65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
PERFIL OSTEOMIOARTICULAR DOS CUIDADORES DE IDOSOS DA CIDADE DE CARUARU-PE
Tamires Kelli Neves Souza - Graduanda em Fisioterapia/Grupo de Pesquisa em Saúde Pública– Faculdade ASCES
Bruna Fernanda Silva - Graduanda em Fisioterapia/Grupo de Pesquisa em Saúde Pública– Faculdade ASCES
Widjane Sheila Ferreira Gonçalves - Graduanda em Educação Física/Grupo de Pesquisa em Saúde Pública– Faculdade ASCES
Marcelo Tavares Viana - Prof. Dr. / Orientador - Grupo de Pesquisa em Saúde Pública– Faculdade ASCES
INTRODUÇÃO:
Cerca de 40% da população brasileira acima dos 65 anos de idade precisam de algum tipo de auxílio nas atividades da vida diária, as quais são subsidiadas pelo cuidador. Esse trabalho pode levar a uma reestruturação no estilo de vida desse profissional e, essas mudanças, podem gerar sobrecargas tanto físicas quanto emocionais. Nesse sentido, problemas osteomioarticulares vem afetando significantemente a vida desses diligentes, constituindo-se como um dos principais grupos de agravos à sua saúde.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar os comprometimentos osteomioarticulares dos cuidadores de idosos na cidade de Caruaru - PE.
MÉTODOS:
Por meio de um estudo explicativo transversal e descritivo com amostra por conveniência, foram avaliados os comprometimentos osteomioarticulares de 31 cuidadores de idosos de ambos os sexos na faixa etária de 17 anos a 69 anos, do posto de saúde da família (PSF) do bairro São Francisco da cidade de Caruaru-PE. Essas análises foram realizadas no período de Novembro e Dezembro de 2012. Foi aplicado um questionário Sociocultural com 30 perguntas fechadas com respostas dicotômicas, tricotômicas e politômicas, envolvendo questões sobre qualidade de vida, além do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO). Para avaliar a intensidade de dor, foi utilizada a Escala Analógica Visual (EVA). Esta foi adaptada com as mesmas regiões anatômicas que são encontradas no QNSQ, para melhor relacionar os dados. A carta de anuência foi entregue no núcleo de educação permanente na secretária de saúde de Caruaru e posteriormente, cada participante assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE. As análises estatísticas foram realizadas por meio de uma distribuição de probabilidades (análise percentual).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Das amostras analisadas, houve uma predominância do sexo feminino (90,3%). De uma forma geral, para ambos os sexos, verificou-se que 61,29% relataram cansaço e 80,64% desconforto muscular. Ao analisar o turno que mais se referiam a dor, 42,% se queixaram quanto ao período noturno. Quanto as horas de trabalho, verificou-se que 66,6% dos homens e 46,4% das mulheres trabalham entre 18-24 horas por dia e 66,6% dos homens e 71,4%% das mulheres trabalham 7 dias por semana. Observou-se que 94% dos diligentes relataram sentirem sobrecarga, seja ela física, emocional ou ambas. Por meio do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO), 51,61% relatou dores na região lombar (maior acometimento) e pela Escala adaptada Analógica Visual (EVA), verificou-se que, a maior média da intensidade da dor foi localizada na região inferior das costas com 7.4 (intensidade moderada). A maioria dos cuidadores (sexo feminino) apresentou comprometimentos osteomioarticulares devido a jornada de trabalho (carga horária, frequência semanal e sobrecarga ), logo, esses problemas provavelmente, foram desencadeados pela prevalência dessas algias na região lombar, já que essa absorve uma grande sobrecarga estrutural, devido a sua função estabilizadora.
CONCLUSÕES:
A maioria dos cuidadores de idosos apresentam comprometimentos osteomioarticulares na região lombar com intensidade de dor moderada. Essas repercussões podem interferir na assiduidade e na qualidade de vida de seu trabalho, além de inferir indiretamente na saúde do idoso. De acordo com o que foi observado com os resultados da analise dos cuidadores de idosos do PSF do Bairro São Francisco da cidade de Caruaru-PE, sugere-se a implantação de projetos que envolvam medidas preventivas das doenças relacionadas ao cuidador. Efetivando e preconizando a qualidade funcional de cada atividade laborativa executada.
Palavras-chave: Serviços de Assistência Domiciliar, Dependência, Envelhecimento.