65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
GESTORES ESCOLARES E O USO DAS TIC POR MEIO DO PROINFO: UM OLHAR ÀS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE PICOS – PI
Natã Rogério Soares Borges - Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – UESPI.
Alda Francisca Rodrigues de Sousa - Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – UESPI.
Maria Eydiene Almondes de Brito - Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – UESPI.
Marina Santos Carvalho - Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – UESPI.
Daniel de Holanda Silva - Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – UESPI.
Helena Cristina Menezes - Professora M.Sc./ orientadora - Campus Professor Barros Araújo – UESPI.
INTRODUÇÃO:
O advento das tecnologias e a forma que estas afetam a escola é o ponto chave desta discussão. Frisamos o papel da gestão educacional frente essa demanda com vistas ao contexto da gestão escolar. Exigem-se dos gestores habilidades e criatividade para encontrar soluções, sobretudo, para aumentar a eficiência, utilizando, entre outros mecanismos, os modelos de avaliação do desempenho (NETO; CASTRO, 2011). A integração de recursos tecnológicos em ambiente escolar, não é tarefa fácil e direta, sendo imprescindível uma avaliação tecnológica e pedagógica junto da comunidade educativa, de modo a considerar que essa integração é uma mais-valia para o processo ensino-aprendizagem (PAIVA, 2002 e PAIVA, 2003). Ressaltamos nesse estudo de caso os impactos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO e suas implicações na gestão escolar. Consideramos que essa observação possa servir como reflexão ao papel do gestor escolar frente ao compromisso com a aprendizagem dos educandos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se realizar um levantamento de dados relativos à gestão escolar e uso das TIC na educação. Partimos do ponto central o programa PROINFO, verificando sua existência e reflexos no cotidiano escolar.
MÉTODOS:
A dinâmica metodológica foi desenvolvida por meio da aplicação de questionários aos gestores escolares em quatro unidades da rede estadual do município de Picos – PI. O mesmo foi organizado com questões mistas, apoiado nas seguintes categorias: perfil do gestor escolar; o uso das TIC no seu cotidiano; existência e utilização do PROINFO nas unidades escolares investigadas. A apreciação dos dados foi feita por meio de análise do conteúdo com base em Bardin (2009). Além da observação participante realizada pelos autores durante de um período de dois meses, concomitante ao estágio supervisionado III, prática obrigatória em regência no ensino médio.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em relação ao perfil dos sujeitos investigados destacamos que, dos 04 gestores escolares, 03 deles se situam na faixa etária de 25-35 anos. Apenas um deles está acima de 45 anos. No entanto, este último é o que mais se utiliza de recursos tecnológicos no seu cotidiano pessoal e profissional. Cabe-nos considerar que a motivação para o exercício da função de gestor escolar estabelece relação com seu aprendizado cotidiano e, consequentemente, este influencia no trabalho que irá desenvolver junto à equipe escolar. Em relação à formação dos gestores todos possuem especialização. Tal fato demostra à procura por aperfeiçoamento embora não seja especificamente na área da gestão escolar. Entendemos que o pleno fazer pedagógico independe da idade ou somente das influências formativas. Isso requer um conjunto de aspectos que se sistematizam conjuntamente criando condições para o desenvolvimento de suas ações. Das quatro unidades escolares investigadas constatou-se que todas são contempladas com o PROINFO, existindo nas mesmas mecanismos de incentivo aos professores para o uso das TIC., Tais incentivos ocorrem com maior frequência a partir de formação continuada oferecida pelos técnicos no Núcleo Tecnológico da Educação – NTE, ligado à Gerência Regional de Educação. Como reflexos do PROINFO, verificou-se uma grande variabilidade de recursos disponíveis para as escolas, porém a distribuição ou aquisição não ocorre de forma que todas tenham os mesmos recursos.
CONCLUSÕES:
Foi constatada a existência do PROINFO em todas as escolas. Quando nos referimos ao uso de recursos tecnológicos foi perceptível que relação faixa etária nada influencia. No tocante ao reflexo do uso das TIC na escola, durante os dois meses de observações raramente foram observados a utilização das mesmas seja pelos gestores, seja pelos professores, mesmo a escola dispondo de alguns equipamentos. Em alguns casos estes sequer são montados ou utilizados. Em outros casos os computadores em uso, estavam apenas disponíveis para os próprios gestores. Chamamos atenção para integração entre TIC e ambiente escolar. Esta deve ser mais incentivada e incorporada aos momentos de planejamento das ações pedagógicas, pois ao passo que pode motivar novas formas de ensinar e aprender pode também ser um desperdício por nunca serem usados ou até mesmo monopolizados pelo corpo administrativo escolar.
Palavras-chave: TIC, Gestão escolar, PROINFO.