65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 3. Ecologia Terrestre
COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA, ASPECTOS FITOSSOCIOLÓGICOS E ESTRUTURA POPULACIONAL DE UMA COMUNIDADE DE PALMEIRAS NA FLORESTA ESTADUAL ANTIMARY, NO ESTADO DO ACRE.
Luis Lima de Oliveira - Bolsista de Iniciação Científica/Núcleo de Pesquisa do INPA-ACRE
Geliane Mendonça da Silva - Herbário do Parque Zoobotânico da UFAC/Núcleo de Pesquisa do INPA-ACRE
Antonio Ferreira de Lima - Herbário do Parque Zoobotânico da UFAC/Núcleo de Pesquisa do INPA-ACRE
Adriano Santos da Silva - Herbário do Parque Zoobotânico da UFAC/Núcleo de Pesquisa do INPA-ACRE
José de Ribamar Bandeira - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Núcleo de Pesquisa do Acre
Evandro José Linhares Ferreira - Dr./Orientador/Núcleo de Pesquisa do INPA no Acre
INTRODUÇÃO:
As palmeiras são uma das famílias botânicas mais importantes e representativas da Amazônia em razão de sua ampla distribuição geográfica, grande abundância nos diversos ecossistemas e importância sócio-econômica e cultural que um grande número delas representa para os habitantes daquela região.
Na Amazônia são encontrados 35 dos 42 gêneros e cerca de 150 das 193-208 espécies de palmeiras nativas do Brasil. No Acre, são encontrados 26 gêneros e 76 espécies nativas de palmeiras, que se constituem em importantes componentes da paisagem local, incluindo aquelas alteradas pelo homem.
Em 1988 o governo acreano criou a Floresta Estadual (FE) do Antimary para executar no local a exploração florestal madeireira e não madeireira de forma sustentável. Passados 25 anos, o principal produto extraído da referida floresta é a madeira. A exploração de produtos não madeireiros é insignificante e uma das principais razões é a carência de informações científicas para subsidiar a exploração desses produtos.
Nesse contexto, o conhecimento sobre a diversidade e os aspectos fitossociológicos das palmeiras nativas da FE Antimary são imprescindíveis para a elaboração de planos de manejo que objetivem a conservação de algumas espécies ou a exploração sustentável dos recursos que elas oferecem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Determinar a composição florística, abundância, distribuição e estrutura populacional de palmeiras em uma área de floresta primária da FE Antimary, no Estado do Acre, para aumentar o conhecimento sobre a diversidade e aspectos fitossociológicos da comunidade de palmeiras existente naquela região.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado na FE Antimary, localizada no município de Bujari, Acre (09º13’-09º31’S; 68º01’-68º23’O). Ela possui área de 47.064 hectares e abriga 383 moradores distribuídos em 109 famílias. O clima local é quente e úmido e a temperatura média anual é de 25ºC. A época chuvosa se estende entre meados de outubro e abril, e a precipitação média anual é de 2.041 mm. O relevo local é suavemente ondulado e a cobertura vegetal é formada por um mosaico de florestas ombrófilas abertas e densas em áreas de terra firme e aluviais, com palmeiras ou bambu dominando o subosque. Para o presente estudo foi selecionada uma área de floresta aberta em terra firme com palmeiras no subosque.
Para o estudo foram instaladas 15 parcelas de 20 m x 20 m (400 m2), sendo 5 em área de platô, 5 em área de encosta e 5 área adjacente à rede de drenagem (baixio). Para determinar a diversidade florística foram registradas e avaliadas todas as palmeiras presentes nas parcelas. Para estudar a estrutura populacional, os indivíduos avaliados foram classificados em 5 classes de tamanho: 1 - até 50 cm de altura; 2 - mais de 50 cm e até 1 m; 3 - acima de 1 m, sem estipe aparente; 4 - com estipe aparente, não-reprodutivos; e 5 - adultos em estágio reprodutivo. A identificação das espécies foi realizada in loco.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram encontrados 375 indivíduos pertencentes a 8 gêneros e 16 espécies de palmeiras. Em comparação, na Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra, em Rio Branco, foram identificados 12 gêneros e 19 espécies. A área com menor abundância de indivíduos foi a de baixio (64) e a de maior abundância o platô (210). Os gêneros mais diversificados foram Astrocaryum, Bactris e Geonoma, com 3 espécies cada. Os gêneros Euterpe, Iriartea, Maximiliana e Socratea estavam representados por apenas 1 espécie cada. As espécies mais abundantes foram Astrocaryum gynacanthum (122 indivíduos), Euterpe precatoria (63) e Oenocarpus bataua (57). A espécie menos abundante foi Geonoma stricta, com 4 indivíduos. Do total de indivíduos amostrados, 114 eram plântulas (classe 1), com predominância de Oenocarpus bataua, Astrocaryum gynacanthum e Euterpe precatoria, com 40, 25 e 16 indivíduos respectivamente. Nas classes 2 e 3 (jovens 1 e 2), foram encontrados 136 indivíduos, sendo as espécies mais abundantes Astrocaryum gynacanthum, com 49 indivíduos, e Oenocarpus bataua e Euterpe precatoria, com 12 indivíduos cada. Nas classes 4 e 5 foram encontrados 123 indivíduos, sendo Astrocaryum gynacanthum, Euterpe precatoria e Iriartea deltoidea as mais abundantes, com 48, 28 e 15 indivíduos respectivamente.
CONCLUSÕES:
Uma comparação com os resultados de outros estudos realizados nas cercanias de Rio Branco sugerem que a composição florística de palmeiras nativas na FE Antimary não é muito elevada. Deve-se, entretanto, levar em conta que o estudo mencionado adotou diferente metodologia de levantamento. A estrutura populacional da maioria das espécies de palmeiras avaliadas mostra um número decrescente de indivíduos entre as classes 1 e 5, sugerindo normalidade na curva etária, ou seja, a quantidade de plântulas e indivíduos juvenis tem o potencial de garantir o recrutamento de novos indivíduos até a fase adulta.
Palavras-chave: Arecaceae, Fitossociologia, Amazônia.