65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
PARAMETRIZANDO A INOVAÇÃO: Estudo e desenvolvimento de parâmetros para avaliar o potencial inovador na cadeia agropecuária.
Rayanne F. Moraes - UAG/UFRPE
Alberto Einstein Pereira de Araujo - UAG/UFRPE
INTRODUÇÃO:
Inovação pode ser definida como a execução bem sucedida de ideias criativas dentro de uma Organização. Trabalhos anteriores sustentam que a capacidade de inovação dos agricultores familiares e sua interação com as instituições locais são fundamentais para que possam ampliar a geração e agregação de valor, assim como reduzir os custos de transação e estimular economias. Sob esse aspecto nesse trabalho consideramos que o novo é espacial e temporalmente definido, já que o que é inovação para uma certa comunidade pode ser bastante conhecido e utilizado por outras ou mesmo ultrapassado em outro referencial. Apesar de atual, existem poucos estudos que busquem compreender qual o real impacto da inovação ou do pensamento inovador sobre comunidades tradicionais rurais. Uma questão relevante é como comparar ou mesmo medir o grau de inovação de uma comunidade? Para isso temos que levar em consideração uma série de parâmetros que também devem ser analisados espacialmente e temporalmente. Dentre esses parâmetros podemos contar susceptibilidade do agricultor a ideias novas, formas de manejo que envolvam tecnologias de baixo e alto valor agregado e o aumento da produtividade advinda de eventuais inovações. Também, é importante determinar qual grau inovador de uma determinada técnica, neste trabalho consideramos que quanto mais tecnologia embutida maior o grau de inovação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
objetivo desta pesquisa é elucidar sobre a possibilidade de medir ou caracterizar a inovação, identificando formas para determinação do potencial inovador da produção agrícola.
MÉTODOS:
Com base nos estudos acerca do desenvolvimento rural, bem como, da importância do processo inovador para o mesmo. Buscou-se através de pesquisa qualitativa com pequenos produtores rurais da microrregião do agreste pernambucano, a determinação dos principais tipos de manejo utilizados e a partir deles a identificação de adaptações indicativas de potencial inovador em relação a método, produto, procedimento ou mercado. No total foram avaliados sete agricultores de propriedades da região, selecionados de forma aleatória. O levantamento consistiu de visitas às propriedades, entrevistas com questões simples, breves e observação direta.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com base na fala dos produtores entrevistados, estabelecemos um paralelo entre as atividades agroprodutivas por eles realizadas e o impacto das mesmas no desenvolvimento social e econômico das comunidades em que se inserem. Podemos então identificar parâmetros capazes de configurar o potencial inovador do ciclo agroprodutivo da microrregião. O primeiro parâmetro foi definido como adaptação produtiva, ou seja, alternativas ao modelo de insumos e produtos da agricultura convencional. Foram observadas também, inovações nas relações ambientais, ou seja, novas formas de relacionamento entre a agricultura e a natureza; nas atividades mercadológicas, como formas fabricação e origem dos produtos; nas iniciativas sociais e organizacionais, relações sociais destinadas à melhoria da eficiência dos negócios rurais; e no desenvolvimento de Serviços Rurais, considerando as inovações que resultam na prestação e desenvolvimento de um novo serviço rural, como o comércio de subprodutos da produção agrícola e fornecimento de comida típica da região.
CONCLUSÕES:
As instituições rurais refletiram, na maior parte dos casos, as situações sociais em que se inserem. Embora não tenha havido relato direto de programas de inovação rural, pode-se observar grande variedade de ações de dinamização rural microrregional, cujo critério seletivo tem sido seu potencial inovador. Constatou-se, portanto, a ocorrência de cinco parâmetros através dos quais foi possível caracterizar o potencial inovador rural das propriedades avaliada: Adaptações Produtivas; relações ambientais; inovações mercadológicas, iniciativas sociais e organizacionais e desenvolvimento de Serviços Rurais.
Palavras-chave: Inovação agrícola, Produção rural, Economia agrária.