65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: RELATOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Estela Andrade de Mendonça - Depto. De Química – UFS
Maria Elane Mendonça Santos - Depto. De Química – UFS
Cléber Thiers da Silva Nunes - Depto. De Química – UFS
Miguel Juraci Bomfim - Prof. da rede de Educação Básica do Estado de Sergipe
Gladston dos Santos - Prof. Msc./Orientador – Depto. de Química – UFS
INTRODUÇÃO:
O Estágio Supervisionado para o Ensino de Química I (ESEQ) é o período curricular em que o aluno da licenciatura começa a (re)construção da identidade docente, a partir das experiências e reflexões vividas a cerca de observações do seu futuro ambiente de trabalho. Neste período o estagiário tem a oportunidade de observar e coletar dados da escola desde a estrutura física até as metodologias de ensino dos professores, atividades estas que visam contribuir para a formação inicial do graduando, como também entender o funcionamento e as legislações de ensino que regem o funcionamento da instituição escolar. A vivência do ESEQ possibilita a identificação das principais dificuldades enfrentadas no âmbito escolar, que revelam a realidade das escolas e como acontece o processo de ensino aprendizagem. E desse modo, a partir de debates entre estagiários que discutam diferentes realidades, é permitido a obtenção de novos saberes e visões sobre o ensino-aprendizagem e o papel do professor. O presente trabalho propõe relatar as discussões acerca dos primeiros contatos com o espaço escolar, em virtude do desenvolvimento do ESEQ, como atividade integrante do currículo do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe Campus Professor Alberto Carvalho.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar possíveis contribuições do estágio supervisionado para Ensino de Química I na formação inicial de professores de Química.
MÉTODOS:
O ESEQ fora realizado em um colégio do agreste sergipano. O licenciando, no ato de seu estágio, é orientado a descrever a realidade da escola, sobre diferentes perspectivas de olhares, seja a partir da visão do professor, do aluno, enquanto comunidade ou direção da escola. Foi feito observações sobre a realidade escolar, comportamento dos diversos componentes da escola, sendo que as mesmas eram efetivadas duas vezes por semana com carga horária de quatro horas por dia. As observações eram anotadas em um caderno denominado diário de estágio e onde constavam todas as informações relevantes que permitam uma reflexão investigativa sobre práticas pedagógicas, e ainda, permitindo a socialização das práticas vivenciadas e a construção de reflexões a cerca da formação do professor.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os aspectos identificados foram que as atividades desenvolvidas no ESEQ se associam em um momento de aperfeiçoamento de conhecimentos, onde os alunos estagiários no decorrer da aquisição de saberes desenvolvem também um conhecimento pessoal e profissional sobre a carreira docente a partir das observações realizadas, anotadas e discutidas em sala de aula em culminância com os demais colegas e professor. Desse modo o graduando já em sua formação inicial enfrenta a complexidade do papel do ser professor. A prática do estágio por parte do licenciando visa também o desenvolvimento de competências e habilidades que promovam a qualificação do futuro docente, visto que o mesmo através da observação é capacitado a identificar problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. As observações foram feitas em duas turmas do primeiro ano do ensino médio do supracitado colégio, uma turma a disciplina Química era lecionada por um professor formado em Química, e a outra era lecionada por uma professora formada em Física. Foi perceptível que mesmo as duas metodologias de ensino ser diferentes, o grau de aprendizagem dos alunos era satisfatório, pois estes mostravam ativos em sala, principalmente a turma da professora.
CONCLUSÕES:
A realização do estágio é parte importante no processo de formação inicial do professor, pois é a partir dele que será possível vivenciar algumas experiências do ensino-aprendizagem tanto em sala de aula como também das discussões baseadas nas experiências vividas entre outros alunos estagiários. Analisar a prática dos professores em ação nos traz à vista questões como as dificuldades enfrentadas pelos docentes e pelos alunos tanto na vida cotidiana, social ou escolar com estrutura familiar ou escolar, formação tanto acadêmica quanto social. A realização do estagio é um passo importante para a construção da carreira docente. Pois este possibilita uma vivencia do que será a futura profissão, abrindo visões amplas do conhecimento, criando reflexões sobre as diferentes práticas de ensino vivenciadas preparando-se assim para desenvolver com segurança a futura profissão.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Formação inicial de Professores, Observações.