65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
ATIVIDADES DE LAZER E NÍVEIS GLICÊMICOS DE ADULTOS SURDOS
Jamilly da Silva Aragão - Graduanda/ Depto. de Enfermagem – UEPB
Joedson Felipe da Silva - Graduando/ Depto. de Enfermagem – UEPB
Arthur Felipe Rodrigues Silva - Graduando/ Depto. de Enfermagem – UEPB
Caroline Evelin Nascimento Kluczynik Vieira - Mestranda/ Depto. de Enfermagem - PPGENF/UFRN
Alexsandro Silva Coura - Doutor em Enfermagem – UFRN
Inacia Sátiro Xavier de França - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Enfermagem – UEPB
INTRODUÇÃO:
No âmbito mundial a prevalência de pessoas com deficiência é de aproximadamente 10%. No Brasil, chega a 14,5% da população. Destes, 5.735.099 pessoas apresentam problemas relacionados à perda auditiva, configurando-se como um problema de saúde pública. Os surdos enfrentam várias dificuldades para sua socialização, principalmente, devido a dificuldades de comunicação, barreiras atitudinais e condições socioeconômicas desfavoráveis. Nesse contexto, o acesso ao desporto, cultura e lazer fica prejudicado para o segmento das pessoas com deficiência, incluindo as pessoas com surdez. As atividades de lazer são ações desenvolvidas pelos sujeitos no tempo destinado para atos prazerosos com meta de descanso. A exclusão de boa parte das pessoas com surdez das atividades de lazer é preocupante, pois estas são fundamentais para a emancipação humana e cidadania dos sujeitos, bem como para otimizar o funcionamento perfeito das funções do corpo. O estudo se justifica devido a temática das pessoas com deficiência estar inserida na Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde, bem como pelo potencial da investigação em oferecer subsídios para o planejamento da assistência de saúde destinada às pessoas com surdez.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar a associação entre as atividades de lazer e os níveis glicêmicos de adultos surdos.
MÉTODOS:
Estudo transversal, realizado na Escola de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima (EDAC) em Campina Grande, Paraíba, Brasil, no período de março de 2011 a julho de 2012. A amostra foi constituída por 36 sujeitos surdos. Os critérios de elegibilidade constituíram em: ter, no mínimo, 18 anos de idade, não apresentar outro tipo de deficiência, função cognitiva preservada e aceitar participar da investigação. A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário com questões sobre aspectos sociodemográficos, quanto à realização de atividades de lazer e níveis glicêmicos. Para mensuração da glicemia, foram agendados dia e horário na escola, com o participante em jejum de no mínimo 8 horas. O processo de implementação e análise dos dados ocorreram por meio do SPSS onde se realizou o teste de Qui-quadrado, Fisher nas caselas menores que cinco e o teste Coeficiente de Contingência. O estudo ocorreu após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba, sob CAAE no 0700.0.133.000-11. Foram respeitadas as normas da resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Participaram do estudo 36 sujeitos surdos, sendo a maioria homens (63,8%), com média de idade de 23,8 anos. A média da glicemia capilar em jejum dos participantes apresenta-se próximo dos valores considerados normais, porém há participantes com nível glicêmico de risco. Os participantes com os níveis glicêmicos alterados foram de 11,1%. Verificou-se associação entre a glicemia de pessoas surdas com a atividade de lazer, fazer compras (p=0,034) e visitar parentes (p=0,012). A prática de fazer compras é comum entre adultos principalmente jovens. Sua associação com os níveis glicêmicos corrobora com a literatura, pois afirma que esta prática melhora a qualidade de vida física e mental do indivíduo. Quanto a visitar parentes, a família é um grupo social de suma importância na vida dos indivíduos. A falta de comunicação e relação com familiares pode acarretar em distância emocional, alterações físicas ou psicológicas.
CONCLUSÕES:
No estudo, verificou-se que há associação entre níveis glicêmicos e atividades de lazer de pessoas surdas, podendo alterar-se, principalmente com as atividades, fazer compras e visitar parentes. Espera-se que o estudo forneça subsídios para o conhecimento de profissionais de saúde, para que desenvolvam ações que contribuam para uma melhor qualidade de vida de pessoas surdas, assim como ações de prevenção de doenças que resultam do alto índice glicêmico, e apoio a relações sociais desses indivíduos.
Palavras-chave: Enfermagem, Surdez, Atividade de Lazer.