65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
OFICINA DE CIÊNCIAS: TRANSFORMANDO GARRAFA-PET EM BRINQUEDOS
Ludmilla Dayube da Silva Cruz - Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza - UNIVASF
Mônica Dias dos Santos Cavalcante - Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza - UNIVASF
Nádja Cajado da Silva - Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza - UNIVASF
Marco Aurélio Clemente Gonçalves - Prof. Me./Orientador - Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza - UNIVASF
INTRODUÇÃO:
A “OFICINA DE CIÊNCIAS: TRANSFORMANDO GARRAFA-PET EM BRINQUEDOS”, foi desenvolvida no 8º ano da Escola Municipal Professora Nivea Seixas, situada em Senhor do Bonfim - Bahia, surgiu a partir do questionamento sobre o que fazer com a grande quantidade de lixo produzida pela sociedade. Com isso observamos a importância e a necessidade de uma proposta de abordagem educativa com enfoque nos três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Reduzir no sentido de diminuir a quantidade de lixo produzido, desperdiçando menos e consumindo só o necessário, sem exageros; Reutilizar, dando nova utilidade a materiais que na maioria das vezes consideramos inúteis e jogamos no lixo, e Reciclar, no sentido de dá “nova vida” a materiais a partir da reutilização de sua matéria-prima para fabricar novos produtos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Incentivar os alunos á cuidar do meio ambiente realizando a coleta seletiva dos resíduos sólidos e reutilizando-os, interagindo com a natureza a partir de atitudes ecológicas, uma vez que estes mecanismos podem ser saídas ecologicamente corretas de preservação ambiental, combatendo assim, o desperdício e criando mecanismos que possam assegurar um mundo habitável para as gerações futuras.
MÉTODOS:
Os métodos utilizados foram divididos em três etapas. Primeiro houve uma apresentação com slides de forma lúdica sobre o tema abordado e um vídeo do desenho A Turma da Mônica, para despertar o interesse e a curiosidade dos 18 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Nivea Seixas, situada em Senhor do Bonfim, BA. Depois ocorreu um debate, onde houve a participação ativa de todos os alunos presentes. A turma foi dividida em dois grupos: o grupo masculino, para confeccionar carrinhos; e o grupo feminino, para confeccionar puff’s. Na confecção dos carrinhos foram utilizados uma garrafa pet, tesoura, arame, quatro tampas de garrafa-pet (para ser utilizado como rodas), cola-quente e papel emborrachado para decorar o carrinho. Já na confecção dos puff’s foram utilizados 7 garrafas-pet, cola-quente, tesoura, papel metro, tinta e papel emborrachado para decorar. Alguns alunos optaram por confeccionar uma coruja e um pinguim, feitos com garrafa-pet, tinta, tesoura, cola-quente e tecido para a decoração. No decorrer da oficina sempre era ressaltada a importância da reutilização de materiais que muitas vezes são jogados fora, com o intuito de despertar o desejo de conscientização no aluno da necessidade de preservação do meio ambiente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As atividades propostas foram bem recebidas pelos alunos por serem dinâmicas e criativas, além de proporcionar uma interação e a construção de objetos como: carrinhos, puff’s, corujas. A ação possibilitou ainda o debate de um tema que é a falta de saneamento e coleta de lixo quase inexistente no bairro Bonfim III e também após a exibição do vídeo que foi divertido e explicativo. Além disso, realizou-se um trabalhado com os alunos sobre o que é meio ambiente, para que percebessem que tudo o que nos cercam fazem parte do ambiente, como: a terra em que se pisa, a água que se bebe, o ar que se respira e todos os seres com os quais convivemos e nos relacionamos. Os participantes foram motivados a aprender mais sobre a coleta seletiva do lixo, a utilização dos três R’s e sua importância, e a transmitir essas informações para as pessoas de seu convívio, buscando a conscientização ambiental, em função da melhor qualidade de vida e preservação do meio ambiente. Conscientizando-os de que fazemos parte do meio ambiente e que toda ação que fizermos, terá uma consequência para todos nós. Possibilitando a toda comunidade escolar, mudanças de atitudes e postura no ambiente, bem como no contato com a natureza e em outros espaços com a sociedade.
CONCLUSÕES:
Este trabalho verificou a pouca informação dos alunos em relação ao que fazer com a grande quantidade de lixo e suas consequências para a natureza, pois o lixo ainda é assunto tratado de forma limitada. Campanhas têm sido feitas pelos mais variados segmentos da sociedade, no sentido de conscientizar o ser humano, da necessidade de preservação do meio ambiente. Os 3Rs, para controle do lixo, já vem sendo empregado em vários projetos de educação ambiental, obtendo resultados satisfatórios. A partir dessa observação, foi enfatizado a importância de atitudes ecologicamente corretas para a preservação ambiental. Portanto, é relevante que os educadores atualizem seus conhecimentos, sobretudo no que diz respeito à relação ser humano, lixo, preservação e conservação do meio ambiente, trabalhando com práticas educativas sobre o lixo versus meio ambiente, para que os alunos possam ter um conhecimento significativo desse crescente problema no Brasil e no Mundo. E pratiquem os 3Rs, começando pela separação dos resíduos sólidos.
Palavras-chave: Reciclagem, Garrafa-pet, Meio ambiente.