65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
PROPAGAÇÃO DE Blechnum occidentale: UMA PTERIDÓFITA COM POTENCIAL FARMACOLÓGICO
Eduardo Barreto da Silva - Depto. de Ciências Biológicas - UEFS
Lenaldo Muniz de Oliveira - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Ciências Biológicas - UEFS
Fabiana Regina Nonato - Co-orientadora, Pesquisadora do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - CPqGM
Taís Soares Macedo - Bióloga, Pesquisadora do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - CPqGM
INTRODUÇÃO:
Dentre os principais grupos de plantas, a importância das pteridófitas para uso medicinal já é conhecida entre os pesquisadores da área, com literatura já publicada neste tema (Barros & Andrade, 1997). As pteridófitas abarcam o maior grupo de plantas vasculares e o mais diversificado depois das plantas com flores, possuindo nos trópicos sua maior diversidade (Raven et al., 1996). No Brasil, é estimado cerca de mil espécies nesse grupo de plantas, o que corresponde a 10% da flora mundial de pteridófitas (Windisch, 1990). O gênero Blechnum é um dos principais representantes da Floresta Atlântica, constituído por dezenas de espécies. O gênero tem distribuição pantropical, com cerca de 200 espécies (Smith et al. 2006), a maioria ocorrendo no Hemisfério Sul (Proctor, 1989). A partir do crescente interesse no mercado mundial pelo uso de produtos naturais, dentre eles os fitomedicamentos, a indústria farmacêutica vem aumentando o estímulo sobre os estudos em pesquisa e desenvolvimento de novas substâncias. Devido à incipiência de informações sobre a propagação e cultivo, dentro do gênero Blechnum, novos estudos sobre estes aspectos devem ser implementados, buscando-se a exploração destas espécies de maneira ecologicamente sustentável.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estudar formas de propagação vegetativa de espécies do gênero Blechnum oriundas de Mata Atlântica, empregando experimentações específicas para a identificação do substrato mais adequado para a propagação e cultivo e do tipo de propágulo com maior capacidade de regeneração de plantas.
MÉTODOS:
A coleta dos espécimes de Blechnum occidentale foi realizada em duas localidades: 19º Batalhão de Caçadores (Salvador – Bahia) e na Serra da Jibóia (Município de Santa Terezinha, Bahia). Os experimentos de propagação e cultivo foram desenvolvidos em Estufa Agrícola climatizada da Unidade Experimental Horto Florestal da UEFS. Foram avaliados os efeitos de diferentes substratos e diferentes tipos de mudas. Os substratos utilizados foram: Substrato comercial Biomix®; Fibra de coco + substrato comercial Biomix® + composto orgânico (1:1:1), composto orgânico + Argila (1:1). As mudas foram obtidas através de cortes transversais nos rizomas, utilizando-se propágulos com 1 a 2 frondes e com 3 a 4 frondes. Os propágulos foram plantados em vasos plásticos (1 litro) preenchidos com um dos três tipos de substrato testados. O experimento foi desenvolvido utilizando-se 20 plantas para cada tipo de substrato, sendo 10 oriundos de propágulos com 1 a 2 frondes e 10 de propágulos com 3 a 4 frondes. As avaliações foram realizadas no 40º dia, 80º dia e 120º dia de cultivo, quantificando-se os caracteres de desenvolvimento vegetal. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância, testando-se as médias pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade de erro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em relação ao tipo de substrato foi obtido, segundo a análise estatística dos dados, que os substratos não promoveram diferenças significativas entre si sobre as variáveis: número de frondes férteis, de frondes estéreis e de báculos. Não foram observadas diferenças significativas para número de frondes estéreis, de báculos e no tamanho da maior fronde nas plantas obtidas a partir de propágulos com 1 a 2 frondes e com 3 a 4 frondes. Por outro lado, um maior número de frondes férteis foi verificado em plantas obtidas a partir de propágulos com 3 a 4 frondes. Nas avaliações do crescimento realizadas nos diferentes períodos de cultivo verificou-se que o período relativo a 120 dias possibilitou o maior potencial de crescimento das plantas em relação ao número de frondes férteis e ao tamanho da maior fronde, enquanto que os períodos de 80 e 120 dias possibilitaram a obtenção de maior número de báculos.
CONCLUSÕES:
O método de propagação utilizado, com corte transversal do rizoma, permite a propagação vegetativa da espécie Blechnum occidentale. Além disso, a espécie pode ser propagada a partir de fragmentos de rizoma com 1 a 2 ou com 3 a 4 frondes, utilizando-se substrato comercial Biomix®, isolado ou em mistura com fibra de coco e composto orgânico.
Palavras-chave: Plantas medicinais, Pteridófitas, Blechnaceae.