com a Zona Oeste do Rio de Janeiro. Uma das características do município é o baixo desenvolvimento econômico e social que, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, está 6% abaixo do valor ideal, que é de 0,800, sendo que aproximadamente 47% da população encontra-se abaixo da linha da pobreza. É nesse contexto que o curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, devido a sua localização, deve receber alunos de regiões conhecidas pelo atraso social e econômico. As características dessas regiões estão relacionadas à formação educacional da maioria das famílias dessas regiões, provavelmente com escolaridade inferior ou igual ao ensino fundamental completo, o que produz influência direta sobre os salários e condições de vida e trabalho, isto é, o público presente no curso que realizamos a análise pode ser composto por jovens que não possuem condições educacionais e sociais adequadas para a continuidade do curso.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o perfil de origem dos ingressantes do curso de Licenciatura em Física da UFRRJ e discutir as possíveis relações com os altos índices de evasão presentes em nossa realidade.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas fundamentais: (1) primeiramente, fizemos uma pesquisa e uma leitura sobre o perfil geral dos ingressantes no curso de Licenciatura em Física em relação ao quantitativo de alunos que finalizaram o Ensino Médio em espaço de educação formal particular ou público, para o melhor entendimento da nossa atual realidade; (2) posteriormente, buscamos, junto a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a relação dos alunos que ingressaram no curso de Licenciatura em Física em nossa Universidade, entre os períodos de 2009-1 e 2012-2; (3) na etapa seguinte foram realizadas duas análises, uma na qual separamos o quantitativo de alunos que ingressaram na Universidade em cada período mencionado, que concluíram o Ensino Médio em instituições de ensino particular e público, depois foi realizada a distribuição percentual de quais lugares esses alunos são oriundos, por fim todos os dados foram tabulados; (4) Ao final das tabulações, os resultados da pesquisa foram expressos em gráficos e discutidos entre os integrantes da pesquisa a fim de se detectar qual o atual perfil do ingressante.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em nossa primeira análise encontramos que a grande maioria dos alunos são oriundos dos cursos de escolas públicas, aproximadamente 67,0%, sendo que desse grupo 88,0% deles são oriundos da rede pública estadual. Numa análise da origem geográfica dos alunos, observa-se que a maioria absoluta é proveniente do município do Rio de Janeiro com 57,7%, sendo grande parte da Zona Oeste deste município, seguido da região da Baixada Fluminense com 24,0%, 9,0% dos alunos são de outros estados do Brasil, 5,0% da região Sul Fluminense, a Baixada Litorânea e a Região Serrana são representados por 2% dos alunos, enquanto alunos de outros municípios, que não estão nas regiões mencionadas, representam 3,0% dos alunos ingressantes. As regiões que mais atendem o curso de Licenciatura em Física, da UFRRJ, possuem resultados para o Índice de Desenvolvimento Humano e para o Exame Nacional do Ensino Médio abaixo do ideal, mostrando que a maioria dos alunos são oriundos de regiões de baixo desenvolvimento social e educacional.
CONCLUSÕES:
Os dados nos mostram que muitos desses estudantes podem entrar na universidade com deficiências conceituais em muitas áreas, principalmente em disciplinas que são à base do curso como: Matemática e Física. É fundamental que a universidade possa atuar com programas paralelos de reforço, como aulas extras ministradas por professores contratados para esse fim, e propondo materiais didáticos produzidos pelos docentes da universidade, minimizando assim as grandes taxas de evasão presentes nesse curso. A atuação dos grupos Tutoriais, como o “Programa de Educação Tutorial”, e de projetos como o “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência” e o “Novos Talentos”, ganharão relevância, não apenas institucional, no momento que passarem a atuar de forma articulada para melhorar a formação dos alunos do curso e da comunidade em torno da universidade.
Palavras-chave: Ensino, Licenciatura, Física.