65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 3. Astrofísica Extragaláctica
Procurando a Formação Estelar escondida em Galáxias do tipo Seyfert 1
Nivaldo Pereira de Souza Junior - Engenharia Mecânica com Ênfase em Controle e Automação – UNICSUL, São Paulo/SP
Lucimara Pires Martins - Profa. Dra./Orientadora – Núcleo de Astrofísica Teórica – UNICSUL, São Paulo/SP
INTRODUÇÃO:
O termo Núcleo Ativo de Galáxias (ou AGNs, do inglês Active Galactic Nuclei) se refere a um fenômeno energético no núcleo ou nas regiões centrais de uma galáxia que não pode ser atribuído diretamente à emissão estelar. Dentre as classes de AGNs as duas maiores são as Seyfert e os Quasares. A intensa formação estelar, ou starburst, é normalmente encontrada como fonte de energia em galáxias tipo Seyfert e estudos ligam Starbursts a essas galáxias (Maiolino et al. 1995; Ivanov et al. 2000, Cid Fernandes et al. 2001). Como indicadores utilizados têm-se as assinaturas em UV, linhas de emissão, etc. Porém, com poucas exceções, sinais de formação estelar só foram detectados em galáxias Seyfert 2 e não no tipo 1. Aplicando isto no modelo unificado (Antonucci 1993), temos que ambas são o mesmo tipo de galaxias vistas por ângulos diferentes. Uma forma de detectar formação estelar em galáxias consiste no estudo das assinaturas de PAH, pois sua fonte provém dos Starbursts (Roche et al. 1991). Tais assinaturas são boas para o estudo da população em AGNs devido à região onde são encontradas e a facilidade em detectá-las
OBJETIVO DO TRABALHO:
Por meio dos dados extraídos do arquivo do Spitzer, procura-se neste trabalho responder perguntas quanto à existência de Starbursts em Seyferts 1 através das assinaturas PAH, sua equivalência às Seyfert 2 e investigar se o modelo unificado explica os resultados obtidos. Determinar qual a implicação desses resultados no cenário atual sobre a conexão entre AGN-Starburst
MÉTODOS:
Utilizando os softwares SPICE e PAHFIT, serão trabalhados os espectros já obtidos de 31 amostras de galaxias Seyfert, limpando os mesmos e identificando as assinaturas de PAH em diferentes bandas, para então realizar a medição das linhas de emissão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O projeto teve inicio em agosto de 2012, e está em processo de desenvolvimento. Os espectros já foram obtidos da base de dados do Spitzer e estão em etapa de redução para então obtenção do produto a ser analisado. Mostraremos neste trabalho o espectro final corrigido das galáxias e os passos que foram necessários para corrigí-los, assim como o perfil dos espectros encontrados.
CONCLUSÕES:
O projeto se encontra em fase de desenvolvimento. Após extração e análise dos espectros das galáxias do tipo Seyfert 1, serão comparados os resultados obtidos com o mesmo tratamento nas galáxias do tipo 2, aonde deve-se encontrar as assinaturas de PAH.
Palavras-chave: Modelo Unificado AGN, PAH, Seyfert.