65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
Notícias Científicas: Você entende tudo que lê?
Felippe de Oliveira Salles Santos - Depto. Física - UFRRJ
Tatiana Miranda de Souza - Depto. Física – PET-Física - UFRRJ
Frederico Alan de Oliveira Cruz - Prof. Dr./Tutor - Depto. Física – PET-Física – UFRRJ
INTRODUÇÃO:
Os conhecimentos científicos adquiridos nas pesquisas e produção de novas tecnologias, bem como os fenômenos naturais sempre produziram interesse e impacto na sociedade de forma geral. Pode-se dizer que a divulgação científica ganhou força a partir do século XVII, quando o primeiro jornal impresso foi criado, na Europa, e permitiu assim que um número maior de pessoas pudessem obter informação sobre muitos fenômenos e que antes estavam restritos a poucos. No Brasil a divulgação de temas ligados a ciência somente ganharam força no final da década de 40, muito em função do atraso científico presente em nosso país. As notícias ligadas a ciência passaram a ter divulgação mais presente em nossa sociedade com o aparecimento de algumas revistas especializadas na década de 80, que impulsionaram o acesso aos temas científicos. Com o avanço da rede mundial de computadores (internet) no Brasil na década de 90 as notícias de cunho científico puderam estar mais próximas do acesso da sociedade, visto que muitos jornais e revistas passaram a noticiar quase em tempo real as descobertas, avanços tecnológicos e eventos naturais. A questão é que, muito em função da falta de especialização necessária, muitos desses textos podem estar chegando a sociedade de forma superficial ou mesmo de forma equivocada.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar, a partir de um conjunto de notícias em jornais e revista presentes na internet e de forma impressa, se as notícias sobre ciência e tecnologia trazem algum tipo de informação equivocada ou mesmo superficial sobre os temas abordados.
MÉTODOS:
Este trabalho foi realizado no seguinte conjunto de etapas, que são descritas a seguir: (1) inicialmente foram escolhidas as fontes das notícias a serem analisadas; (2) posteriormente foram realizadas buscas, aleatórias, por notícias de Física, Astronomia e Tecnologia; (3) Após a fase de busca, foi feita a separação “bruta” das notícias dentro dos temas escolhidos; (4) as notícias selecionadas foram, então, analisadas buscando identificar a forma com que o tema foi exposto e, separadas nos seguintes grupos: adequada, que descreve sobre o tema de forma a fornecer ao leitor total entendimento, superficial, que traz poucos detalhes sobre o assunto, complexa, que apesar de sua exatidão científica possui um texto de pouca clareza para o leitor, e equivocada, que possui erros conceituais em seu texto; (5) Finalmente os dados obtidos foram tabulados e colocados em gráficos para realização da sua análise.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na escolha das fontes de pesquisa, foram usadas as notícias vinculadas no: G1.com, portal pela Central Globo de Jornalismo e considerado o maior site de notícias do país, R7, portal concorrente do G1, Folha Online, ligado ao jornal Folha de São Paulo o segundo maior jornal de circulação do Brasil, e o Zero Hora, jornal de impacto na região sul e que está entre os dez de maior circulação do país. Na separação de notícias foram selecionadas aleatoriamente 44 notícias ao todo, envolvendo as áreas de Física, Astronomia e Tecnologia. Na análise das notícias encontramos que 75% estavam expostas de forma adequada, isto é, descrevendo o assunto tratado com clareza e coerência. Um conjunto de 21% das notícias foi classificado como superficial, pois traziam poucos detalhes sobre o tema e que não permitiam um entendimento claro. Apenas 2% estavam com seu texto colocado de forma complexa, que apesar de possuir conceitos científicos corretos não tratavam o tema de forma clara, e outros 2% foram classificadas como equivocadas possuindo erros conceituais.
CONCLUSÕES:
Nesta análise foi possível perceber que os temas científicos observados ainda são pouco divulgados pela mídia, o que acarreta na diminuição do interesse sobre esses campos da ciência. Mesmo com a falta de divulgação científica, nota-se que os temas ligados à ciência, dentro da pesquisa realizada, aparecem, na grande maioria das vezes, de forma adequada e muitos dos temas estão associados a infográficos, facilitando o entendimento e a compreensão sobre o assunto abordado. Apesar das fontes de notícias, portais da internet e jornais impressos, procurarem publicar, em sua maioria, matérias com bom embasamento científico e com textos que permitem um melhor entendimento dos leitores dos fatos que estão ocorrendo, um quarto do total de notícias pesquisadas apresentam informações que podem gerar algum tipo de distanciamento entre a ciência e a população, mostrando a importância da consultoria científica na preparação de alguns textos e matérias.
Palavras-chave: Jornalismo, Física, Ciência.