65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A importância de uma introdução da História da Física
Naiara de Souza Barros - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano
Leudiane Rodrigues Luz - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano
INTRODUÇÃO:
No passar dos anos, o estudo da física se tornou muito mecânica, principalmente no ensino médio, do qual se dão mais importância aos cálculos e acabam esquecendo, em muitas vezes, de dar importância ao estudo teórico ou até mesmo o contexto histórico envolvido que há por trás dos conceitos físicos. No ensino superior possuímos a disciplina História da Física, em que alguns cursos de graduação ela é obrigatória e em outros ela é eletiva, o que mesmo assim é uma coisa boa, pois os alunos do ensino superior terão a oportunidade de conhecer as mentes brilhantes que há por trás de cada conceito, cada calculo e de cada questão solucionada. E assim, poder tentar entender como cada um deles chegou as suas brilhantes ideias. Só, que, por outro lado, os alunos do ensino médio não possuem essa mesma oportunidade que os alunos do ensino superior possuem. Porque, além de não estar na ementa escolar da disciplina de física, a maioria dos professores não se atentam a esse detalhe, em que às vezes pode fazer muito diferença no processo ensino-aprendizado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo instigar o aluno a querer conhecer os físicos mais conhecidos e até mesmo aqueles que tiveram uma pequena parcela de contribuição nas teorias físicas, saber quais foram as suas teorias e contribuições e como isso afetou a historia, como os rumos das grandes navegações, bem como afetou algumas guerras e entre outros acontecimentos que ficaram pra história.
MÉTODOS:
Por meio de uma introdução histórica prévia de um determinado assunto, pôde-se notar que essa introdução gerou certo interesse em alguns alunos a se aprofundarem mais tanto sobre o assunto abordado quanto ao seu contexto histórico. Ocasionalmente, esses alunos no decorrer das aulas seguintes tiveram maior aproveitamento nas aulas e compreendiam de uma forma mais clara do que os outros alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Apesar desse procedimento não ter atingido todos os alunos, mostrou que pode ser bem eficaz, pois os alunos que responderam de forma positiva a esse estímulo mostraram-se mais empenhados a suprirem as necessidades básicas que possuem em matemática, que muitas vezes os desanimavam.
CONCLUSÕES:
Assim possibilita a utilização dessa introdução como uma ferramenta no processo do ensino-aprendizado, instigando o aluno a buscar mais além do que se é transmitindo na sala de aula, dessa forma fica mais fácil trabalhar de uma forma dinâmica, fazendo com que o aluno queria saber mais, não de uma forma obrigatória, forçada, mas sim de uma forma que esse interesse seja como uma semente que pode ser regada e assim crescer gradativamente.
Palavras-chave: Física, História da Física, Ensino-aprendizagem.