65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 2. Geofísica
Utilização de método geofísico eletromagnético para localização de aquífero fissural
Andréia de Almeida - Universidade de Brasília - UnB
Carlos Tadeu Carvalho do Nascimento - Universidade de Brasília - UnB
Rafael Rodrigues Silva - Universidade de Brasília - UnB
Vanessa Xavier de Sousa Silva - Universidade de Brasília - UnB
INTRODUÇÃO:
O termo murundu designa elevações circulares que ocorrem em grande quantidade em áreas planas e inundáveis. Existem duas hipóteses para explicar sua formação. A primeira é a de que os murundus resultam da ação erosiva diferencial das águas de escoamento superficial. A segunda é a de que os murundus seriam construções resultantes da atividade de cupins. Os campos de murundus estão associados à presença de aquíferos. O estudo dos aquíferos pode ser feito por meio de investigação direta, empregando-se estratégias de amostragem e análise da água, ou por meios indiretos, destacando-se os métodos geofísicos. A utilização de métodos geofísicos eletromagnéticos envolve a medição de campos elétricos e magnéticos. Um transmissor gera um campo magnético primário. O campo primário interage com condutores presentes na subsuperfície, gerando correntes elétricas, levando ao surgimento de um campo magnético secundário. O receptor é influenciado pelos campos primário e secundário. A relação observada entre estes campos é proporcional à condutividade dos materiais em subsuperfície. O método geofísico eletromagnético VLF (Very Low Frequency) é caracterizado essencialmente por utilizar ondas de rádio com frequência entre 15 a 25 kHz.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi estudar um campo de murundus localizado na borda leste da Estação Ecológica Águas Emendadas. Utilizou-se o método VLF num perfil transversal ao campo. O pressuposto do trabalho foi o de que sob o campo de murundus existiria um aquífero fissural, sendo que as fraturas forneceriam anomalias condutivas detectáveis por meio de métodos geofísicos, como o VLF.
MÉTODOS:
O campo de murundus estudado nesse trabalho situa-se a leste da Estação Ecológica de Águas Emendadas no quadrante nordeste do Distrito Federal. Observa-se a predominância de solos hidromórficos no local, circundados por latossolos vermelho-amarelos. Nesse local são desenvolvidas principalmente atividades agrícolas. O clima local é Tropical Chuvoso. A existência desse campo parece ser fortemente controlada pelo relevo local, posto que ele localiza-se sobre um divisor topográfico de bacias. Para visualização do sentido do fluxo da água nesse local foi elaborado um modelo de elevação do terreno com base em dados SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) fornecidos pela Embrapa. Esse modelo mostra que a água se desloca de nordeste e de sudoeste convergindo no campo de murundus. O levantamento geofísico foi realizado no sentido sudoeste-nordeste, e consistiu na realização do perfil A-B, de 1520 metros de comprimento, com leituras a cada 10 metros. O equipamento utilizado foi o EM-16, fabricado pela Geonics, Canadá. Foram utilizadas as ondas eletromagnéticas com frequência de 24 kHz, oriundas da estação NAA, localizada na costa nordeste dos EUA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram observadas anomalias condutivas em quatro posições, respectivamente 880, 1150, 1240 e 1400 metros, contados a partir do início do perfil. A primeira anomalia coincide com a região de maior acúmulo de água no campo de murundus. A segunda coincide com a borda norte desse campo e o início da área de plantio. As anomalias 3 e 4 situam-se a norte do campo de murundus. Observando-se a disposição dos cursos d'água nessa região, verifica-se que a área de estudo situa-se no ponto médio do alinhamento que une duas drenagens com sentidos opostos de escoamento. Essa situação leva à suposição de que esse alinhamento corresponda a uma fratura (ou grupo de fraturas) em subsuperfície através da qual a água concentrada no campo de murundus escoa para as bacias posicionadas a leste e oeste do campo de murundus.
CONCLUSÕES:
Os dados obtidos por meio do método VLF possibilitaram identificar a posição de condutores associados a possíveis fraturas com água presentes na subsuperfície do campo de murundus. Desse modo, o método mostrou-se adequado para o presente levantamento. Recomenda-se neste caso, a realização de um novo perfil paralelo ao já realizado, a fim de confirmar a conexão subsuperficial entre as bacias locais através de um aquífero fraturado.
Palavras-chave: VLF, Murundu, Distrito Federal.