65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
MENTORIA E PROFISSIONALIZAÇÃO DE JOVENS: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E FACILIDADES PROFISSIONAIS VISTA AS OPORTUNIDADES DA ARENA DA COPA EM PE
Camila Rodrigues da Silva - Graduanda do curso de Administração – UFPE
Mônica Maria Barbosa Gueiros - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Ciências Administrativas – UFPE
INTRODUÇÃO:
A Copa do Mundo da FIFA é considerada um dos maiores eventos esportivos do planeta e em 2014, o Brasil sediará o torneio no qual agregará 183 bilhões de reais ao PIB do país além de 33 bilhões de reais em infraestrutura (PORTAL DA COPA, 2012). O Estado de Pernambuco promoverá esse evento através da cidade de São Lourenço da Mata. Acredita-se que os investimentos destinados à cidade irão viabilizar o desenvolvimento econômico e social dos municípios próximos, dentre eles o Município de Camaragibe, que por meio do evento da Copa 2014, deverá ser um dos principais destinos dos turistas em Pernambuco, além de gerar oportunidades de inserção no mercado de trabalho para a população local. Camaragibe possui poucos investimentos em programas educacionais voltados para o mercado de trabalho, e em especifico para os alunos das escolas públicas. Dessa forma, esse estudo tem como propósito apoiar, baseado na teoria de mentoria, o desenvolvimento profissional de jovens de comunidade popular urbana, a fim de incluí-los nas oportunidades profissionais advindas da Arena da copa de PE. Advoga-se que este estudo contribuirá para o enriquecimento da literatura acadêmica no campo de estudo de Mentoria, além de contribuir para a interiorização das atividades de pesquisa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo busca identificar os aspectos facilitadores e dificultantes da iniciação profissional dos alunos de escolas públicas do município de Camaragibe-PE frente às oportunidades da Arena da Copa de PE.
MÉTODOS:
Este estudo se delineia de caráter exploratório. Foram selecionadas 4 escolas públicas estaduais, que deveriam atender aos seguintes critérios: estar localizada na área urbana da cidade de Camaragibe, ofertar o Ensino Médio, obter boa avaliação no ENEM-2011 e finalmente, ser acessível. A primeira fase da pesquisa consistiu na elaboração de um roteiro de entrevista semiestruturado, direcionado aos diretores das escolas e um questionário aplicado com os alunos. Mediante uma sondagem inicial acerca do rendimento e frequência escolar dos alunos, através da entrevista com os diretores, foi possível chegar à escolha do grupo alinhado à pesquisa correspondendo aos seguintes critérios: estar matriculado no ensino médio de uma das escolas selecionadas; estar cursando o segundo ou terceiro ano e, por fim, possuir bom desempenho acadêmico. Para a segunda fase, foi aplicado o questionário com 34 alunos distribuídos nas escolas. Dessa forma, foi possível compilar informações acerca dos aspectos dificultantes e facilitadores da iniciação profissional dos respondentes. Os dados obtidos foram tratados através da técnica de Análise de Conteúdo, mediante construção de categorias. As frequências (F%) foram calculadas a partir do total de motivos explicitados e não do número de alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A amostra, com uma média de 17 anos, é composta por 73,53% de mulheres e 26,47% de homens. Ao investigar a ocupação atual dos respondentes, 55,89% estudam, mas está em busca de um emprego, 26,47% possui estágio, e somente 2,94% possuem emprego efetivado. Sendo a amostra composta pelos que trabalham e os que ainda não se inseriram no mercado, buscaram-se inferências acerca dos 2 grupos. A partir da construção de categorias, as dificuldades de inserção dos que não trabalham refletiram na falta de experiência (F% 29,41) e qualificação profissional (F% 26,47). O mesmo ocorreu para os que trabalham no qual à falta de qualificação profissional (F% 25) e experiência (F% 18,75) refletiram suas maiores dificuldades. Para Pochmann (2000), os jovens enfrentam dificuldades pelo fato de serem inexperientes e obterem poucas oportunidades. Fatores relacionados a pouca idade, a falta de vagas também foram observados nos 2 grupos. Acerca das facilidades, a qualificação (F% 46,7), fatores relacionados ao conhecimento, habilidades e atitudes (F% 20) e escolaridade (F% 20) foram enfatizados pelos que não trabalham. Para o outro grupo, seus conhecimentos, habilidades e atitudes (F% 37,5), juntamente com a ajuda e apoio de terceiros (F% 18,75) constituíram fatores que facilitaram o ingresso deles.
CONCLUSÕES:
As principais dificuldades de iniciação profissional referidas pelos respondentes foram a “falta de qualificação profissional”, e “falta de experiência profissional”. Apesar de alguns jovens já estarem inserido no mercado de trabalho, essas lacunas ainda estão presentes na vida profissional deles. Essas dificuldades podem está relacionadas à falta de habilidades e competências necessárias que ainda não obtiveram. Acerca das facilidades, motivos relacionados a “conhecimento, habilidades e atitudes” foram considerados no grupo que trabalha e no que não trabalha. Para os que não trabalham “adquirir qualificação” e “ter escolaridade” pode facilitar a sua entrada no mercado profissional. Por sua vez, para os que já estão trabalhando, “a ajuda e apoio de terceiros” são essenciais para o ingresso. A mentoria propicia oportunidades para desenvolver habilidades e obter acesso às oportunidades de desenvolvimento (KRAM, 1985). Diante disso, acredita-se que a mentoria pode ser uma alternativa de qualificação e inserção profissional para esse público, visando às oportunidades que a Copa 2014 irá oferecer. Segundo o SEBRAE (2012), serão 314 oportunidades profissionais em PE. Assim, este estudo pode contribuir para a compreensão da inserção profissional de jovens da Zona da Mata de PE.
Palavras-chave: Copa 2014, Iniciação profissional, Alunos de escola pública.