65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
AVALIAÇÃO DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO NA PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL DE GIRASSOL
Nayara Gomes de Melo Lima - Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC
Adriana Carla de Oliveira Lopes - Profa. Msc/Orientadora - Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC
INTRODUÇÃO:
Atualmente, muito se discute sobre a importância da busca de novas rotas alternativas de energia, já que há previsões de escassez do petróleo. No entanto, essas alternativas devem ser tecnicamente aceitáveis, economicamente competitivas, ambientalmente amigáveis e prontamente disponíveis. Nesse aspecto, os óleos vegetais têm atraído a atenção como fonte renovável em potencial para a produção de biodiesel como combustível alternativo ao diesel de petróleo (Faccio, 2005).
A semente de girassol é, botanicamente, um fruto composto por pericarpo (casca) e semente propriamente dita (polpa). O rendimento de óleo do fruto ou semente inteira é de 48 a 52%. A qualidade dos óleos é determinada pela quantidade e qualidade dos ácidos graxos insaturados que os compõem. O óleo de girassol apresenta vantagem, por sua capacidade de conservação por períodos prolongados, devido ao baixíssimo conteúdo de ácido linoleico (Macedo, 2004).
O processo dominante para a produção do biodiesel é a transesterificação, reação em que os triglicerídeos (óleo vegetal) reagem com o álcool (etanol ou metanol) para produzir glicerol (glicerina) e ésteres dos ácidos graxos do óleo (biodiesel).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem por objetivo estudar as variáveis de processo na purificação do biodiesel de girassol e através deste estudo verificar a influência da temperatura e do pH da água utilizada na lavagem durante o processo de purificação do biodiesel de girassol.
MÉTODOS:
Foi realizado um planejamento experimental fatorial completo com repetições com 2 níveis e 2 variáveis (Neto et. al., 2003). O intervalo das variáveis foi escolhido baseado em estudos anteriores para biodieseis de outros óleos, sendo utilizado o intervalo de 30 a 70°C para a temperatura e, 2 a 5 para o pH (lavagem ácida).
Para purificar o biodiesel de girassol foi utilizado um volume padrão de 70 gramas de biodiesel para cada ensaio, sendo colocado no funil de separação. Para estas lavagens, a mistura foi agitada no funil de separação sendo deixada em repouso até ocorrer a separação das fases. Ocorrida a separação, a fase inferior (água de lavagem) foi descartada, permanecendo apenas a fase superior (biodiesel). A fase superior foi lavada várias vezes, diminuindo progressivamente a quantidade de água a cada lavagem até o pH da mesma atingir o valor igual a 7.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após cada experimento a quantidade de água usada para a lavagem do biodiesel foi registrada. Os efeitos principais das variáveis selecionadas e seus efeitos de interação foram então calculados e seus valores encontram-se listado.
• Se o pH aumentar de 1,5 para 6 a quantidade de água utilizada na lavagem do biodiesel irá diminuir, em média, 3,4 mL;
• Se a temperatura aumentar de 25 para 70 oC a quantidade de água utilizada na lavagem do biodiesel irá diminuir, em média, 1,3 mL;
• Se o pH e a temperatura aumentar de 1,5 para 6 e de 25 para 70 oC, respectivamente a quantidade de água utilizada na lavagem do biodiesel irá aumentar, em média, 18,1mL.
CONCLUSÕES:
Foi observado que a variação da temperatura e pH da água de lavagem utilizada no processo de purificação do biodiesel de girassol causa influencia na quantidade de água necessária para obtenção de um pH 7 do biodiesel.
Palavras-chave: Biodiesel, Temperatura, Variáveis.