65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 1. Anatomia Animal
MICROANATOMIA DO ESTÔMAGO DE Trachops cirrusus (CHIROPTERA PHILLOSTOMIDAE)
Fabricya Roberta da Silva - Graduanda em Ciências Biológicas- UFPE/ CAV
Maria Juliana Gomes Arandas - Mestre em Biociência Animal- UFRPE
Dayane Freitas da Silva - Graduanda em Ciências Biológicas- UFPE/ CAV
Ketsia Sabrina do Nascimento Marinho - Graduanda em Ciências Biológicas- UFPE/ CAV
Nivaldo Bernardo de Lima Júnior - Graduando Ciências Biológicas- UFPE/ CAV
Katharine Raquel Pereira dos Santos - Prof. Dra./Orientadora – Núcleo de Biologia – UFPE – CAV
INTRODUÇÃO:
A ordem Chiroptera é considerada um modelo atrativo para o entendimento da evolução do sistema digestório, visto que apresenta uma dieta amplamente diversificada. É reconhecido que os padrões de distribuição e frequência das células estomacais apresentam características específicas de acordo com o hábito alimentar de cada espécie de morcego. Trachops cirrhosus, uma espécie carnívora, é conhecida por predar lagartos, pequenos mamíferos, incluindo outros morcegos e insetos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar histologicamente o estômago do morcego T. cirrhosus.
MÉTODOS:
Para tanto, foram coletados 5 espécimes por rede de neblina em áreas do município de Curaçá- BA. Em seguida foi realizada a eutanásia, e posteriormente uma incisão na parede abdominal para remoção do estômago, sendo fixado em NBF (formalina a 10% neutra tamponada), posteriormente processado seguindo a técnica histológica de rotina. Os blocos obtidos foram cortados com 4µm de espessura, corados por hematoxilina e eosina e analisados em microscopia de luz.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados indicaram que o estômago está dividido nas regiões cárdia, fundo, corpo e pilórica. Histologicamente, foram identificadas quatro camadas: a mucosa, submucosa, muscular e serosa. Observou-se que as células zimogênicas estão em menor quantidade, enquanto as células oxínticas são abundantes em todo o órgão. A muscular da mucosa apresentou-se delgada e a submucosa composta por tecido conjuntivo denso, rico em vasos sanguíneos e linfáticos. A camada muscular bastante desenvolvida está constituída por fibras musculares lisas dispostas em duas orientações, onde a circular interna é mais espessa e a longitudinal externa que é mais delgada, características essas, que proporcionam uma maior motilidade estomacal.
CONCLUSÕES:
As características histológicas observadas consistem em adaptações que favorecem a digestão das presas consumidas.
Palavras-chave: Histologia, Estômago, Morcego.