65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
Marketing cultural e investimento nas cidades de Juazeiro do Norte e Crato
Vinícius Matos Medeiros - Graduando em Sistemas de Informação - IFCE
Andréia Matos Brito - Mestranda em Engenharia de Produção - UFPE
Hanna Carvalho Ferreira - Graduando em Sistemas de Informação – FJN
José Alday Pinheiro Alves - Graduando em Sistemas de Informação – FJN
Pedro Silvino Pereira - Depto. de Biologia - URCA
INTRODUÇÃO:
A cultura é um conjunto de formas simbólicas que surge diferentemente nas sociedades e é representada por expressões e manifestações populares que demarcam, valorizam e humanizam aquilo que antes era desconhecido, de acordo com Tivelli (2011). Essas manifestações culturais com o tempo acabam se transformando em produtos artísticos, concebidos como mercadorias, pois passam a ser produzidos e subordinados aos padrões abertamente orientados pelo mercado. Neste contexto, surge oportunidade para as organizações suprirem a demanda cultural; além disso, associar sua marca ao projeto, fidelizar o nicho que deseja atingir e receber benefícios fiscais através do marketing cultural.
As organizações assumem um papel fundamental no incentivo a cultura, através de projetos culturais, na criação de novos públicos, novos cidadãos e pessoas mais críticas, assim estimulando o acesso à cultura.
Em 1991 foi criada a lei Rouanet e em 1993, foi criada a Lei do Audiovisual que permitem o financiamento do patrimônio, memória e as artes com uso de recursos do Estado.
O estudo aqui apresentado buscou fazer uma relação entre Marketing Cultural e as manifestações culturais promovidas pelas secretarias de culturas das cidades de Juazeiro do Norte e Crato.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estabelecer relação entre Marketing Cultural e as manifestações culturais promovidas pelas secretarias de culturas das cidades de Juazeiro do Norte e Crato.
MÉTODOS:
A pesquisa é de natureza qualitativa, feita através de entrevista com aplicação de questionário. Antes de iniciar o preenchimento do questionário, foi apresentado e esclarecido aos participantes, os secretários de cultura da Secretaria de Cultura (SECULT) de Juazeiro do Norte e Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude em Crato, qual era o objetivo da investigação deixando claro que a utilização dos dados seria exclusivamente para fins de estudo científico. No momento da entrevista, teve-se a preocupação de constantemente perguntar aos participantes se as frases estavam claras para eles, pois o fato de submeterem as pessoas às mesmas perguntas não assegura a uniformidade das respostas. Perguntas com frases padronizadas podem ter vários sentidos para diferentes pessoas, podendo ser compreensíveis para algumas e incompreensíveis para outras. Por isso, adotaram-se estes procedimentos de questionamento buscando a uniformidade das perguntas. Também foi feito um levantamento bibliográfico junto à literatura (livros, periódicos, bases de dados on-line, entre outras) relacionada ao tema em discussão, como subsídios para a elaboração do referencial teórico, a pesquisa bibliográfica e de campo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao ser realizado o levantamento de dados foi constatado que a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte tem como principais atividades culturais as festas juninas, reisados, apresentação de cordelistas e festival de violeiros, que são divulgados através rádio, eventos festivos, televisão, Secretaria de Comunicação; já a Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, em Crato dá destaque às festas juninas, Festival Cariri da Canção, Abril prá Juventude e Doce Natal, tais eventos são divulgados através de rádio, cartazes e folders.
Sobre como e quais as principais empresas que investem em cultura, foi dito que em Juazeiro do Norte são Cajuína São Geraldo, SESC e Banco do Nordeste, através de eventos, em Crato, através da Lei Rouanet, as empresas investidoras em cultura são Empresa Guanabara, Coelce e Grendene.
A divulgação das empresas nos eventos ocorre através de audiovisual, jornais, nos próprios eventos, inclusão da marca nos impressos e audiovisual.
Ambas as secretarias são conhecedoras da Lei Rouanet, embora seja percebido que não há muito interesse por parte da maioria das empresas. De acordo com Ferreira e Campos (2011) os municípios investem muito pouco em cultura, sendo destinado cerca de 1% a 5% para tal e muitas vezes não é claro de que forma é feito esse investimento.
CONCLUSÕES:
Através desse estudo é possível perceber que o marketing cultural, mesmo recebendo incentivo de leis federais como a Rouanet e a lei do Audiovisual é pouco difundido. O investimento feito nessa área ainda é bastante tímido. Fica evidente a necessidade de iniciativas de divulgação junto ao meio empresarial a fim de que as empresas locais e regionais possam investir na cultura dessas duas cidades que trazem em sua marca um traço cultural forte originado de seus costumes.
Palavras-chave: Marketing Cultural, Secretaria de Cultura, Cultura.