65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
Fotometria Visual de Estrelas Variáveis – Projeto científico para o ensino médio
Adriano Aubert Silva Barros - Prof. Me. / Orientador - OAGLL /CECITE /SUPED /SEE-AL
Rôse Meire Dias dos Santos - Escola Estadual José Correia da Silva Titara – CEPA / SEE-AL
Roberta Dias dos Santos - Escola Estadual José Correia da Silva Titara – CEPA / SEE-AL
Thalmane Higino - Escola Estadual Afrânio Lages – CEPA / SEE-AL
Herik Nascimento - Escola Estadual Afrânio Lages – CEPA / SEE-AL
INTRODUÇÃO:
O Observatório Astronômico Genival Leite Lima – OAGLL, tem o objetivo de desenvolver atividades de ensino e divulgação da astronomia colaborando assim, para uma educação plural e de qualidade. Uma das atividades do OAGLL é o programa de Iniciação Científica em Astronomia – Inicia. Este programa tem o objetivo de desenvolver pesquisas, de cunho didático-científicas, com alunos do ensino médio da rede pública. Nos anos de 2010 e 2012 foram propostos três projetos de observação de estrelas variáveis para os alunos inscritos no Inicia. Os projetos foram: Determinação de parâmetros físicos da estrela Eta Aquilae; Fotometria Visual de R Carinae e R Leonis; Fotometria Visual de U Monocerotis. No desenvolvimento de suas pesquisas os alunos realizaram observações com binóculos e telescópios, realizaram a fotometria visual, analisaram os dados com planilhas eletrônicas e socializaram seus trabalhos com apresentações multimidiáticas. Na consecução dos trabalhos, os alunos experimentaram a multidisciplinaridade necessária para a construção do conhecimento e foram além, enviando seus dados à American Association of Variable Star Observers – AAVSO. Desta forma, contribuíram com a comunidade científica mundial nos estudos daqueles objetos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar os resultados didáticos alcançados com o desenvolvimento de três projetos de pesquisa, realizados nos anos de 2010 e 2012, no programa de iniciação científica em astronomia do Observatório Astronômico Genival Leite Lima, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas.
MÉTODOS:
Os procedimentos deste trabalhos foram: Realização do programa Inicia em 2010 e 2012, onde foram propostos os projetos de fotometria visual de estrelas variáveis, ministradas aulas e atividades para fundamentação, desenvolvidas atividades práticas de observação com registro e envio de dados para AAVSO, análise dos dados obtidos, produção do trabalho e socialização em seminário. Em 2010, foi desenvolvido o projeto: Determinação dos parâmetros físicos de Eta Aquilae. No trabalho as alunas Rôse Meire Dias e Roberta Dias. Em 2012, os alunos Thalmane Higino e Herik Nascimento desenvolveram os trabalhos: Fotometria visual de R Carinae e R Leonis e Fotometria visual de U Monocerotis. Os dados obtidos, foram enviados e estão disponíveis no banco de dados internacional da AAVSO. Com a conclusão dos trabalhos, verificou-se, através de entrevistas, o avanço nas habilidades cognitivas dos alunos e a correspondência entre as experiências vivenciadas e as orientações para o ensino de ciências e matemática nos PCN e LDB.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nos três trabalhos, os alunos apresentaram rendimento satisfatório, concluindo todas as etapas planejadas. Participaram produtivamente das aulas de fundamentação para a pesquisa. Realizaram durante, pelo menos dois meses, observações nas quais empregaram o método de fotometria visual utilizando instrumentos. Utilizaram recursos multimidiáticos para socialização de seus trabalhos, produziram um resumo de suas pesquisas na forma de pôsteres. Contribuíram com o estudo dos objetos compartilhando seus dados. Ao entrevistar os alunos, após a conclusão de seus trabalhos, ficou explícito que houve: um aumento significativo do interesse pelos temas científicos; novas habilidades foram adquiridas com a utilização de novas tecnologias e através dos conceitos trabalhados nos projetos; desmitificação da ciência; ampliação dos campos conceituais no que se refere à astronomia; amadurecimento no desenvolvimento de projetos e pesquisas.
CONCLUSÕES:
A observação de estrelas variáveis constitui um ótimo campo para o ensino contextualizado da ciência, como preconiza a LDB e também desenvolve novas habilidades promovendo a ampliação de campos conceituais e multidisciplinaridade, como orienta os PCN. Os projetos desenvolvidos demonstraram ser muito eficazes na construção do conhecimento a partir da prática observacional, na abstração, na análise e na organização do raciocínio lógico para a descoberta. Como relatam os alunos-autores “Na prática da observação, fica tudo mais claro!“. Os projetos de fotometria de estrelas variáveis aproximam os alunos do mundo científico de maneira motivadora e prática, também, possibilita aos que se envolvem, uma verdadeira e significativa experiência, complementando sua formação e contribuindo para uma educação científica de melhor qualidade.
Palavras-chave: Ensino de astronomia, fotometria visual, estrelas variáveis.