65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
ENSAIO in vitro DO EXTRATO BRUTO AQUOSO DA ESPÉCIE AMAZÔNICA Derris sp (TIMBÓ) CONTRA HEMÍPTEROS PULGÕES EM UMA PLANTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM
Juan Campos de Oliveira - Graduando em Ciências Biológicas UEA/CESP
Dilcindo Barros Trindade - Orientador Prof. MSc em Entomologia UEA/CESP
Ricardo de Melo Katak - Colaborador Graduado em Ciências Biológicas UEA/CESP
Edson Rodrigues Costa - Graduando em Ciências Biológicas UEA/CESP
Marcio Luiz Baraúna Batista - Graduando em Ciências Biológicas UEA/CESP
Jairo da Silva Rocha Filho - Graduando em Química UEA/CESP
INTRODUÇÃO:
Devido ao de ataque de pragas, como insetos nas plantações de pequenos produtores do município de Parintins-AM, o prejuízo se destaca pela perda da plantação e prejuízo econômico do próprio agricultor. Na tentativa de amenizar este problema o agricultor utiliza-se inseticidas químicos prejudiciais ao solo, à saúde dos mesmos e promovendo linhagens de populações resistentes. Na nossa região onde existe uma diversidade de espécies com potencial inexplorado e desconhecido, urge a necessidade de prospecção de novas substâncias como controle alternativo. Biomoléculas encontradas em vegetais como metabólitos são responsáveis pela adaptação das plantas e mecanismos de defesas das mesmas (COLEY et al.,1996). Cujos efeitos é variável em insetos podendo ser tóxico, repelente, causar esterilidade, modificar o comportamento, o desenvolvimento ou reduzir a alimentação (ARSON et al., 1990; Bell et al., 1900). As plantas pertencentes ao gênero Lonchocarpus e Derris sp apresentam substâncias químicas como rotenonas podendo ser um potente composto inseticida ( KATHRINA e ANTONIO, 2004). Devido ao pequeno número de estudos voltado a atividade biológica de Derris sp frente a pulgões hemípteros a pesquisa tem sua importante relevância para o problemas relacionados a agricultura no município.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o potencial bioinseticida in vitro do extrato bruto aquoso da espécie amazônica Derris sp contra pulgões da Ordem Hemíptera em uma plantação no município de Parintins-AM.
MÉTODOS:
As raízes do timbó Derris sp foram coletadas no perímetro urbano do município de Parintins-AM, foram levadas ao laboratório de biologia do CESP-UEA, lavadas e secadas em estufa em 50°C. Depois de trituradas, foram adicionadas em solvente aquoso (água destilada) para extração dos seus bioativos por 72 horas em um vidro âmbar, depois de filtrado foi levado ao exaustor para obtenção do pó e armazenados em câmara refrigeradora de 4°C. A diluição dos extratos foi em solventes alcoólico em concentrações de 5g/10 ml (500mg/ml); 5g/5 ml (1000mg/ml); 5g/15 ml (333,3mg/ml); 2,5g/5ml (500mg/ml); 2,5/10ml (250mg/ml); 166,6mg/ml. Para o controle positivo (+) e negativo (-) diluíram 10 ml de solvente aquoso (água destilada) e alcoólico. Os insetos foram obtidos das folhas de couves. Com auxilio de recipientes de plásticos foram levados ao laboratório, os ramos foram cortados em discos foliares de 5 cm de diâmetro colocados em placa de Petri com três replicas, onde foi contado o numero de insetos em cada placa. Para o teste, foi usada uma câmera com tratamento UV, esterilizado e temperatura de ±26°C e ambiente úmido de ±80. Foram pulverizadas a 15 cm de distância, após 24 horas foi contado o numero de mortos e sobreviventes. Os dados estatísticos sobre taxa de mortalidade foi pelo teste ANOVA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observando os resultados obtidos em relação à atividade do extrato aquoso, verificou-se que após 24 horas de aplicação nas respectivas concentrações em 5g por 5;10 e 15 ml em 1000mg/ml; 500mg/ml e 333,3 mg/ml apresentou 88,4%; 84,2% e 85,7% de atividade inseticida. Comparando os estudos do extrato aquoso de Derris amazônica que foi tóxico para Ceratoma arcuatus com aplicação tópica (CL50 = 1,44 μl.mL-1) o mesmo induziu a mortalidade de insetos a 80% (Alécio, 2007). Na concentração de 2,5 g por 5;10 e 15 ml em proporção de 500mg/ml, onde apresentou 66,2% de mortalidade; e nas seguintes concentrações de 250mg/ml e 166,6 mg/ml apresentou 50,3% e 78% de atividade. Para o controle negativo (-) e positivo (+) 10 ml de álcool e água destilada foi verificado como teste testemunha, constatou-se 83,3% de mortalidade para o controle aquoso positivo e 28,5% de mortalidade para o negativo. Avaliação de Lonchocarpus floribundus (Timbó) sobre Toxoptera citridus Kirkaldy, nas concentrações de 5gm/ml e 10mg/ml do extrato aquoso, controlaram mais de 50% da mortalidade (CORRÊA, 2006). Apesar do numero elevado do numero de mortalidade em controle negativo (-), outras concentrações foram eficientes no período de 24 horas, podendo haver possibilidades de maior atividade e controle após a redução do tempo de avaliação.
CONCLUSÕES:
Diante de poucos estudos com extratos brutos de Derris sp e sua ação biológica frente a pulgões (hemípteros) são necessários mais avaliações contra esses organismos. O extrato bruto aquoso da espécie amazônica Derris sp apresentou resultados significativos em termos de porcentagem de mortalidade dos insetos com mais 80% de morte nas concentrações de 5g/ml em 5;10 e 15 ml, onde a melhor concentração foi 5g/10ml comparado com os estudos de outra espécie como Lonchocarpus furibundos frente Toxoptera citridus Kirkaldy (CORREA, 2006). Nas demais concentrações foram valores acima de 50% de mortalidade. Em relação ao controle positivo (+) utilizando água destilada não houve muita influência dos mesmos apresentando resultados insignificantes de mortalidade e o controle negativo houve um grande porcentagem de mortalidade. Devido à alta taxa de morte dos insetos no controle negativo e os resultados significantes nas concentrações testadas serão feitas mais avaliações para melhores resultados. Biomoléculas contidas nesses extratos podem agir em sinergismo com outros princípios ativos tornando-se o mesmo em um grande potencial biotecnológico contra insetos de plantações como os pulgões da ordem dos hemípteros.
Palavras-chave: ataque de pragas, moléculas bioativas, Derris sp.