65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 2. Medicina Preventiva
SABERES DISCENTES A RESPEITO DE CÂNCER DE PULMÃO E O PAPEL DA ESCOLA NA TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO
Lourran Paula Lacerda - Aluna do Curso de Ciências Biológicas – UFPI/CSHNB
Maria Nayane batista de Sousa - Aluna do Curso de Ciências Biológicas – UFPI/CSHNB
Ana Paula Peron - Profa. Dra - Depto. de Ciências Biológicas – UFPI/CSHNB
Leomá Albuquerque Matos - Prof. Ms - Depto. de Ciências Biológicas – UFPI/CPCE
João Marcelo de Castro e Sousa - Prof. Ms/Orientador – Depto de Ciências Biológicas – UFPI/CSHNB
INTRODUÇÃO:
O câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial, sendo responsável por um grande número de óbitos. Para o Brasil, O número de casos novos de câncer de pulmão estimados no ano de 2012 foi de 17.800 entre homens e de 9.830 nas mulheres. Estes valores correspondem a um risco estimado de 18 casos novos a cada 100 mil homens e 10 para cada 100 mil mulheres. O câncer é considerado um problema de saúde pública que pode ter suas implicações reduzidas principalmente por meio de ações que possibilitem o diagnóstico precoce e prevenção, compreendendo a promoção à saúde e intervenção nos fatores de risco. Nesse caso, a escola tem um papel fundamental na disseminação de informações sobre diversos temas, entre eles, o câncer de pulmão, com o intuito de ressaltar a importância sobre a prevenção, a fim de mostrar e ensinar aos alunos quais os fatores de risco, os sintomas dessa doença e a importância de se diagnosticar precocemente com o intuito de diminuir a incidência da doença no país.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o conhecimento que discentes do ensino médio de escolas públicas do Município de Picos-PI (Brasil) tem sobre o câncer de pulmão, suas causas e prevenção e o papel da escola sobre a transmissão de conhecimentos sobre o tema.
MÉTODOS:
Realizou-se um estudo quantitativo, do tipo descritivo e transversal, com seleção aleatória da amostra. Foram entrevistados 128 alunos com idade entre 15 e 42 anos de sete escolas Estaduais do Ensino Médio do município de Picos – PI (Brasil), que responderam um questionário contendo cinco (05) questões que contemplavam dados pessoais, dez (10) questões sobre a neoplasia em estudo e cinco (05) questões sobre a forma como o mesmo é trabalhado nas escolas, totalizando 20 questões. Os questionários foram analisados, afim de, avaliar a quantidade de erros e acertos dos estudantes a cerca do conhecimento que os mesmos possuem a respeito da temática câncer de pulmão e como esse tema é abordado nas escolas onde foram feitos os questionários. Após a realização dos questionários, foi realizada em todas as escolas analisadas uma palestra referente ao tema e a distribuição de folders educativos para o melhor entendimento do assunto em questão. A obtenção do tamanho amostral da população foi feita a partir do cálculo para população finita com nível de significância alfa: α = 5%, com erro amostral de 7% (E=7%). A escolha (seleção) dos elementos amostrais foi através da amostragem estratificada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observou-se que das 10 questões apresentadas a respeito do câncer de pulmão a média de acertos entre os alunos foi de 02 questões. O tema câncer de uma forma geral é vista pelos estudantes como uma doença incurável, apenas 20,6% relaciona com tumor maligno. Os alunos mostraram um percentual de erros elevado quanto o conceito do câncer de pulmão e os fatores de risco relacionados ao mesmo. Em relação ao conhecimento da probabilidade de um fumante desenvolver câncer de pulmão e a prevenção do mesmo, os resultados mostraram-se mais animadores. Já em relação ao tabagismo passivo influenciar no desenvolvimento da doença, aos termos estadiamento, diagnóstico e as formas de tratamento mostrou que os alunos possuem pouco conhecimento a respeito. Trabalho como de Pozzer et al., (2009), Varella & Jardim (2009), Garutti & Leon (2011), corroboram com os resultados do presente estudo onde alunos de escolas publicas no Brasil possuem um conhecimento limitado quando se refere ao tema pesquisado. Foi questionado aos alunos como as escolas vem trabalhando tal assunto. Nesse caso, 80% dos discentes relataram que a mesma não trabalha essa temática, justificando de certa forma o resultado encontrado e a necessidade de realizar eventos para melhorar o conhecimento dos discentes sobre o tema.
CONCLUSÕES:
O câncer é um problema de saúde pública devido sua alta incidência e natalidade. Assim, faz-se necessário identificar, analisar e descrever o conhecimento que os discentes de escolas públicas do Brasil têm a respeito desta temática. A escola funciona como meio de comunicação para a transmissão de diversos assuntos, porém alguns são evidenciados com mais frequência, o câncer de pulmão, tema do trabalho, não se mostrou como um assunto trabalhado no âmbito escolar, fazendo-se necessárias atitudes simples e inovadoras no que dizem respeito à promoção de saúde. Este trabalho procurou mostrar o conhecimento que os alunos possuem a respeito do tema abordado, onde foi observado que a maioria apresentou baixo conhecimento a respeito do assunto. Dessa forma, fez-se necessário a elaboração de medidas educativas mais eficazes como palestras e folder educativo auxiliando na criação de novas concepções e comportamentos desses alunos orientando assim de forma mais efetiva em relação a esta temática.
Palavras-chave: Patologia, Educação, Informação.