65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 3. Tecnologia de Alimentos
ELABORAÇÃO DO MAPA DE RISCO DE UMA SORVETERIA DO MUNICÍPIO DE PIRES DO RIO – GO
Jucimar Ferreira de Oliveira - Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. IFGoiano – campus Urutaí.
Cecília Fernandes Ribeiro - Tecnóloga em alimentos.
Lísmaira Gonçalves Caixeta Garcia - Mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Universidade Federal de Goiás -
Millene Aparecida Gomes - Mestranda em Engenharia Agrícola. Universidade Estadual de Goiás – UEG.
Joice Vinhal Costa Orsine - Professora orientadora. IFGoiano - campus Urutaí
INTRODUÇÃO:
Os fatores de risco provocam cargas à saúde dos trabalhadores e se transformam em situações de risco que, quando não eliminadas, ocasionam eventos de riscos ou acidentes de trabalho (típicos, trajetos e doenças do trabalho), cujos efeitos podem atingir suas famílias, a população e o ambiente do entorno ou da região. Estas situações de risco têm origem na organização dos processos de trabalho influenciados por dinâmicas sociais, tecnológicas e de promoção de saúde, que necessitam serem vigiadas pelos trabalhadores, pela população afetada/agravada e pelo Estado, no sentido de serem eliminadas num processo de vigilância à saúde no trabalho (PIGNATI, 2007). A qualidade da vida do ser humano afeta diretamente o seu desempenho no local de trabalho. Quanto melhor estiverem suas funções orgânicas, melhor será a sua resistência e menor será a fadiga e o estresse. Assim sendo, se o homem estiver organicamente, ele estará com uma maior propensão a cometer erros e a sofrer ou a causar um acidente (TESKE, 2003).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Elaborar o mapa de riscos do local e discutir possíveis melhorias para a qualidade de vida dos trabalhadores no espaço de desenvolvimento de uma sorveteria localizada no município de Pires do Rio – Goiás.
MÉTODOS:
Para a obtenção de informações, a metodologia foi dividida em diversas etapas, obtendo informações da discrição do local, do processo de produção onde foi subdividido em sete itens, a quantidade de colaboradores por setor e o perfil dos colaboradores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi feito o levantamento de riscos por cada atividade, entre eles os riscos físicos onde no momento do armazenamento somente um funcionário tem acesso ao freezer de armazenamento do sorvete, e este não utiliza proteção nas mãos. Esse contato direto com baixas temperaturas pode causar alergias e rachaduras nas mãos e o liquidificador industrial e a torre da máquina produtora de sorvetes causam ruídos durante seu funcionamento, provocando desconforto ao trabalhador do setor; os ricos químicos o funcionário responsável pela medição e pesagem dos ingredientes fica em contado direto pós e pastas, porem utiliza mascara protetora para nariz e boca, evitando os problemas devido ao rico químico existente; os ricos ergonômico a concentração exigida no momento da realização da atividade (pesagem de ingredientes); ricos biológicos é em relação ás conchas, onde se sugere que a empresa compre mais unidades destas, para se fazer a troca e a higienização correta com frequência evitando contaminação microbiológica; os ricos mecânicos recomenda –se a substituição de copos de vidro por copos plásticos evitando a quebra e cortes dos colaboradores e dos consumidores no estabelecimento foi elaborado o mapa de risco da sorveteria estudada, onde cada cor apresenta uma atividade de risco.
CONCLUSÕES:
No caso da empresa em estudo, as medidas adotadas podem ser simples, como a utilização de equipamentos de segurança, revezamento dos funcionários, entre outras ações simples, até mais complexas, como alterações na parte física da instalação, com a construção de banheiros e vestuários separados por sexo, para assim diminuir a contaminação biológica. É importante ressaltar que qualquer gasto com segurança representa um investimento na qualidade de vida do trabalhador, e na sua capacidade produtiva e que tais investimentos evitarão possíveis gastos com indenizações e demais transtornos para a empresa.
Palavras-chave: Segurança do trabalho, Saúde, Prevenção de acidentes.