65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE COLETA DE MOSQUITOS DO GÊNERO ANOPHELES EM COMUNIDADE RURAL DA CIDADE DE CUIABÁ, MT
Ariane da Rosa Benedetti Hidalgo - Discente de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Douglas de Campos - Discente de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Adaiane Catarina Marcondes Jacobina - Discente de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Geisiane Mendes Viola - Discente de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Chrystina Gonsalves da Cruz Miranda - Discente de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Ana Lucia Maria Ribeiro - Laboratório de Entomologia Médica FCM/HUJM-UFMT
INTRODUÇÃO:
A malária é considerada um dos principais problemas da saúde pública no mundo, ocorrendo nas áreas tropicais e subtropicais sendo que a distribuição nessas regiões não é homogênea. É também conhecida como paludismo, febre palustre, impaludismo, maleita ou sezão. Os transmissores da malária no Brasil são representados pelo mosquito do gênero Anopheles que são os transmissores dos quatros tipo do Plasmodium (P. malariae, P. vivax, P. ovale e P. falciparum) que são os causadores da malária, sendo que o homem é o único hospedeiro reservatório dessas espécies de Plasmodium, e tendo como principal espécie vetora o Anopheles darlingi, principal transmissor de plasmódios humanos no Brasil. Em Mato Grosso esta espécie já foi registrada em vários municípios. A transmissão natural da malária ao homem se da quando as fêmeas de mosquitos anofelinos parasitadas com esporozoítos em suas glândulas salivares inoculam estas formas infectantes durante o repasso sanguíneo. As capturas destes mosquitos são realizadas há tempos com o atrativo humano, com isto proporcionando grande exposição ao profissional tendo, portanto risco deste vir a contrair a malária.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho foi avaliar três diferentes métodos de captura para do gênero Anopheles em uma comunidade rural da cidade de Cuiabá na localidade do Rio dos Peixes/MT.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado com quatro diferentes métodos de captura: Armadilha de Shannon que consiste originalmente de uma estrutura de tecido branco e tela apropriada para a captura de mosquitos ao ar livre. Mosquito Magnet Defender (MMD) armadilha que emite CO2 imitando a respiração humana responsável por atrair os mosquitos até o humano. Método de conchadas, utilizado para capturar larvas que consiste em um método simples. Existem conchas de variados tamanhos e materiais: metálicos ou de materiais plásticos diversos, providos ou não com uma tela lateral para a eliminação do excesso de água. E atrativo humano protegido todos com o auxilio do sugador manual tipo Castro. As coletas ocorreram de maio/2011 a junho/2012 durante três noites consecutivas em cada mês. Os Métodos de captura permaneceram todos as margens do Rio dos Peixes (S 15° 25’ 16.9” W 55° 59’ 10.6”), todos equidistantes. Os anofelinos coletados foram armazenados e identificados a nível especifico no laboratório de Entomologia Médica- UFMT.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram capturados um total de 896 indivíduos, sendo que na técnica de atrativo humano protegido foram capturados 683 mosquitos do gênero Anopheles, divididos nas seguintes espécies: 673 Anopheles darlingi (98,53%), 03 An. triannulatus (0,44%), 02 An. minor (0,29%) e 05 An. sp. (0,74%). Na armadilha Mosquito Magnet Defender foram capturados 50 An. darlingi (100%). E na armadilha de Shannon 163 indivíduos, divididos nas espécies: 159 An. darlingi (97,54%), 01 An. argyritarsis (0,62%) e 03 An. triannulatus (1,84%). No método de conchada foi encontrada apenas larvas de Anopheles argyritarsis. Entre os métodos de captura o que demonstrou maior eficiência na captura do Anopheles foi o método de atrativo humano protegido tendo 76,22% dos indivíduos coletados, seguido por armadilha de Shannon com 18,18% e armadilha Mosquito Magnet Defender com 5,6%.
CONCLUSÕES:
A utilização de métodos alternativos na captura de Anopheles pode ser parcialmente recomendada para a substituição da captura através da isca humana protegida evitando o risco do agente da saúde vir a contrair a malária. Uma vez que esse método pode proporcionar grande exposição do profissional ao vetor, ou utilizar o método de atrativo humano protegido, pelo menos, como uma forma complementar de coleta de mosquitos. A eficiência da armadilha Mosquito Magnet Defender e maior quando utilizada em localidades com grande quantidade populacional de mosquitos. A principal espécie vetora da malária Anopheles darlingi foi capturado e o ambiente possui as condições necessárias do ciclo de vida dos mosquitos e à manutenção do ciclo da malária, com disponibilidade de vários criadouros naturais, as condições precárias de habitações facilitam as infecções.
Palavras-chave: Anopheles, Cuiabá, Métodos.