65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
Reflexões Sobre a Integração de Imigrantes Haitianos na Cidade de Manaus
Maria da Glória Vitório Guimarães - Profa. Dra./Orientadora - FES - Depto.Administração - UFAM
Nixon Diniz Pereira - Prof./Orientador - Faculdade de Estudos Sociais - Depto. de Administração - UFAM
Danna Chrissye Lima Dantas - Faculdade de Estudos Sociais - Depto. de Administração - UFAM
Bianca Andrade Alves - Faculdade de Estudos Sociais - Depto. de Administração - UFAM
Gabriel José Bremgartner da Frota - Faculdade de Estudos Sociais - Depto. de Administração - UFAM
INTRODUÇÃO:
Deve-se observar que o processo de imigração possibilita novas descobertas, encontros e desdobramentos, por conseguinte torna-se crucial avaliar a percepção dos imigrantes haitianos acerca do ambiente de trabalho e do processo de socialização na cidade de Manaus. Para tanto, faz-se necessário compreender certas questões: o Haiti foi marcado por uma série de governos ditatoriais e golpes, a população haitiana vivencia uma guerra civil e muitos problemas socioeconômicos. Atualmente sua economia se encontra desequilibrada, sem perspectivas de retorno ao crescimento, sendo o país mais pobre da América, com 45,2% da população analfabeta e a expectativa de vida é de apenas 60,9 anos. Sua renda per capita é extremamente baixa, aproximadamente 60% da população é subnutrida e mais da metade vive abaixo da linha de pobreza e seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,404. Ademais, em 2010, ocorreu um terremoto de proporções catastróficas, com magnitude sísmica 7,0 na escala Richter. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha estima que cerca de três milhões de pessoas foram afetadas, o referido terremoto causou grandes danos a Porto Príncipe, Jacmel e outros locais da região, milhares de edifícios foram destruídos ou gravemente danificados.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo tem por objetivo conhecer aspectos do processo de integração de imigrantes haitianos, a partir da análise de determinados pontos do cotidiano de trabalho e da vida diária na cidade de Manaus. Para compreensão dessa realidade, objetiva-se comparar as vivências e percepções destes imigrantes com a escala das hierarquias de Abraham Maslow.
MÉTODOS:
As naturezas dos conhecimentos se distinguem pelo grau de sistematização e de exatidão nelas registadas, neste estudo se trabalhou com uma pesquisa quantitativa, de cunho descritivo, que tem por base um questionário auto-administrado com 40 assertivas. Foram participantes imigrantes haitianos homens, que estejam inseridos no mercado de trabalho, residentes em Manaus entre janeiro de 2011 a janeiro de 2013. Os dados foram analisados através do software SPSS, sendo verificada a frequência, o percentual e correlação entre as variáveis, bem como uma análise comparativa de forma a realçar as semelhanças e divergências das dimensões estabelecidas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O Amazonas é o Estado que mais empregou cidadãos haitianos no Brasil, segundo dados do Conselho Nacional de Imigração do Ministério do Trabalho (CNIg), como também, das 920 vagas oferecidas em todo o Brasil para os imigrantes haitianos, 55% destas vagas foram criadas no Amazonas, ademais, na cidade de Manaus existe um Polo Industrial pulsante, onde a maioria das empresas encontram-se certificadas pela ISO 9001 e ABNT 14001, por conseguinte 68% dos haitianos consideram Manaus um bom lugar para viver e trabalhar, além disso, 71% dos imigrantes informaram que estão adaptados e vieram para o Brasil na busca de sobreviver e ajudar a sua família, também percebeu-se que o polo de abertura à mudança correlacionou-se positivamente com os aspectos de adaptação geral e à interação na comunidade, e não apresentou correlação com a adaptação ao trabalho.
CONCLUSÕES:
Os resultados permitem apontar que os participantes consideram o Brasil um bom lugar para morar e trabalhar, bem como indicam que as condições físicas de trabalho no Brasil são melhores que no Haiti, quanto aos apoios recebidos foi verificado que o apoio governamental é praticamente inexistente, sendo as igrejas católicas apontadas como formas de apoio mais eficientes
Palavras-chave: Imigração, Socialização, Trabalho.