65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
Zinco capilar em crianças pré-escolares
Dixis Figueroa Pedraza - Universidade Estadual da Paraíba
INTRODUÇÃO:
A deficiência de zinco vem se revelando como uma carência nutricional importante nos países em desenvolvimento, precisando de maior conhecimento. O diagnóstico da deficiência de zinco apresenta limitações condicionadas pela sensibilidade e especificidade dos métodos disponíveis. O estado nutricional de zinco é mais bem caracterizado pelas concentrações sanguíneas e capilares, porém poucos estudos têm utilizado a medida capilar. A determinação de zinco no cabelo apresenta vantagens em relação às concentrações séricas por ser um procedimento menos invasivo, por facilidades logísticas e por menores variações relacionadas ao momento do dia, consumo alimentar e processos infecciosos agudos. Por ser um indicador de depósitos, concentrações de zinco capilar adequadas refletem a ingestão habitual e maior apropriação para analisar desfechos crônicos. Apesar disso, a associação entre os níveis de zinco no cabelo e a desnutrição crônica tem sido pouco abordada.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar as concentrações de zinco capilar em crianças pré-escolares, avaliando diferenças de acordo com o sexo, idade, crescimento, situação socioeconômica e características do cabelo.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo epidemiológico de delineamento transversal em amostra probabilística de 282 crianças. Os procedimentos para coleta e processamento das amostras de cabelo obedeceram às recomendações feitas por Harrison e colaboradores. As concentrações de zinco capilar foram analisadas empregando a técnica de Espectrofotometria de Absorção Atômica de Chama. Concentrações de zinco no cabelo < 70 ppm foram considerados para indicar deficiência de zinco. As curvas de referência da Organização Mundial de Saúde utilizaram-se para classificar as crianças com déficit de altura. As outras informações foram obtidas com as mães ou responsáveis pelas crianças, por meio do preenchimento de um questionário contendo informações relacionadas às crianças e ao contexto domiciliar. Diferenças nas concentrações médias de zinco capilar de acordo com o sexo, idade, crescimento, situação socioeconômica e características do cabelo foram testadas utilizando o t-student ou ANOVA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A deficiência de zinco foi observada em 9,1% das crianças, com média de 306,06 ppm ± 245,13. Menores concentrações de zinco capilar foram encontradas nas crianças cujos domicílios tinham menor número de cômodos, menor número de indivíduos e que não eram próprios. Crianças de 37-72 meses apresentaram maiores concentrações do que crianças de 6-12 meses e de 13-36 meses. As concentrações de zinco capilar não mostraram diferença estatística de acordo ao sexo nem do crescimento, diferentemente do encontrado para algumas características do cabelo que mostraram variações. A pesar de reconhecido o papel do zinco no crescimento linear, os estudos epidemiológicos convergem na não identificação de associação, o qual encontra explicações de índole biológica e da magnitude das respectivas deficiências. Maior quantidade de estudos é necessária para abordar o estado nutricional de zinco na perspectiva de vulnerabilidade socioeconômica e variações condicionadas pelas características do cabelo.
CONCLUSÕES:
A deficiência de zinco é um problema na população estudada; a vulnerabilidade por gênero e faixa etária a menores concentrações de zinco capilar, associada às taxas de crescimento, constata-se nas crianças de menor faixa etária; as condições socioeconômicas e as características do cabelo podem influenciar as concentrações de zinco capilar.
Palavras-chave: Estado nutricional, Criança, Zinco.