65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
Projeto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Alimentação Alternativa: receitas nutritivas empregando cascas e alimentos que são descartados.
Fatony Fárah Haidar Ribeiro - Universidade Federal do Maranhão. UFMA
Francisnilde Paiva da Silva - Universidade Federal do Maranhão. UFMA
Rayane Frazão Olanda - Universidade Federal do Maranhão. UFMA
Thays Cristina Ribeiro Alves - Universidade Federal do Maranhão. UFMA
Elisangela Sousa de Araújo - Universidade Federal do Maranhão. UFMA
Josinalva Silva Barbosa - Centro de Ensino Renê Bayma. CERB
INTRODUÇÃO:
O projeto Alimentação Alternativa foi desenvolvido pelos integrantes do PIBID do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais do campus de Codó. Inicialmente foi promovida uma discussão dentro do tema “Sustentabilidade, Economia verde e Erradicação da pobreza” abordada na Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT) de 2012, e, depois um direcionamento sobre segurança alimentar, desperdício, nutrição, grupos alimentares e suas respectivas funções no organismo. As atividades foram realizadas em dois ambientes, primeiro, na Universidade Federal do Maranhão Campus VII Codó e depois no Centro de Ensino Renê Bayma, esta sendo a escola colaboradora do projeto PIBID.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Teve por objetivo despertar uma reflexão nos alunos e comunidade local sobre alimentação saudável a partir de receitas nutritivas empregando partes dos alimentos que são comumente descartadas.
MÉTODOS:
Na prática trabalhou-se a formulação de um cardápio equilibrado, tendo como base a pirâmide alimentar construída a partir de materiais alternativos e a elaboração de cinco receitas, onde os participantes auxiliados pelos bolsistas e colaboradores puderam associar prática e teoria além de degustação das receitas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como prática avaliativa da atividade foi entregue um questionário aos participantes, e como resultado geral houve uma reação positivamente. Nestas oficinas oferecidas à comunidade escolar, os bolsistas foram os mediadores da prática auxiliados pelos alunos do Centro de Ensino Renê Bayma, estimulando aos participantes uma mudança atitudinal quanto à alimentação saudável e sustentável com o uso integral dos alimentos, que muitas das vezes têm suas partes mais nutritivas desperdiçadas.
CONCLUSÕES:
Verificou-se que isso ocorre e/ou pela falta de informação sobre as fontes mais nutritivas ou pelo desconhecimento de formas de reaproveitamento dos alimentos. Diante disso foi possível observar as atividades práticas desenvolvidas despertou o interesse dos envolvidos com relação ao desperdício das fontes alimentares, e sua relação com a preservação do meio ambiente e erradicação da pobreza.
Palavras-chave: Segurança alimentar, Alimentação saudável, Horta orgânica.