65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A ELABORAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE CARÁTER INVESTIGATIVO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Izabella Costa Martins - Bolsista PIBID-Química - Faculdade de Educação - UFMG
Leando Antonio de Oliveira - Bolsista PIBID-Química - Faculdade de Educação - UFMG
Monique Aline Ribeiro dos Santos - Bolsista PIBID-Química - Faculdade de Educação - UFMG
Nilma Soares da Silva - Coordenadora PIBID-Química./Orientadora - Faculdade de Educação - UFMG
Penha Souza Silva - Profa. Dr./Orientadora - Faculdade de Educação - UFMG
INTRODUÇÃO:
Utilizar atividades de caráter investigativo como estratégia de ensino é uma alternativa promissora para promover o Ensino de Ciências. A proposta é anuente às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, consonantes com a demanda de formação de cidadãos que saibam relacionar a Química a outras áreas do conhecimento, ao mundo com o qual se relacionam e a vários aspectos sociais, propiciando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento intelectual e o aprimoramento de habilidades. Conforme sugere Munford (2008) apud Fantini (2012) a literatura indica que estão entre as principais características desse tipo de atividade: conter um problema; se possível facultar debates, favorecer o desenvolvimento de argumentos; considerar diversos pontos de vista; motivar e mobilizar os estudantes e estimulá-los a engajar-se. Sua elaboração e desenvolvimento requerem atenção do professor, por se tratar de uma estratégia diferente das tradicionais nas quais, a grande maioria, teve contato em toda sua vida escolar e acadêmica. Esse trabalho traz reflexões sobre a elaboração de uma atividade de caráter investigativo, enquanto processo de formação docente, e visa ampliar a discussão sobre a inclusão das dimensões conceitual, procedimental e atitudinal no Ensino de Ciências.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse trabalho objetiva relatar a experiência de licenciandos em Química da UFMG, integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, no processo de construção da atividade de caráter investigativo “O que faz a massa de pão crescer?” bem como descrever suas percepções a respeito da contribuição desse processo para a formação de professores.
MÉTODOS:
A elaboração da atividade de caráter investigativo “O que faz a massa do pão crescer?” teve início na disciplina de Estágio II após um estudo sobre o tema em sala de aula com a professora coordenadora do PIBID, no qual leituras, palestras e a proposta de construção de uma atividade também haviam sido apresentadas. Inicialmente escolhemos o tema priorizando trabalhar com materiais do cotidiano. Estruturamos a atividade com base nas novas concepções discutidas. A primeira aplicação ocorreu na presença da professora, que também era coordenadora do PIBID, e um grupo de licenciandos de Química, alunos da disciplina. Meses depois, tivemos a oportunidade de continuar os estudos sobre atividades investigativas no PIBID e aplicá-la novamente para outra professora coordenadora, outro grupo de licenciandos em Química e três professores da rede estadual de ensino. As aplicações para os dois grupos fizeram parte de um processo de construção/reflexão/reconstrução gerando reelaborações da estrutura e do entendimento sobre atividade investigativa. Por fim, fizemos o registro de sugestões de alterações da estrutura, de abordagens possíveis, e das discussões de aprofundamento de conteúdos da atividade a qual foi reformulada após outra revisão bibliográfica e da reflexão sobre a prática docente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultado desse processo, aprofundamos no estudo do metabolismo do fungo usado no processo de panificação. Discutimos sobre a linguagem química e a aplicação multidisciplinar da atividade nas áreas de química, biologia e física. Adicionamos à atividade possibilidades variadas de trabalho, além de equipamentos de medição e outras variáveis no experimento. Repensamos sobre nossa postura ainda baseada no ensino tradicional para aplicação de uma atividade de caráter investigativo e sobre a dificuldade de somar a apropriação do discurso à prática docente. Percebemos a necessidade de desenvolver em nós as habilidades e dimensões formativas que queremos desenvolver em nossos alunos e como o processo de elaboração dessa atividade contribuiu para que pudéssemos começar a desenvolvê-las. As discussões nos grupos nos quais a atividade foi aplicada permitiram a reflexão e a tomada de consciência sobre atitudes que nos afastaram de características de uma atividade de caráter investigativo. As reflexões geradas pelas aplicações da atividade em seu processo de elaboração permitiram que a atividade tivesse sua abordagem ampliada e ocasionasse algumas modificações estruturais além das mudanças na prática docente para uso da atividade investigativa como estratégia de ensino.
CONCLUSÕES:
A experiência de elaborar a atividade “O que faz a massa de pão crescer?” e desenvolvê-la em dois grupos foi essencial para o seu aprimoramento e para agregar importantes elementos de uma atividade de caráter investigativo. O processo de sua elaboração/reflexão/reelaboração bem como a revisão bibliográfica sobre o assunto nos permitiu refletir sobre a importância da análise da prática docente para torna-la melhor e mais dinâmica. A discussão sobre a postura do professor para desenvolvê-la numa perspectiva investigativa foi um dos aspectos mais importantes do processo. Através da reflexão propiciada pela análise crítica da atividade e da nossa postura como condutores pudemos evoluir em algumas concepções sobre o caráter investigativo, somadas a ideias anteriores sobre outras estratégias de ensino, podemos distinguir melhor o emprego de cada uma em um determinado contexto. Entendemos que a atividade investigativa não precisa ser necessariamente experimental, nem só semelhante à prática científica e que se dá principalmente através dos questionamentos, discussões e reflexões propiciadas. Assim, dependendo do modo como professor e estudantes interagem, é possível que esses ampliem suas visões sobre os fenômenos e situações cotidianas e suas capacidades de resolução de problemas.
Palavras-chave: Ensino por Investigação, Química, PIBID.