65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 3. Comunicação Visual
A INFORMAÇÃO E OS NOVOS DESAFIOS DO DESIGN
Ana Beatriz Bezerra de Melo - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL
Hyllane Maria Salgueiro Lopes - Programa de Pós Graduação em Ciências da Informação - UFPE
William Lima Melo - Programa de Pós Graduação em Ciências da Informação - UFPE
Sandra Nunes Leite - Profa. Dra./Orientadora - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
INTRODUÇÃO:
Executar projetos para o desenvolvimento da informação é gerar uma nova perspectiva para o conhecimento no mundo globalizado e o design traz as soluções em projetos visuais. Como objeto desse estudo tem-se a “Fapeal em Revista” e a análise do seu projeto de design gráfico. A revista tem o apelo gráfico maior no uso de texturas e cores nas suas superfícies. Segundo estudos da professora em design, Donis A. Dondis, a cor tem seus significados relacionados com a carga emotiva levada por cada individuo enquanto a textura garante a impressão de dimensão e ritmos reais. O trabalho tanto das ilustrações de capa como da diagramação foi criado com ícones seguindo um padrão. As capas foram criadas sempre com cores quentes e de acordo com Robin Williams, designer gráfica, as cores quentes estão no primeiro plano e direcionam a nossa atenção. A revista utilizou a arte gráfica para a visualização de informações de forma que desperte a atenção, pois, quando a informação é planejada, é realizado um projeto com algumas restrições e os objetivos para com o público-alvo é atingido de forma eficaz, pois, eleva o seu entendimento. Este estudo é uma contribuição nas discussões sobre o design de informação e sua adaptação ao modo de conduta na sociedade da informação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo principal desta pesquisa é ressaltar a importância do design de informação para o projeto gráfico editorial.
MÉTODOS:
Esta pesquisa foi desenvolvida no período de produção do projeto “Fapeal em Revista”, coordenado pela Profa. Drª Sandra Nunes Leite. A pesquisa é qualitativa e possui caráter descritivo. A pesquisa qualitativa proporciona melhor visão e compreensão do problema e o estudo descritivo tem como foco almejar conhecer uma comunidade, seus aspectos característicos, valores, crenças, opiniões entre outros. A coleta de dados seguiu-se dessa forma: a) realizando entrevistas com alguns funcionários da fundação os quais trabalham nos setores responsáveis pela abertura de editais de projetos; b) entrevistas com bolsistas, professores e acadêmicos; O tratamento de dados foi realizado de forma qualitativo-descritivo uma vez que, foram verificadas as relações dos pesquisadores com a fundação, grau de satisfação e assim, ter as informações necessárias para a construção da imagem da fundação para a sociedade alagoana. A consolidação dos dados foi favorável ao trabalho de arte gráfica da “Fapeal em Revista” foi criado, para cada edição, um painel semântico para a construção de suas ilustrações de capa e diagramação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos foram edições com bom alcance, pois, a primeira versão online recebeu também uma versão impressa com o número de tiragem de mil exemplares. O trabalho gráfico conseguiu chamar a atenção não só dos recém-chegados ao ramo da pesquisa científica, mas também, de todos os pesquisadores e da sociedade em geral. Este dado foi comprovado através do aumento de crescente de acessos no site da fundação e de depoimentos recebidos através de contatos com a equipe da revista por meio de e-mails e mensagens nos perfis da revista em redes sociais. Todos os conceitos e ideias desse ramo partem da necessidade de ter dados e teorias em versões que instigue o olhar e a “Fapeal em Revista” foi trabalhada nessa perspectiva, de acordo com as técnicas do design abordadas.
CONCLUSÕES:
A “Fapeal em Revista” teve duas edições disponíveis no site da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas e obtiveram críticas positivas. Tanto pela linguagem utilizada como por sua produção gráfica. O painel semântico utilizado para a produção do design teve como princípio a utilização de ícones e foram relacionados à temática principal de cada edição. Foi bem aceito pelo público principalmente pelo fato das edições terem formado uma identidade, por seguirem uma linha de criação. Nesse caso, os recursos visuais utilizados para a apresentação de dados simples, fizeram com que o processamento da informação fluísse de maneira objetiva, sem desgastar o leitor de revistas eletrônicas que por muitas vezes navega na rede por muito tempo e procura algo que chame a sua atenção. Em um meio eletrônico, a comunicação deve captar a atenção do receptor de forma rápida, por isso, a estética e conforto visual devem ser priorizados. Assim, por meio de estratégias e recursos gráficos a revista obteve reconhecimento e total entendimento pelo público alcançado.
Palavras-chave: criação, visualização, projeto.