65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 3. Pastagem e Forragicultura
BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS ASSOCIADAS À ESPECIES DE Brachiaria: POTENCIAL DA FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE PH E NaCl
Williane Patrícia da Silva Diniz - Discente de Zootecnia e PET Biotecnologia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
Gilka Talita da Silva - Discente de Zootecnia e PET Biotecnologia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
Everthon Fernandes Figueredo - Discente de Zootecnia e PET Biotecnologia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
João Tiago Correia Oliveira - Doutorando em Zootecnia, Depto. Zootecnia/UFRPE
Fernando José Freire - Professor, Departamento de Agronomia, UFRPE
Júlia Kuklinsky-Sobral - Profa./Orientadora, PET Biotecnologia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE.
INTRODUÇÃO:
A pecuária brasileira apresenta uma área de aproximadamente 200 milhões de hectares de pastagens cultivadas, estas principalmente com gramíneas do gênero Brachiaria, devido a sua elevada adaptabilidade e tolerância às condições de solos ácidos e de baixa fertilidade, aliada ao seu valor forrageiro (Silva et al., 2010). Dentre estas espécies destaca-se a B. decumbens e B. humidicola, que desempenham um importante papel na produção de carne e leite, viabilizando a pecuária em diferentes tipos de solos e regiões (Boddey et al. 2006).
O nitrogênio é o mais importante elemento na agricultura, sendo a sua ausência um fator limitante para o crescimento e produtividade das culturas. Tendo em vista o elevado custo dos fertilizantes nitrogenados e que 50% do N aplicado é lixiviado e/ou volatilizado, a fixação biológica vem a fornecer parte do nitrogênio de forma mais econômica (reduzindo os custos com fertilizantes) e eficiente à planta, consistindo em um importante processo realizado por micro-organismos, denominados diazotróficos, que são capazes de converter o nitrogênio atmosférico (N2) em amônia (NH3) evitando perdas e contribuindo com o meio ambiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Selecionar bactérias com potencial capacidade de fixação biológica de nitrogênio em diferentes pHs e concentrações de sal, associadas a plantas de Brachiaria decumbens e Brachiaria humidicola cultivadas em Pernambuco.
MÉTODOS:
Foram analisadas 24 linhagens bacterianas endofíticas de raiz e da rizosfera de plantas de Brachiaria decumbens e B. humidicola, cultivadas no município de Correntes, Pernambuco. As linhagens bacterianas são pertencentes à coleção de culturas microbianas do Laboratório de Genética e Biotecnologia Microbiana, da Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para a seleção de bactérias diazotróficas, as linhagens bacterianas foram cultivadas, a partir de colônia isolada, em meio de cultura líquido TSA (Trypcase Soy Agar), incubadas por 18h sob agitação constante (120rpm). Em seguida, foi realizado o inóculo de 100 µL de cada cultura bacteriana em meio semi sólido NFb (Dobereiner et al., 1995), livre de fonte nitrogenada, em pH 6,8 e 5,5; com 0%, 1%, 3% e 5% NaCl, incubados por oito dias a 28°C. Os experimentos foram realizados em triplicatas e o resultado positivo foi caracterizado pela mudança de coloração do meio e formação de um halo no interior do meio de cultura.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentre as linhagens avaliadas, foi possível observar que independente da concentração de pH (6,8 ou 5,5) 83% das linhagens foram capazes de crescer em meio de cultura livre de fonte nitrogenada, ou seja, apresentaram a formação de um halo de crescimento horizontal no interior do meio de cultura. Além disso, foi possível observar diferença na frequência de linhagens potencialmente diazotróficas em pH 5,5, em relação ao nicho do qual foi isolada, tendo maior prevalência nas endofiticas de raiz, apresentando 96% positivas das analisadas, as da rizosfera 87% foram positivas, diferentemente do pH 6,8 onde ambos possuíram potencial fixação biológica de nitrogênio. Diferentemente de Silva et al. (2010), não foi constado diferenças significativas na capacidade de FBN entre as espécies a Brachiaria.
Neste contexto, o teste de resistência à salinidade, com diferentes concentrações de NaCl, a partir da concentração padrão, resultou em diferenças entre os nichos isolados de raiz e rizosfera quanto ao nível de concentração salina atingida. Destacando-se os isolados de endofiticos de raiz que fixaram em todas as concentrações de NaCl, diferentemente da rizosfera que fixou apenas em 0%, 1% e 3% de NaCl. Portanto, os mecanismos de interação bactérias /planta devem ser melhor investigados.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados, é possível concluir que espécies de Brachiaria, cultivadas em Pernambuco, apresentam interação com as bactérias potencialmente diazotróficas e que diferentes concentrações de pH e sal inibem a fixação biológica de bactérias diazotróficas associadas à espécies Brachiaria, entretanto essas variações não ocorrem apenas com as diferenças na concentração de pH e NaCl, mas também com os nichos. Neste aspecto, as linhagens endofiticas de raiz demonstram ser mais tolerantes a determinadas mudanças, tornando-as candidatas a experimentos de promoção de crescimento vegetal em solos com diferentes pH e salinos.
Palavras-chave: Bactérias diazotróficas, Pastagem, Promoção do crescimento.